São Paulo dá mais um passo para a inclusão social das pessoas com deficiência. O Governo do Estado entregará para 62 bibliotecas municipais equipamentos de tecnologia assistiva para que pessoas com deficiência visual tenham acesso à leitura. Guapiara está entre as cidades beneficiadas. O projeto “O despertar para leitura se faz com a inclusão”, da Biblioteca “Profa. Isabel Baptista Barrio” receberá um kit.
“É um grande passo para garantir o direito de inclusão às pessoas com deficiência visual. As bibliotecas receberão computadores, impressoras especiais e os mais modernos equipamentos capazes de fazer a leitura de qualquer livro para que os cidadãos possam escutá-lo”, disse o governador Geraldo Alckmin durante evento que ocorreu no dia 29 de junho, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.
Ao todo, 55 municípios foram beneficiados e os equipamentos serão entregues em até 90 dias. As cidades escolhidas participaram do Concurso Acessibilidade em Bibliotecas, cujos interessados elaboraram um projeto para ampliação da frequência de usuários com deficiência na unidade. Os projetos foram selecionados por uma comissão julgadora. De acordo com o projeto enviado, as bibliotecas irão receber equipamentos do Kit Tipo 1 (computador, ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário, software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela NVDA e computador) ou do Kit Tipo 2 (que conta ainda com display e impressora em braile). As bibliotecas beneficiadas deverão efetuar pesquisa de satisfação junto aos usuários dos equipamentos, apresentar relatório semestral sobre o número de usuários e as ações desenvolvidas com base nos equipamentos disponibilizados.
Além de assegurar ao longo do tempo a assistência e manutenção após a entrega dos equipamentos, as bibliotecas precisarão indicar dois servidores para participar de um workshop de capacitação para a utilização dos equipamentos ministrado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.