Oito partidos políticos de Ribeirão Grande – PSDB, PDT, Democratas, PSB, PT, PV, PTB e PP – organizaram um evento especial no último sábado, dia 9, para o lançamento oficial da pré-candidatura da dupla Eliana e Preta à prefeitura municipal.
Até o momento, a chapa encabeçada pela ex-prefeita é única oficializada na cidade, enquanto aguardam um possível adversário que virá da fusão do grupo político do atual prefeito Joaquim Brasílio (PSL) e do ex-prefeito Vandir Mendes de Queiroz.
O evento político foi realizado no bairro dos Nunes e contou com a presença de diversas lideranças políticas da região, como o prefeito de Capão Bonito, Julio Fernando, o vice-prefeito e pré-candidato a prefeito Marco Citadini, a prefeita de Guapiara, Pixa Pássaro, a ex-prefeita de Taquarivaí, Cecé Prioste, o atual presidente da Câmara Municipal de Capão Bonito, Matheus Francatto, e o coordenador regional do PSDB Roberto Tamura.
Será a terceira disputa de Eliana à prefeitura de Ribeirão Grande.
Nas duas ocasiões anteriores, venceu o então candidato à reeleição Vandir Mendes de Queiroz em 2004 e foi reeleita vencendo novamente o ex-prefeito nas eleições de 2008. Já a atual vereadora Rosenilda Preta, é estreante como candidata a cargos executivos.
Preta está em seu primeiro mandato no Legislativo e ganhou destaque no cenário político regional ao coordenar os projetos de habitação rural através da Cooperhaf (Cooperativa de Habitação Rural) e de outros programas de incentivo aos produtores rurais.
A população de Ribeirão Grande lotou as dependências do ambiente que abrigou o evento político e durante os pronunciamentos, os pré-candidatos e as autoridades regionais destacaram as obras e conquistas realizadas pela ex-prefeita entre os anos de 2005 a 2012 e ainda elogiaram a atuação de Eliana Santos no episódio do fechamento da fábrica de cimentos do Grupo Votorantim na cidade.
No encerramento, as duas pré-candidatas, a prefeita e vice, agradeceram o apoio da população e a integração dos oito partidos políticos e se comprometeram a realizar um “choque de gestão” na prefeitura. Além disso, a dupla também falou sobre a importância de melhorar o atendimento na saúde pública, alternativas na geração de emprego e renda e fortalecimento da cultura e turismo como forma de atrair novos investimentos na cidade. “Vamos trabalhar incansavelmente para colocar novamente Ribeirão Grande nos trilhos do desenvolvimento”, finalizou a pré-candidata a prefeita.