O verão nem começou, mas infelizmente dois afogamentos já foram registrados no último final de semana – um em Capão Bonito, no Jardim Vale Verde, e outro em Buri.
Em Capão Bonito um adolescente de 15 anos morreu após se afogar em um açude conhecido como ‘Cachoeirinha’, entre o Jardim Vale Verde e o bairro São Francisco, no sábado, dia 17/09.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima estava nadando com amigos, quando teria se afogado.
Uma equipe foi acionada e, após buscas pelo local, encontrou o adolescente no fundo do açude ainda com vida.
Contudo, ele não resistiu e morreu no pronto-socorro, segundo informou a unidade hospitalar. O caso foi registrado e será investigado pela polícia.
Em Buri, bombeiros encontraram no domingo, 18/09, o corpo do jovem Matheus Soares Ribeiro, de 15 anos, que estava desaparecido desde a última quarta-feira, 14/09, no rio Apiaíguaçu. Segundo informações, ele teria pulado no rio com um amigo (entre a ponte e antigo Abatedouro) e afundou.
Bombeiros de Itapetininga e Capão Bonito foram acionados e realizaram as buscas.
Para evitar acontecimentos trágicos como os ocorridos com os adolescentes, o Corpo de Bombeiros de Capão Bonito pretende intensificar palestras em escolas para conscientizar os adolescentes sobre os perigos que envolvem nadar em rios e açudes.
Na última segunda-feira, 19/09, bombeiros estiveram na escola municipal “Maria da Conceição Lucas Mieldazis” conversando com diversos alunos e com amigos do menino que morreu em Capão Bonito, para evitar outras ocorrências desta natureza.
Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, sargento Müller, será feito em escolas um projeto sobre prevenção de afogamentos, para evitar as ocorrências durante o verão.
“Vamos intensificar as palestras visando passar o conhecimento sobre prevenção de acidentes para que os jovens saibam agir em situação de emergência e também sejam multiplicadores desse conhecimento”, acrescentou o comandante dos bombeiros.