Câmara de Buri cancela três feriados municipais

Os vereadores de Buri se reuniram no dia 16 de novembro, no Plenário da Câmara Municipal, e decidiram por nove votos a um, pelo cancelamento de três feriados municipais que existiam há vários anos.
Foram retirados do calendário de feriados o do dia 13/06 – Dia de Santo Antonio/, que popularmente era dedicado ao ex-prefeito “Lauri Simões de Barros”, falecido na década de 1970 em acidente automobilístico, do dia 27/09 – Dia do Idoso e do dia 20/11 – Dia da Consciência Negra.
Segundo vereadores, poucos munícipes sabiam que o feriado atribuído ao falecimento do ex-prefeito Lauri S. Barros, era na verdade dedicado a Santo Antonio.
O idealizador do projeto, o vereador Marcão Ramos, do PDT, disse que o cancelamento dos feriados atende às expectativas de empresários e comerciantes da cidade, que tentam, além de driblar a crise econômica, manter suas empresas competitivas num cenário de recessão.
O vereador chegou a dar exemplos, inclusive de um empresário satisfeito com a decisão do Legislativo.
“Nessas datas o patrão tinha duas opções: ou pagava dobrado, hoje inviável com a questão da crise, ou paralisava as atividades de sua empresa madeireira, enquanto toda região produzia”, alegou Ramos.
O vereador lembrou ainda que nas cidades vizinhas, são realizados eventos que celebram o Dia do Idoso e também o da Consciência Negra. Eventos que transmitem uma mensagem de amor e respeito, mas que não interferem no desenvolvimento do município.
“O respeito aos celebrados é diário, desde a preferência aos idosos quanto a lugares em ônibus, agências bancárias, no entendimento de que todos nós somos iguais e merecemos além de respeito, oportunidades, independente de tom de pele”, ressaltou Marcão Ramos.
O autor do projeto de revogação dos feriados sabe que sua iniciativa é antipopular, mas ele afirma ter a consciência tranquila pois era sua função como vereador tomar a iniciativa para diminuir as dificuldades dos empresários em relação ao difícil momento que o país vive.
“O fim destes feriados era um pedido da classe empresarial e da Associação Comercial, além disso, ficaram mantidos os feriados municipais de aniversário da cidade em 25 de janeiro e do padroeiro São Roque, dia 16 de agosto, sem contar os feriados estaduais e federais”, enfatizou Marcão.

Veja também