O prefeito Julio Fernando obteve mais um prêmio expressivo e histórico em gestão na última quarta-feira, 22/06, recebendo pela segunda vez, em Brasília, o prêmio “Prefeito Amigo da Criança”.
Na 5ª edição do prêmio, Capão Bonito foi ainda mais além, ficou em 6º lugar entre os municípios que mais investem em políticas voltadas a crianças e adolescentes, se nivelando com as cidades e capitais mais ricas e desenvolvidas do país.
O prêmio reconheceu os gestores municipais que honraram os compromissos assumidos com a Fundação Abrinq e melhoraram a vida das crianças e adolescentes em seus municípios.
A gestão premiada é a de 2013 até 2016 e contou com a adesão de 1.542 prefeitos.
Em todo o país, apenas 102 municípios tiveram o reconhecimento pelas ações protetivas para crianças e adolescentes.
Em discurso transmitido ao vivo do plenário “Nereu Ramos” da Câmara dos Deputados pela TV Câmara, o chefe do Executivo capão-bonitense destacou que desde que assumiu a prefeitura em 2009 intensificou as ações trabalhando e investindo fortemente em políticas voltadas às crianças e aos adolescentes. “Tiramos do papel o maior programa de construção, reestruturação e adequação de creches e escolas. No início recebemos, por incrível que pareça, críticas de algumas pessoas de oposição que diziam não ser necessário construir creches, mas o tempo mostrou que estávamos certos. Hoje é um orgulho imenso trazer esse rótulo reconhecido nacionalmente para Capão Bonito – uma das cidades brasileiras que mais investe em políticas públicas para crianças e adolescentes. Ao mesmo tempo em que melhoramos a vida de crianças e adolescentes, reduzimos a mortalidade infantil para um dígito. Meu muito obrigado a toda a minha equipe, ao vice-prefeito Marco Citadini, secretários, diretores e servidores que dedicaram todos esses anos para que esse sonho pudesse ser realizado”, afirmou o prefeito.
Das categorias da premiação: Reconhecimento Pleno – prêmio de maior relevância para o programa, pois são aqueles que cumpriram as metas estabelecidas; Destaque Nacional – aqueles que realizaram projetos além dos que estavam previstos nas metas; Boas Práticas – premiação paralela que valoriza iniciativas pontuais, Capão Bonito foi destaque nas duas primeiras, ou seja, cumpriu metas e ainda foi além do previsto.
Segundo a Abrinq, foram objeto de avaliação para o reconhecimento, os temas: formulação e institucionalização do Plano Municipal para Infância e Adolescência; execução do Plano Municipal para Infância e Adolescência; ampliação da destinação orçamentária; promoção de vidas saudáveis; acesso à educação de qualidade e proteção contra maus-tratos, exploração e violência e fortalecimento do sistema de garantia de direitos.
A gerente executiva da Fundação Abrinq, Denise Cezário, explicou o que é “Prefeito Amigo da Criança” e falou da pre-miação.
“É um programa da Fundação Abrinq que mobiliza os gestores municipais para adesão. Durante o desenvolvimento da gestão, nós vamos acompanhando estes municípios, oferecendo subsídios para que os municípios incrementem políticas voltadas para criança e adolescente”, esclareceu, parabenizando Capão Bonito e outras cidades.
Reconhecimento
Conforme ainda a Abrinq, Capão Bonito se tornou um dos destaques nacionais pelo conjunto de ações realizadas na cidade em favor da melhoria da qualidade de vida das crianças, a exemplo de cidades como Santo André que ficou em 5º lugar.
“As iniciativas implementadas em Capão Bonito fizeram com que o administrador público se sobressaísse entre os 437 municípios finalistas e ficasse entre os seis destaques nacionais, escolhidos entre os 102 prefeitos que receberam o prêmio “Reconhecimento Pleno”, explicou a Abrinq.
De acordo com o presidente da Fundação Abrinq, Carlos Tilkia, o prêmio também é mais um estímulo para os gestores públicos a se comprometerem com a infância e adolescência de suas cidades e cumprirem os compromissos assumidos com a Fundação Abrinq.
Isso porque, a cada edição, o Prêmio Prefeito Amigo da Criança propõe um conjunto de ações e ao longo da gestão oferece subsídios técnicos e recomendações (reunidas em relatórios) e promove seminários para auxiliar as cidades.
O prêmio “Reconhecimento Pleno”, com Destaque Nacional, significa que Capão Bonito cumpriu todas as metas propostas pela Fundação e se destacou entre os demais municípios.
Entre as ações que possibilitaram a conquista deste título, foram citadas na cerimônia a queda da mortalidade infantil, a ampliação do número de vagas em creche e a ótima estrutura de Educação Infantil.
Sobre o Prêmio
O Programa Prefeito Amigo da Criança incentiva os go-vernantes locais a se comprometerem no desenvolvimento de políticas públicas nas áreas da saúde, educação, proteção e na garantia de recursos do orçamento para assegurar os direitos e melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes em seu município.
Ao final de cada mandato, os prefeitos que apresentarem avanços significativos e cumprirem as metas estabelecidas pelo Programa Prefeito Amigo da Criança, fortalecendo os mecanismos preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pela Convenção Internacional dos Direitos da Criança, são reconhecidos publicamente durante um evento, em Brasília, e levam para a sua cidade o selo Prefeito Amigo da Criança.
Desde sua primeira edição o programa já mobilizou mais de seis mil prefeitos.
A participação é voluntária e reflete o compromisso dos municípios brasileiros com as políticas para infância e adolescência.