O Ranking Ambiental do Programa Município Verde Azul (PMVA), da Secretaria Estadual do Meio Ambiente foi divulgado no último dia 08 de dezembro.
Capão Bonito foi pela quarta vez certificada com o selo do Pro-grama Município Verde Azul, ficando na 56° posição dentre 623 municípios do Estado de São Paulo. A cidade obteve a nota 82,23.
A cidade também recebeu pela 3° vez consecutiva o prêmio Franco Montoro, por ser o município primeiro colocado da Bacia do Alto Paranapanema.
O prefeito Julio Fernando prestigiou a solenidade e parabenizou o secretário de Agropecuária e Meio Ambiente Marcelo Varela e o diretor de Meio Ambiente Reinaldo Daniel Júnior pelas conquistas.
“Participante do PMVA de forma efetiva desde 2009, Capão Bonito segue evoluindo na gestão ambiental. Avançamos muito nas dez diretivas do PMVA: Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar e Estrutura Ambiental”, ressaltou o prefeito capão-bonitense.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, o ciclo contou com 317 cidades, que apresentaram seus relatórios finais, com as ações ambientais realizadas, e destes, 78 municípios (25%) foram certificados, com uma pontuação superior a 80,0.
“O Programa Município VerdeAzul é uma parceria essencial entre Estado e Municípios na defesa do meio ambiente, com metas claras e resultados efetivos”, acrescentou o prefeito Julio Fernando.
Participaram também da premiação o deputado estadual Edson Giriboni, do PV, os verea-dores eleitos para gestão 2017/2020 – Alan Galvão, Fio Londrina e Márcio de Proença.
O Programa
Lançado em 2007, pelo Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul (PMVA) tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental.
A participação dos municípios é voluntária e ocorre por meio de um termo de adesão. Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.
Ao participar, assinando o Termo de Adesão, cada um dos municípios paulistas indica um interlocutor e um suplente, que serão o elo de comunicação entre o município e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
As ações propostas pelo PMVA compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiver-sidade, Arborização Urbana, Edu-cação Ambiental, Município Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.
Para a realização do seu objetivo, o PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o “Ranking ambiental dos municípios paulistas e confere as cidades que atingem as metas estabelecidas o selo de muni-cípio VerdeAzul”.