No dia 03 de junho, Capão Bonito sediou a Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania, que está em sua sétima edição e aconteceu no Centro Dia do Idoso. Realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Capão Bonito foi o quinto município a receber o encontro neste ano.
Após ter percorrido mais de 60 cidades em todas as regiões do Estado de São Paulo, com a participação de mais de 20 mil pessoas, de mais de 300 municípios, a Caravana chegou a Capão Bonito com os temas “Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – LBI”, importante marco regulatório no âmbito da garantia de direitos à pessoa com deficiência; e “Educação Inclusiva”, assunto emblemático no campo das discussões sobre inclusão social e profissional da pessoa com deficiência.
Na Caravana de Capão Bonito, oito cidades foram representadas. Uma das atribuições da Caravana tem sido incentivar os gestores municipais a criarem uma Secretaria ou Coordenadoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, como já o fizeram 150 municípios paulistas.
O secretário adjunto Cid Torquato afirmou que os municípios em geral já destinam alguma atenção voltada à área, mas falta acessibilidade urbana. Ele ressaltou, ainda, ter sido importante a escolha do tema sobre educação inclusiva, em virtude de ser ainda uma ação que gera dúvidas entre os profissionais de ensino e ser uma necessidade a ser cumprida por força da legislação.
O presidente da OAB de Capão Bonito, Milton Bizzi, colocou a OAB local à disposição dos presentes para atendimento das demandas que impliquem no livre exercício dos direitos de cada um. A secretária de Educação, Cláudia Miyamoto, ressaltou a importância da Educação na questão da inclusão das pessoas com deficiência. “Educação de qualidade é fundamental para o processo de inclusão, sem isso o processo fica comprometido”, fri-sou. Após a abertura do evento, Cid Torquato apresentou a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – LBI e falou sobre as conquistas que a lei agrega ao segmento das pessoas com deficiência.
Na ocasião, também foi divulgada a Virada Inclusiva, ação da Secretaria que visa incentivar e possibilitar que pessoas com e sem deficiência possam estar juntas em ações e eventos culturais. A Virada acontece no final do ano, em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, em 03 de dezembro.
A Caravana conta com o apoio e participação das Secretarias de Estado de Educação; Esporte e Lazer; Emprego e Relações do Trabalho; Desenvolvimento Social; Ministério Público do Estado de São Paulo, por intermédio da Promotoria de Justiça de Direitos Humanos; além da OAB/São Paulo.