Matheus Francatto cria Frente Parlamentar em apoio à inclusão de CB no projeto da Zona Franca Moveleira

Depois de apresentar um requerimento reivindicando ao Executivo Municipal a possibilidade de intervir junto à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados na tentativa de incluir Capão Bonito na PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que tramita no Congresso e que prevê a criação da Zona Franca Moveleira da região de Itapeva, o vereador Matheus Francatto apresentou nesta última segunda-feira, dia 6, um projeto de resolução na Câmara Municipal, criando a Frente Parlamentar em apoio à inclusão de Capão Bonito no projeto de desenvolvimento regional do setor moveleiro.
A matéria segue para promulgação e segundo o autor da propositura, entre as finalidades está a promoção de debates no Legislativo local de forma a ampliar e facilitar o processo para a inclusão de Capão Bonito na Zona Franca Moveleira através de dados econômicos sobre a produtividade da madeira em âmbito municipal.
“Vamos reunir empresário do setor, empresas refloresta-doras, lideranças políticas e até deputados com atuação na cidade para aprimorarmos esse projeto de extrema importância para o desenvolvimento econômico de Capão Bonito”, explicou Francatto.
O vereador e também atual presidente do PR observa ainda que Capão Bonito é o quinto município em extensão territorial do Estado de São Paulo e por isso, tem grande potencial econômico voltado à Agricultura e ao Setor Madeireiro.
A proposta da Zona Franca Moveleira, que é de autoria do deputado federal Antônio Goulart (PSD), não incluia o nome de Capão Bonito entre as cidades beneficiadas.
De acordo com o projeto original, apenas os seguintes municípios seriam contemplados: Barão de Antonina, Bom Sucesso de Itararé, Buri, Coronel Macedo, Itaberá, Itapeva, Itaporanga, Itararé, Nova Campina, Riversul, Taquarituba e Taquarivaí.
De acordo ainda com Francatto, os municípios da Zona Franca Moveleira terão inúmeros incentivos fiscais voltados à importação e exportação pelo prazo de 50 anos, e área de livre comércio.
“Capão Bonito possui um grande potencial para o desenvolvimento da indústria moveleira caracterizado pela sua extensa área reflorestada e pelas empresas que já atuam no setor, e por isso, temos que lutar por essa causa”, falou Matheus Francatto. (AI)

Veja também