A Secretaria de Saúde de Capão Bonito, através do Setor de Vigilância Epidemiológica, está realizando um grande mutirão de combate aos focos do mosquito aedes aegypti em todo município.
Para esta ação, que integra a campanha paulista “Todos juntos contra o Aedes Aegypti”, foram mobilizados todos os agentes.
Os municípios interessados em participar da campanha assinaram um Termo de Adesão, indicando o número de agentes e de supervisores mobilizados em sua jurisdição.
Até agora, para o segundo semestre do ano, já foram entregues os termos de 526 municípios, que inscreveram 18.301 agentes de saúde e supervisores para a realização do trabalho de campo durante todos os sábados dos meses de setembro a dezembro de 2016. Haverá, ainda, um reforço com 500 agentes da Sucen, que irão auxiliar os profissionais dos municípios.
As ações, programadas pela Sala de Comando e Controle Estadual das Arboviroses, incluem a varredura de focos do mosquito em imóveis públicos, privados e baldios, com eliminação de criadouros, remoção mecânica, tratamento químico (quando necessário), bem como a difusão de orientações à população. Desde janeiro a Secretaria de Estado da Saúde vem promovendo mutirões e ações de controle de vetores nos municípios paulistas.
No total, até o dia 15 de agosto, cerca de 35 milhões de imóveis foram visitados, o que corresponde a uma média de duas visitas realizadas por propriedade existente no Estado.
Até o dia 31 de agosto, foram confirmados 675.129 casos de dengue no Estado, o que representa uma queda de 77% em comparação com os casos confirmados no mesmo período de 2015.
“O combate intensivo aos focos do mosquito Aedes Aegypti, que é transmissor de doenças como a dengue, a febre Chikungunya e o ZikaVírus, é uma das prioridades do Governo do Estado de São Paulo e da prefeitura de Capão Bonito. Por isso, estamos investindo, durante todo o ano, em ações que visem auxiliar nesse trabalho que deve ser constante e realizado em conjunto com toda a população”, diz a secretária de Saúde Angela Maria Lisboa.
Em Capão Bonito foi elaborada uma agenda que vai até dezembro. O mutirão começou no último dia 03 de setembro na Vila Cruzeiro.
No próximo dia 17 de setembro, o mutirão será realizado na Vila Nova Capão Bonito. Segundo a Vigilância Epidemio-lógica, o cronograma da agenda pode sofrer alterações.