Eventos marcam a “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla” em Capão Bonito

O mês de agosto foi especial na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Capão Bonito, com a comemoração de mais uma Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
Com o tema “O futuro se faz com a conscientização das diferenças”, a Federação Nacional das APAEs, em consonância com suas unidades filiadas, organizou, mais uma vez, um grande evento para ampliar as discussões sobre as pessoas com deficiência.
Segundo o presidente da Apae de Capão Bonito – Eduardo Shindi Miyada, ao abordar o tema, a Federação Nacional das Apaes fez um destaque sobre as ações que são desenvolvidas nessa semana.
“Nossa contribuição aos desdobramentos da programação consistiu nesta reflexão sobre o tema citado, para o qual recorremos ao conceito de diferença, considerando-a uma questão de direitos humanos. Evidências apontam ocorrências na sociedade, ameaçadoras da dignidade das pessoas, ao ponto de não serem aceitas por causa da diferença que apresentam. A família apaeana agradece a todos que participaram direta e indiretamente dos trabalhos da semana”, afirmaram Eduardo Miyada e o vice-presidente Décio G. Macedo.

Atividades da Semana
A semana aconteceu entre os dias 18 e 28 de agosto com várias atividades.
No dia 18 de agosto teve uma criativa oficina de confecção de pipas na sede da Apae, o dia 22 foi dedicado à beleza durante os períodos da manhã e tarde, já no dia seguinte, 23 de agosto, aconteceu o Concurso de Pipas e palestra “O futuro se faz com a conscientização das diferenças”, com Elaine Cristina Lyrio Augusto.
No dia 24, houve um passeio de lazer e confraternização em Ribeirão Grande e no dia 25, o dia foi de acolhida da Apae de Ribeirão Grande em Capão Bonito e visita ao Centro de Assistência Social.
Dia 26 aconteceu a caminhada da inclusão e o encerramento da semana foi marcado por um culto ecumênico e a inauguração da adequação do pátio para melhorar a acessibilidade e a qualidade de vida dos alunos apaeanos, realizada em conjunto pela Apae e comunidade.

Mês Verde
No dia 1º de setembro, a Federação das Apaes do Estado de São Paulo – FEAPAES-SP, com o apoio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, também realizou a cerimônia de abertura do “Setembro Verde”, mês oficial voltado a inclusão social das pessoas com deficiência. O mês oficial da luta pela inclusão da pessoa com deficiência tem como objetivo gerar visibilidade à causa da pessoa com deficiência.
Setembro foi escolhido para essa ação em razão do dia 21 ser Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Além da comemoração da data, a ação tem o intuito de tornar o mês referência nacional.

5

Veja também