O revezamento da Tocha Olímpica anuncia a chegada dos Jogos e dá início a maior celebração esportiva do mundo.
Até 05 de agosto, a chama Olímpica irá passar por 327 cidades de todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.
A passagem da Tocha Olímpica por Capão Bonito realmente se transformou num momento histórico. “Foi uma oportunidade única para nossas vidas. Provavelmente a maioria das pessoas nunca mais verá a chama olímpica de tão perto. É o momento de celebrar o esporte na nossa cidade e no país”, afirmaram moradores da Bela Vista que estiveram acompanhando o evento.
Em meio a multidão também estiveram pessoas de cidades vizinhas como Ribeirão Grande, Guapiara e Buri. Para realizar a festa da passagem da Tocha, Capão Bonito foi beneficiada pela pausa na chuva que começou de forma intensa no período da manhã.
O comboio da Tocha Olímpica chegou a Capão Bonito por volta das 16h30 e a recepção foi feita em dois pontos – Praça Cunha Bueno, em frente a prefeitura (início do trajeto), e Parque Recanto das Águas (destino final do trajeto). Em ambos os locais um grande público festejou a passagem da Tocha Olímpica. Foram condutores: Franciela Krasucki, atleta olímpica do atletismo que chorou durante a condução, Fernanda Laender, Daniela Viveira e Marina Andreazi, além de Nilvanderson Parise, Rodrigo Almeida, José Ferreira Kazuza, Rosana Bigue e por último Alan Galvão.
Tanto Kazuza como Alan Galvão não esconderam a emoção por serem escolhidos condutores da tocha.
“É um dos maiores presentes que ganhei na vida, algo que ficará marcado para sempre na terra que escolhi para viver”, afirmou Kakuza.
O atleta Alan Galvão também descreveu o momento único. “É preciso sempre plantar a semente da vitória e a positividade para vencer na vida. Sinto-me honrado por ser escolhido como condutor de um dos grandes símbolos do esporte no mundo”, declarou Alan Galvão, que foi o último condutor da tocha e foi saudado por uma multidão no Parque das Águas.
O evento também deu oportunidade a alunos participarem e serem selecionados por um concurso de redação do Ministério da Educação como ‘Guardiões da Tocha’. E em Capão Bonito os premiados foram dois alunos da escola municipal “Oscar Kurtz Camargo” – Isabelle Martins (do 9°Ano G) e Álvaro Jesus (do 9°Ano H) e um da Escola Técnica “Dr. Celso Charuri” – Sérgio Paulino de Oliveira Filho (do 3º ano)
Destaque em
outras cidades
Capão-bonitenses também foram destaques conduzindo a Tocha Olímpica em Curitiba (PR) e Itapeva.
Em Curitiba, o capão-bonitense Gustavo Santos Silva, filho do casal Filomena e Enio Santos Silva, conduziu a Tocha Olímpica no dia 14 de julho. Gustavo foi selecionado e indicado pela Nissan em virtude de um projeto na área social que ele desenvolve na capital paranaense e em várias cidades denominado “Lixarte”, voltado à consciência do lixo urbano para um desenvolvimento sustentável das comunidades.
Segundo a família de Gustavo, o momento foi considerado histórico para todos.
Já Marcelo Voltoline Stocco, que mora em Capão Bonito, fez sua inscrição no site dos Jogos Olímpicos, foi selecionado e foi condutor na cidade de Itapeva.
Segundo informações do Comitê Olímpico Brasileiro, a seleção dos condutores foi feita pelos patrocinadores dos Jogos mediantes análise das inscrições efetuadas e histórico de vida das pessoas.