21/02/2021
Na guilhotina
O vereador Fio Londrina e outros participantes da reunião teriam deixado claro que a pauta do encontro seria a saída de Chulé pela forma de sua gestão considerada autoritária por muitos.
Edmilson Chulé foi candidato a vereador na coligação que elegeu o atual prefeito e seria da cota de indicação do vice-prefeito Tamura.
Na frigideira
Mesmo sendo início de mandato já começam os primeiros processos de fritura de alguns ocupantes de cargos de confiança da gestão do prefeito Júlio Fernando, do PODE, de Capão Bonito.
Um dos alvos é o chefe do setor de Transportes da Saúde e ex-candidato a vereador do grupo do atual prefeito, Edmilson Chulé.
Em fogo alto
Esta semana o vereador Fio Londrina, que é o líder do governo na Câmara de Capão Bonito, organizou uma reunião dos motoristas do Setor de Saúde com o secretário e vice-prefeito Roberto Tamura, para tratar do assunto.
Atacou… entrou
A tese de quem não bota a boca no trombone não ganha cargo está fazendo escola em Capão Bonito.
Depois de duas nomeações para cargos de confiança ocorrerem após críticas dos nomeados nas redes sociais, agora foi a vez da suplente de vereadora Silvia Cecap ganhar um cargo na área da Saúde após fazer seu desabafo falando sobre a falta de gratidão de aliados. A moda pegou.
Ganhando espaço
O ex-conselheiro tutelar e agora agente de Habitação da prefeitura de Capão Bonito, Juliano Antunes, está ganhando espaço na Secretaria de Planejamento.
Antunes pode coordenar todos os projetos e convênios da atual gestão graças a sua boa desenvoltura no setor.
Belicoso
Depois de articular a fritura do chefe do Transporte da Saúde, Edmilson Chulé, o vereador Fio Londrina acabou atacando os vereadores Camila Camargo, do PP, e Josiel Baitaca, do PL, na sessão da Câmara na última segunda-feira.
Crítica infundada
Usando a palavra, Fio Londrina disse que a vereadora do PP estava querendo embarcar num projeto que vai ser implantado pelo governo.
Segundo Fio, ela teria recebido a informação de secretários municipais e estava se antecipando para ganhar dividendos eleitorais. O projeto em questão é o Escola Afetiva.
Projeto de 2019
Em sua explicação, a vereadora Camila Camargo defendeu que o projeto já existia desde maio de 2019 e que ela como Assistente Social e outros profissionais faziam parte dele e tinham excelente êxito com pais e alunos em escolas municipais e que a nova gestão quer corretamente aproveitar o que deu certo no passado.
Vereadora defendeu projeto que já existia em 2019
No Desenvolvimento Social não!
Recentemente a vereadora Camila Camargo tentou levar o projeto Escola Afetiva para outras secretarias municipais como a Saúde, já que tinha sido informada pelo secretário de Desenvolvimento Social, o educador aposentado Pedro Paulo Galvão, que por sua secretaria o projeto não mais funcionaria.
Sem informação
Enquanto os prefeitos de Guapiara, Buri e Ribeirão Grande se manifestam frequentemente sobre o combate ao Covid 19 em seus municípios, em Capão Bonito não se vê sinal de informação das autoridades municipais sobre os números da pandemia.
A falta de informação está incomodando até vereadores aliados.
Ponto positivo
O trabalho realizado pelo comando da escola Faustino Cesarino Barreto de Capão Bonito na orientação aos pais, alunos e professores no retorno as aulas tem sido elogiado pela comunidade escolar.
O acolhimento dado pela direção da escola está fazendo a diferença.
Um trabalhando e dois olhando
O vereador Rafael do Abner, do PSL de Capão Bonito, questionou o fato de terem atualmente três pessoas nomeadas para trabalhar na ouvidoria da prefeitura.
Segundo o vereador, na gestão passada o trabalho era bem feito por uma única pessoa.
Não titubeou
Em Guapiara o prefeito Matheus Freitas, do DEM, decidiu regredir o município para a Fase Vermelha de retomada da economia para combater o crescimento do Covid-19 no município.
Nas últimas semanas ocorreram aumento no número de casos e óbitos em Guapiara e o prefeito não titubeou e decidiu regredir o horário de funcionamento do comércio e também restringir qualquer aglomeração.
Prefeito de Guapiara não titubeou e fez cidade restringir para Fase Vermelha
Pagando a conta
Políticos da oposição em Guapiara afirmam que o prefeito deveria ter dialogado antes com os vereadores para depois tomar a decisão de restringir o horário de funcionamento do comércio.
Para os oposicionistas, o comando da Saúde da nova administração é inexperiente e com isso o comércio está pagando a conta
Enfrentando
Em Buri, o prefeito Omar Chain, PP, também fez pronunciamento e decidiu tomar medidas de restrição de funcionamento comercial, com maior fiscalização em academias e centros esportivos.
O prefeito ainda determinou a higienização da cidade para tentar combater a proliferação do vírus. Segundo o prefeito, nos últimos 45 dias foram mais graves do que o ano passado inteiro.

13/02/2021
Contra pequenos
A atual administração de Capão Bonito afastou vários funcionários humildes de carreira de suas funções. Apesar de assessores do atual prefeito não assumirem oficialmente, comenta-se nos corredores do paço que as mudanças teriam ocorrido por possível retaliação política.
Não enfrenta os grandes
Segundo políticos da oposição em Capão Bonito, o atual governo deveria usar o mesmo rigor que está usando com funcionários de carreira da prefeitura para enfrentar as gigantes do reflorestamento que atuam na cidade e dificultam o desenvolvimento do município.
Nomeação polêmica
Causou polêmica em Capão Bonito a nomeação do ex-conselheiro tutelar Juliano Antunes para o cargo de Agente de Habitacional. Em 2016 quando exercia seu segundo mandato o prefeito Julio Fernando denunciou na Justiça o hoje aliado que havia acusado de ter corrupção em seu primeiro governo.
Boca no trombone
No meio político comenta-se que a nomeação do ex-conselheiro tutelar e suplente de vereador Juliano Antunes aconteceu após o nomeado ter ameaçado fazer críticas a atual gestão. A estratégia de criticar para conseguir um cargo parece que está fazendo escola, pois não é o primeiro nomeado que ganhou a vaga no grito. Se a moda pega!
Enquadrou
O presidente da Câmara de Capão Bonito, vereador Paulo Cecap, do PP, interrompeu na última sessão do Legislativo o discurso do vereador Fio Londrina, do PSD, que insiste em criticar o governo passado para justificar a inércia da atual gestão.
Olhando pra frente
Segundo o presidente do Legislativo, Paulo Cecap, já deu tempo para fazer troca de óleo dos veículos e está na hora do líder da situação começar a olhar pra frente e trabalhar, pois a população precisa muito de apoio de todas as autoridades neste momento de pandemia
Presidente da Câmara quer Câmara olhando pra frente
Tempo de sobra
Para o presidente da Câmara de Capão Bonito, ficar falando que ambulâncias e veículos precisam de manutenção, como tem feito o vereador Fio Londrina, não levam a nada.
Para Paulo Cecap, mais de 30 dias é tempo suficiente para serem resolvidos problemas de manutenção, principalmente para que tem milhões em caixa.
Contas rejeitadas
O vereador Fio Londrina que gosta de atacar os adversários até agora não explicou as rejeições das contas de sua gestão à frente do Legislativo nos anos de 2017 e 2018 pelo TCE. Um dos motivos da condenação das contas está relacionado ao excesso de gastos com viagens e até pagamento de salários para funcionários que estavam afastados por questões de saúde.
Pista de skate
O ex-vereador Heitor da Gelsa, do PSL, conseguiu com a deputada estadual Edna Macedo, do Republicanos, uma pista de skate para o município. O ex-vereador colocou o prefeito e a deputada em contato para viabilizar o envio de recursos.
Obra encaminhada
A pavimentação do Distrito Industrial II de Capão Bonito está tendo sequência nos últimos dias. A obra foi planejada pela gestão do ex-prefeito Marco Citadini e os recursos para sua realização foram conseguidos pelo deputado federal Guilherme Mussi que destinou 4 milhões de sua cota de emendas para a obra.
União D’Ávila e Giriboni
O grupo do prefeito Julio Fernando está viabilizando a união entre os deputados Frederico D’Ávila e Edson Giriboni.
A dupla deve ter um escritório conjunto na cidade já visando a eleição de 2022. Ao que tudo indica D’Ávila será candidato a federal e fará dobradinha com Giriboni.
Tudo arrumado
O local encontrado para ser escritório da dupla já foi agenciado por aliados do atual prefeito e ao que tudo indica o escritório da dupla será comandado por um ex-vereador indicado pelo grupo situacionista de Capão Bonito.
Comenta-se que o indicado para comandar o escritório duplo seria o ex-vereador Romano Oliveira.
Continuidade
O prefeito de Buri, Omar Chain, do PP, foi eleito presidente do Condersul após reunião com mais de 10 prefeitos de municípios da região sul e sudoeste do Estado. Chain foi vice-presidente por 4 anos consecutivos no mandato passado em que o Consórcio foi comandado pelo ex-prefeito de Capão Bonito, Marco Citadini, entre 2017 e 2020.
Mussi fortalecido
Como vice-presidente do Consórcio da região foi eleito o prefeito de Itararé, Heliton do Vale. Com a eleição da dupla saiu fortalecido o deputado federal e presidente do PP, Guilherme Mussi, que terá no comando do consórcio dois prefeitos que são aliados fiéis.
Cobrando informação
Em Guapiara os vereadores da oposição querem mais atenção e informações do Executivo municipal sobre o combate ao Covid-19. Para a bancada oposicionista, é preciso informações para combater o crescimento da doença nas últimas semanas na cidade.
Garimpando
O vice-prefeito de Guapiara, Alexandre do Hospital, tem feito várias ações junto a deputados para conseguir recursos para o município. Na semana passada o vice-prefeito manteve contato com a assessoria do deputado federal Guilherme Mussi para conseguir recursos de emendas para investimentos na cidade.
Vice-prefeito de Guapiara está buscando recursos com deputados aliados

06/02/2021
Profissionalizante
Os vereadores Neto Tallarico e Paulo Cecap estiveram com a superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, onde pediram a implantação de mais cursos profissionalizantes na Etec e Fatec do município.
Três por um
A ouvidoria da prefeitura de Capão Bonito foi dinamizada ou inchada no novo governo. Foram nomeados três funcionários para fazer a função que anteriormente era desempenhada por um.
Mais eficiência ou acolhendo aliados?
Na expectativa
Tem aliados de campanha do prefeito de Capão Bonito que estão esperando a tão sonhada nomeação para um cargo na prefeitura.
Um dos cargos cobiçados é o de Agente Habitacional e o mais forte candidato a nomeação é o suplente de vereador Juliano do Açougue.
Novo presidente
Na próxima semana deve ser feita a eleição para escolha do novo presidente do Condersul. Por enquanto o consórcio é comandado pelo prefeito de Buri, Omar Chain, do PP, que era o vice-presidente na gestão de Marco Citadini. Estão cotados para a função o próprio Chain e o prefeito de Itararé, Heliton do Valle, ambos são ligados ao deputado federal Guilherme Mussi.
Retribuindo
Uma empresa que colocou várias vans na carreata de campanha da eleição de novembro passado já está sendo muito bem atendida pela prefeitura de Capão Bonito. Venceu o processo de contratação emergencial para a Saúde.
Resta saber se o serviço será bem prestado. Num passado recente as reclamações eram enormes.
Nada como a realidade
Depois de desdenhar da capacidade da UTI Covid da Santa Casa de Capão Bonito, os atuais administradores do município agora lutam para manter a unidade que nos últimos dias tem ficado lotada.
A realidade do combate a pandemia parece que fez os novos gestores mudarem de opinião sobre o desempenho da UTI.
Não renovaram
Duas cidades da região estão com dificuldades para renovação do credenciamento de suas UTIs, Tatuí e Capão Bonito.
De acordo com a imprensa regional, as prefeituras das respectivas cidades estão pedindo ajuda ao Governo Estadual para conseguir a renovação. No meio da Saúde de Capão Bonito comenta-se que a não renovação ocorreu por erros técnicos.
Na fila
Alguns vereadores de Capão Bonito dizem que não estão tendo oportunidade de diálogo com o Executivo.
Segundo vereadores, está sendo difícil até mesmo agendar atendimento no gabinete, embora o secretário de Governo José Saito esteja se empenhando em atender o maior número de vereadores possível.
Manda e desmanda
Embora alguns vereadores estejam tendo dificuldade para serem recebidos, o líder do governo na Câmara de Capão Bonito, vereador Fio Londrina, do PSD, tem portas abertas no governo municipal.
Algumas pessoas até estão procurando o edil para serem nomeados em cargos de confiança e parece que estão tendo êxito.
Rainha da Inglaterra
No meio político de Capão Bonito comenta-se que um secretário que despacha no paço está parecendo Rainha da Inglaterra. Tem pose, mas não manda nada e quando precisa atender alguma reivindicação precisa se reportar ao secretário superior.
Sem denúncia
O ex-prefeito de Capão Bonito, Marco Citadini, recebeu certidão do Ministério Público em que este órgão afirma que não houve nenhuma denúncia por parte dele quanto a atuação da prefeitura no combate a pandemia na cidade.
De posse da certidão o ex-prefeito disse que irá buscar na Justiça a reparação após divulgação de uma fake news que lhe imputava a denúncia.
Oficializado
Em pronunciamento oficial há alguns dias o vice-prefeito e secretário da Saúde Roberto Tamura disse que o decreto de fechamento do comércio tinha sido editado após uma denúncia ao MP.
Qual denúncia? Quem denunciou ?
Colaborando
A ex-prefeita de Ribeirão Grande, Preta do PT, tem dito a amigos que não pretende se candidatar a cargos eletivos no futuro.
A ex-prefeita disse que vai continuar ajudando o município e a região, mas sem se envolver em disputa eleitoral.
Parceria definida
O prefeito de Ribeirão Grande, Marcelo Nunes, do PP, está cada vez mais próximo do deputado estadual Edson Giriboni. O prefeito já conseguiu através de Giriboni que o DER fizesse a sinalização de toda a SP-181 que corta o município. Para aliados do prefeito a parceria vai ser de muito sucesso.
Comissão de Ética
A Câmara de Guapiara aprovou a criação da Comissão Permanente de Ética para analisar qualquer denúncia que eventualmente seja feita por qualquer cidadão.
Com a criação da Comissão Permanente as denúncias poderão ser analisadas rapidamente dizem os vereadores.
Licitações online
O vereador Márcio Oliveira, do PSDB de Guapiara, propôs que as licitações do município sejam transmitidas online. Para o vereador, esta medida dá transparência a todo o processo de aquisição da prefeitura e acaba com qualquer tipo de comentário.
A sugestão deve ser acatada pelo prefeito Matheus Freitas.
Vereador Márcio fez proposta de licitações online
Oposição desmotivada
Em Buri o prefeito Omar Chain, do PP, deve ter tranquilidade para condução do seu segundo mandato.
Segundo políticos da cidade, a oposição na Câmara está reduzidíssima e ao que tudo indica não deverá criar problemas.

25/01/2021
Contra a UTI
Depois de criticar em reunião interna do PSDB a eficiência da UTI Covid da Santa Casa de Capão Bonito, o secretário de Saúde Roberto Tamura parece ter mudado de opinião. Aliados do político não tem mais falado em fechar a UTI como chegaram a sugerir logo após a eleição.
Inovação tucana
Os tucanos de Capão Bonito que comandam o setor de Saúde da cidade decidiram inovar na gestão da pasta. Colocaram no comando pessoas ligadas a advocacia em substituição a funcionários que atuavam na saúde por décadas.
Sem acesso
Funcionários da Secretaria de Saúde de Capão Bonito não têm acesso ao secretário e vice-prefeito Roberto Tamura. Somente dois auxiliares indicados pelo tucano estão autorizados a entrar na sala do novo secretário.
A antiga secretária Ana Fernanda Lima despachava de portas abertas.
Vazio
O gabinete do prefeito de Capão Bonito ficou vazio nos últimos dias. Segundo pessoas que foram até o local somente algumas secretárias e funcionários de carreira estavam dando expediente.
Será que é medo do Covid?
Faltando transparência
No governo anterior de Capão Bonito havia semanalmente pronunciamentos sobre os casos de Covid-19 pelo próprio prefeito que informava a população da situação de enfrentamento da pandemia no município. Além disso, quando assessores do ex-prefeito foram contaminados todos ficaram afastados e não houve em nenhum momento tentativa de acobertar os casos.
Só agendando
Diferentemente do que ocorria no mandato passado quando o ex-prefeito de Capão Bonito entrava no Paço pela entrada destinada a todos os cidadãos, nos primeiros dias do atual governo poucos servidores da prefeitura sabem quando o chefe do Executivo está no paço. Agora somente com hora marcada.
Lua de Mel no fim
Um político de Capão Bonito acha que a lua de mel entre o secretário de Relações Institucionais e ex-vereador Matheus Francatto e o secretário de Governo José Saito durará pouco tempo.
Parece que tem um membro da dupla que já está criticando a atuação do outro.
Telemensagem
A atual gestão de Capão Bonito fez uma grande recepção para chegada das primeiras doses da vacina da Coronavac à cidade. O recebimento teve inclusive o show de soltura de balões brancos pelo vice-prefeito Roberto Tamura parecendo uma daquelas comemorações de Telemensagem.
Início na saúde
Foram entregues para a prefeitura de Capão Bonito cerca de 400 doses da vacina que serão usadas para imunizar parte dos servidores da saúde que atuam no município já que o número enviado não é suficiente para todos os profissionais da área.
Como em todo o país
Como todas as outras cidades do país, Capão Bonito vai receber novas cotas de vacina assim que a produção nacional seja ampliada. Já está sendo preparado um calendário de vacinação, mas a tendência é que a população somente comece a ser vacinada em fevereiro.
Privilégio
Apesar de ser quase que rotina em todas as cidades a vacinação de pessoas da saúde, chamou a atenção o fato de ter sido vacinado o diretor da Vigilância Sanitária José Flávio Rocha de Mello. Alguns questionam que a Vigilância Sanitária não está tão na linha de frente como quem atua no hospital, na Sentinela e nos postos de saúde.
Para algumas pessoas diretor da Vigilância não estaria na linha de frente
Atrasado mas pagou
Depois de pressão de vereadores a prefeitura de Capão Bonito repassou à Santa Casa o primeiro repasse referente aos serviços de manutenção do Pronto Socorro. Com o atraso os funcionários do hospital acabaram recebendo seus salários em atraso. Agora a prefeitura se comprometeu a não atrasar os futuros repasses.
Crescendo as chances
Na semana passada técnicos do Departamento Regional de Saúde de Sorocaba estiveram na Santa Casa para uma inspeção na UTI Covid visando um possível credenciamento definitivo da unidade.
O pedido para instalação definitiva da UTI foi feito pelo ex-prefeito Marco Citadini que sempre defendeu a instalação de uma UTI em Capão Bonito para atender a cidade e a região.
Preocupação com as finanças
O prefeito de Ribeirão Grande, Marcelo Nunes, está preocupado com a queda de repasse de ICMS para o seu município.
Segundo assessores de Nunes, as previsões para este ano são de mais uma queda do índice de arrecadação.
Novo planejamento
Se persistirem as quedas de arrecadação de Ribeirão Grande a equipe do prefeito Marcelo Nunes deverá fazer um replanejamento das ações do governo para enfrentamento da situação.
A intenção é ajustar a despesas de acordo com a receita existente.
Watts quente
Declarações do presidente da Câmara de Guapiara, Toninho Mineiro, que circularam por vários grupos de WhatsApp acabaram esquentando a política logo no começo do ano.
Oposicionistas já preparam pedido de falta de decoro parlamentar e até de denúncia na Justiça.
Quinteto mágico
O grupo de vereadores da oposição em Guapiara composto por Márcio Oliveira, Junior Enfermeiro, Juninho Sabino, Mauro Rodrigues e Edson Bagre, está sendo denominado de Quinteto Mágico.
O grupo promete fazer oposição construtiva ao novo governo e já está questionando contratações de familiares de secretários em cargo de confiança.

15/01/2021
Reforço intermunicipal
Outro fato interessante foi a nomeação do novo secretário de Negócios Jurídicos, Carlos Pereira Barbosa Filho que é da cidade de Apiaí.
Esta é primeira vez em muitas décadas que o cargo é ocupado por um cidadão de outra localidade e não por um advogado capão-bonitense.
Primeira baixa
O novo diretor de Cultura de Capão Bonito, Alexandre Mendes, deixou a pasta após menos de uma semana de nomeação.
A informação oficial é de que o novo diretor está com muitos projetos para serem executados e não poderia se dedicar a função. Já nos bastidores a informação é de que a saída ocorreu por outros motivos.
Fora de época
O novo secretário de Saúde de Capão Bonito, o vice-prefeito Roberto Tamura, fez seu primeiro pronunciamento relativo ao combate ao Covid 19. Entre suas colocações o vice disse que houve aumento de casos devido ao feriado de Finados.
Fora de sintonia
Como o feriado de Finados foi em 02 de novembro e depois ocorreram muitas outras datas com aglomerações como eleições, festividades de final de ano, os moradores acabaram achando que o pronunciamento do vice mostrou desconhecimento ou no mínimo estar fora de sintonia com a realidade.
Faça o que mando, mas…
Cidadãos de Capão Bonito querem saber se as novas autoridades locais irão coibir festas e churrascos agora que estão com a responsabilidade de zelar pelo combate a pandemia.
Quando estava na oposição o atual prefeito Julio Fernando e seu vice Roberto Tamura participaram de churrasco em oficina e também num sítio de um empresário em Ribeirão Grande.
Nova história?
A nova gestão de Capão Bonito lançou seu slogan de gestão “Um novo tempo Uma nova história”.
O interessante que prefeito e vice foram administradores da cidade por oito anos cada um e mesmo assim o slogan faz menção a uma nova história. Querem esquecer os 16 anos sob sua gestão também?
A equipe
A nova administração de Capão Bonito anunciou a composição de seu secretariado. Entre os nomes escolhidos estão pelo menos 3 aposentados, 2 interinos, inclusive a primeira-dama Ana Luiza Souto Dias que está à frente da Secretaria de Educação.
Faltou ainda a indicação do nome do novo secretário de Planejamento, que segundo comentários se demorar muito pode levar a extinção da pasta.
Chamando o sócio
Um dos nomes que chamaram atenção do novo secretariado é do ex-vereador Matheus Francatto, do PSD, que foi nomeado secretário de Relações Institucionais e que tem atuado junto ao gabinete do prefeito.
Francatto que era sócio do atual prefeito no escritório de advocacia foi o primeiro dos vereadores não eleitos a receberem um cargo na nova gestão,mas outros devem ser contemplados.
Ex-vereador Matheus Francatto foi nomeado em Capão Bonito
Nova gramática
Um texto da assessoria de imprensa de Capão Bonito da semana passada repercutiu na cidade e região após vir composto de erros gramaticais. Uma das pérolas lançadas pelos novos membros da imprensa do município dizia que a Ouvidoria Municipal teria interrompido seu atendimento devido a “PERCA” de um chip de telefone.
Caixa mais reforçado
A Suzano Celulose depositou no dia 31 de dezembro de 2020 o pagamento de ITBI referente a transferência de escrituras de 3.900 alqueires dos 14 alqueires comprados do Grupo Votorantin em 2015.
Com isso, os cofres herdados pela nova administração ganharam mais R$ 4.094.000,00 e ficaram com 27 milhões e não 23 milhões como anunciados pelo ex-prefeito Marco Citadini.
Quem não chora…
Bastou a candidata a vereadora Aline Ramos, do grupo do atual prefeito de Capão Bonito ter criticado em redes sociais a atual gestão por suposta falta de lealdade que conseguiu sua indicação para comandar o PAT.
Se a moda pegar vai ter muita gente usando a mesma estratégia.
Solução caseira
Em Ribeirão Grande o novo prefeito Marcelo Nunes nomeou para os cargos de diretoria somente cidadãos locais. Esse era um compromisso de campanha do político que diz que sua intenção é prestigiar funcionários de carreira da prefeitura e também de moradores da cidade.
Prefeito de Ribeirão Grande nomeou somente pessoas da cidade
Primeiro teste
O novo prefeito de Ribeirão Grande Marcelo Nunes passou no primeiro teste de relacionamento com a Câmara da cidade. O político enviou uma mini reforma para a Casa de Leis e teve o projeto aprovado por 7 a 2. Não votaram a favor os vereadores Ganchuma, do PP, e João Luiz da Boa Vista, do PSDB.
Perda econômica
A transformação da agência do Banco do Brasil de Guapiara em Posto Avançado mobilizou políticos da situação e oposição local.
Com a nova formatação sairão 6 funcionários e ficará apenas 1 para atender os clientes da cidade.
Tentando salvar
Além do prefeito Matheus Freitas, do DEM, o vereador oposicionista Márcio Oliveira, do PSDB, está se movimentando para tentar reverter o quase fechamento do Banco do Brasil na cidade. O tucano já entrou em contato com o deputado federal Vitor Lippi para pedir apoio para reverter o rebaixamento.
Primeira cobrança
O vereador Mauro Rodrigues, do PT de Guapiara, está cobrando do atual prefeito o motivo da paralisação de serviços de cinco UBS no município. Segundo o vereador petista, das 7 equipes de Saúde da Família apenas duas estariam funcionando.
Para o vereador, a questão é urgente devido o combate a pandemia de Coronavírus.

10/01/2021
Começando
O ano começou com a posse dos prefeitos e vereadores eleitos nas eleições de 2020. Em Capão Bonito após a sessão de posse presidida pelo vereador mais votado, Paulo Cecap, aconteceu a eleição da nova mesa diretora da Câmara.
Disputa oposicionista
Como acontece nas articulações políticas até minutos antes da eleição havia dúvida sobre quem seria o escolhido entre os dois candidatos colocados na disputa.
Disputavam a presidência o vereador Neto da Farmácia, do PTB, que tinha o apoio dos vereadores eleitos com o novo prefeito Júlio Fernando e o vereador Paulo Cecap, do PP, eleito no grupo do ex-prefeito Marco Citadini.
Segredo da vitória
Ao final da disputa acabou saindo vitorioso o vereador Paulo Cecap, do PP, e que conseguiu os votos de todos os vereadores eleitos pelo grupo do ex-prefeito Marco Citadini e ainda teve a importante adesão dos vereadores Alan Senciatti, do PSD, e Lu da ONG, do PSL, eleitos por outros grupos políticos.
Fundamental
O voto de Alan Senciatti, do PSD, foi fundamental para que ocorresse a vitória de Paulo Cecap. O vereador do PSD tinha se lançado como pré-candidato pelo grupo situacionista, mas acabou não recebendo apoio de colegas de bancada e nem viu esforço do grupo do atual prefeito em apoiá-lo
Predileto de fora
O candidato predileto dos aliados mais próximos do prefeito Júlio Fernando era o vereador Fio Londrina, mas este sofria forte rejeição de seus colegas de Legislativo.
A alternativa foi apoiar a candidatura de Neto da Farmácia, do PTB.
Independência
O novo presidente da Câmara de Capão Bonito, Paulo Cecap, disse que sua eleição para comandar o Legislativo representará uma independência quanto ao Executivo.
Cecap afirmou que irá aprovar o que for bom ao município, mas possibilitará que os vereadores possam exercer seu trabalho.
Novo layout
Um fato inusitado ocorreu no começo da nova administração de Capão Bonito. A pintura de sinalização de trânsito ganhou novos modelos. Agora além de estarem sendo separados os espaços, as ruas estão ganhando letras para melhor identificação dos condutores.
Território Tucano
O PSDB do vice-prefeito Roberto Tamura já delimitou seu território na nova gestão municipal.
Os tucanos comandarão a Secretaria de Saúde que ficará a cargo do vice. Todos os cargos da Secretaria já estão sendo preenchidos por pessoas ligadas ao partido.
Nova visão
A renovação de cargos feita pelo novo comando da Secretaria de Saúde de Capão Bonito está sendo inovadora. Estão tirando funcionários de longa data que tinham conhecimento sobre o SUS (Sistema Único de Saúde) e estão investindo em pessoas ligadas a área do Direito e logicamente filiadas ao PSDB.
Apostando na experiência
O novo governo de Capão Bonito está tendo uma predileção por dar espaço para pessoas experientes para cargos de secretariado e diretoria.
Um dos novos convocados é educador aposentado Pedro Paulo Galvão que assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Social.
Caixa cheio
Aliados do ex-prefeito de Capão Bonito, Marco Citadini, estão comemorando o fato de ele ter entregue a administração no azul. O saldo bancário da prefeitura no dia 30 de novembro era de mais de 23 milhões.
Além disso, no dia 31 de dezembro foi depositado pela Suzano 4,3 milhões de ITBI da transferência de terras adquiridas em 2015 do grupo Votorantin.
Ambulâncias compradas
Além de muitos milhões em caixa o governo do ex-prefeito Marco Citadini deixou obras encaminhadas e até mesmo veículos, como ambulância, comprados.
Em janeiro devem chegar duas novas ambulâncias e um veículo Meriva para transporte de pacientes.
GUAPIARA
Em duas frentes
Em Guapiara a posse do prefeito eleito Matheus Freitas e seu vice Alexandre do Hospital aconteceu de forma tranquila.
A dupla está dando atenção nos primeiros dias de governo para manutenção de estradas e também para combate ao Covid 19.
Vitória na Câmara
O grupo do prefeito eleito de Guapiara também conseguiu uma vitória na eleição da presidência da Câmara.
O vereador Toninho Mineiro da bancada situacionista venceu a eleição contando com 6 votos dos vereadores eleitos com Freitas.
Oposição trabalhando
A oposição em Guapiara também se manteve unida e os 5 vereadores do grupo acabaram votando contra a chapa apresentada pelos situacionistas. Quem deverá comandar a oposição local deve ser o vereador tucano Márcio Oliveira, que já está atendendo a população na Câmara.
Tarefa dura
O novo prefeito de Ribeirão Grande, Marcelo Nunes, do PP, assumiu a prefeitura com a dura tarefa de administrar a cidade que ao longo dos anos tem sofrido com a queda de arrecadação devido ao fechamento da fábrica de cimento do grupo Votorantin.

09/01/2021
Ao final da disputa acabou saindo vitorioso o vereador Paulo Cecap, do PP, e que conseguiu os votos de todos os vereadores eleitos pelo grupo do ex-prefeito Marco Citadini e ainda teve a importante adesão dos vereadores Alan Senciatti, do PSD, e Lu da ONG, do PSL, eleitos por outros grupos políticos.

08/01/2021
Como acontece nas articulações políticas até minutos antes da eleição havia dúvida sobre quem seria o escolhido entre os dois candidatos colocados na disputa.
Disputavam a presidência o vereador Neto da Farmácia, do PTB, que tinha o apoio dos vereadores eleitos com o novo prefeito Júlio Fernando e o vereador Paulo Cecap, do PP, eleito no grupo do ex-prefeito Marco Citadini.

Visite o acervo digital do Jornal O Expresso com diversas edições de jornais antigos de Capão Bonito.
É proibida a reprodução do conteúdo? desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Redação do O Expresso.
Rua Silva Jardim, 973 - Centro, Capão Bonito - SP, 18300-220 - (15) 99799-5374
© Jornal O Expresso. Todos os direitos reservados - Desenvolvido por BT Design