20/06/2022
Moderado ou outros interesses
Chamou atenção de pessoas ligadas à saúde de Capão Bonito o fato de que o prefeito Júlio Fernando lançou um decreto para recomendar o uso de máscaras em eventos e locais públicos, mas não obrigou o seu uso, mesmo tendo sinais de aumento de casos e com muitas cidades tendo já obrigado o uso das máscaras.
Ruim na foto
Para estas pessoas da área da saúde somente o fato de que a prefeitura teria já agendado uma apresentação da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar no dia 09 de junho, coincidentemente dia do aniversário do prefeito Júlio Fernando, seria a única justificativa para não obrigar o uso de máscaras. Para estas pessoas, algum assessor achou que não sairiam bem nas fotos as autoridades que foram a apresentação no dia do aniversário do chefe do Executivo se elas tivessem que usar máscaras.
Nova onda
Enquanto as autoridades de Capão Bonito somente recomendam o uso de máscaras, mesmo com o comitê estadual sugerindo que municípios adotassem medidas mais restritivas, cresce a contaminação por Covid-19 na cidade. Em média, nos últimos dias, cerca de 25 contaminações confirmadas por dia. Somente no dia 15, quarta-feira, foram 36 casos novos.
Happy Birthday
A apresentação da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar, coincidentemente no dia do aniversário do prefeito de Capão Bonito, Júlio Fernando, rendeu um tradicional “parabéns a você” para o chefe do Executivo em pleno palco da apresentação, que por sinal estava repleto de cargos de confiança. Isto que seria uma festa chapa branca?
Cobrando ação
Moradores do distrito do Turvo dos Almeidas querem que o sub-prefeito do distrito, Moreno do Turvo, que é pai do vereador Valdeci do Moreno, tome providências contra moradores que estão despejando esgoto doméstico na avenida principal do bairro, bem em frente a entrada da escola Governador André Franco Montoro.
Moradores do Turvo querem providências
Festa para aliados
O prefeito de Capão Bonito fez questão de convidar aliados da disputa eleitoral de 2020 para a apresentação da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar. Teve momentos em que a entrada dos convidados para foto parecia uma convenção partidária. E todos elegantemente trajados e ninguém com máscaras.
Apresentação para aliados
Projeto novos cargos
Comenta-se nos corredores da prefeitura de Capão Bonito que a atual administração municipal estaria planejando aumentar os cargos de confiança disponíveis no quadro de pessoal. Para tanto, a atual gestão daria ênfase para construção de sub-prefeituras na vila Aparecida e no distrito do Turvo dos Almeidas.
Nova secretaria
Além da construção das novas sub-prefeituras, a atual administração de Capão Bonito estaria pensando e recriar a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Para alguns aliados do prefeito, esta seria uma forma de se nomear mais aliados e também de não precisar dispensar nenhum secretário para acomodar outro ex-secretário que retornou recentemente a um cargo de confiança.
Sendo técnicos
Pelo menos dois membros do primeiro escalão do governo do prefeito Júlio Fernando têm dito a membros da oposição que estão sendo técnicos e que não pretendem se envolver em questões políticas. Para estes cargos de confiança, o importante é fazer um bom trabalho e que as disputas políticas podem mudar muito até 2024.
Os preferidos
Nos corredores da Câmara Municipal comenta-se que aumenta a cada dia o ciúme de alguns vereadores com relação ao tratamento que o prefeito estaria dando para pelo menos dois vereadores da base aliada. Os que teriam sido identificados como os preferidos seriam o vereador Fio Londrina, considerado o cérebro do governo, e a vereadora Camila Camargo, tida como uma das mais fiéis ao prefeito.
A ponto de explodir
Aliados do prefeito na Câmara estariam a ponto de colocar nas redes sociais as nomeações que um vereador da casa tem em cargos de assessoria de deputado. Um vereador situacionista teria ficado irritado ao ser informado que o colega de casa, depois de indicar a mulher para um cargo de assessoria, teria iniciado negociação para indicar o pai para uma outra assessoria.
Outra visão
Enquanto o prefeito de Capão Bonito, Júlio Fernando, não dá a mínima atenção ao projeto de implantação do Distrito Industrial II, deixando os empresários lutando sozinhos para poder iniciar suas atividades, o prefeito de Ribeirão Grande, Marcelo Nunes, decidiu implantar o primeiro distrito industrial da cidade.
Em negociação
O prefeito de Ribeirão Grande, Marcelo Nunes, deixa claro que se inspirou no projeto feito em Capão Bonito pelo ex-prefeito Marco Citadini, para lançar seu projeto de distrito industrial para o seu município. Nunes disse a aliados que já tem 5 empresas interessadas em se instalar no distrito que pretende implantar.
Duas baixas
Enquanto Ribeirão Grande e Guapiara correm atrás de indústrias para suas cidades, em Capão Bonito já são contabilizadas pelo menos duas baixas de empresas que decidiram não se instalar no município. O primeiro foi um frigorífico e a outra teria sido uma fábrica de batata palha que sequer teria sido atendida pelas autoridades locais.
Por que parou?
Membros da oposição em Guapiara estão questionando por que a maternidade do hospital local ficou 5 dias sem funcionar nos últimos dias. Segundo os oposicionistas, o fechamento provisório teria ocorrido devido a um fornecedor do hospital ter cortado o envio de produtos químicos para desinfecção do local.
Planejado
Já membros da situação afirmam que a paralisação de 5 dias teria ocorrido após um plano de manutenção e desinfecção para dar melhores condições de trabalhos aos profissionais que atuam na maternidade local. A oposição promete cobrar explicações.
29/03/2022
A ponto de explodir
Nos corredores do paço municipal de Capão Bonito estariam surgindo comentários de uma disputa entre as secretarias de Educação e de Administração e Finanças. A Educação estaria a ponto de explodir com a demora da Administração em preparar a reforma do regime jurídico dos servidores municipais.
Ritmo de tartaruga
Segundo comentários, a Secretaria de Educação já teria feito toda a sua parte e estaria incomodada com a lentidão da reforma em outros setores da prefeitura que deveria caber à Secretaria de Administração e Finanças. Segundo comentários, a parte da Administração e Finanças estaria com sua parte em ritmo de tartaruga.
Soltando fogo
Para piorar a situação, a prefeitura contratou no ano passado pela Secretaria de Administração e Finanças, uma empresa para fazer a tão esperada reforma administrativa, mas até essa semana não teria sido entregue nenhum serviço que justificasse a contratação. O que teria deixado o comando da Secretaria de Educação ainda mais irritado.
Não cedeu
Nos corredores do paço são fortes os comentários de que já estaria sendo pedido pelo comando da Educação a troca da gestão da Secretaria de Administração e finanças. Por enquanto o chefe do Executivo ainda não cedeu a pressão por mudanças.
Evitando riscos
Está confirmado que o desfile em comemoração ao aniversário da cidade será no estádio do Elosport. Entre alguns auxiliares do paço municipal, a escolha do local teria sido uma estratégia para que seja evitado o risco de vaias. Para alguns auxiliares, se o palanque oficial fosse feito na praça o risco seria grande.
Sem satisfação
Empresários que pagaram para fazer publicidade de suas empresas no muro do estádio municipal querem saber se vão ser ressarcidos pela prefeitura, que após assumir a gestão do local pintou os muros sem se preocupar se havia algum acordo, acerto ou contrato em vigor com as empresas. Tem muito empresário na bronca e esperando ao menos uma satisfação.
Sem apoio
O diretor de Indústria e Comércio da atual gestão de Capão Bonito, Anderson Moya, deixou a função no mês passado. Para amigos, o empresário teria dito que sua empresa estaria precisando de sua presença. Já no paço municipal o comentário é que o diretor teria reclamado de falta de autonomia e de apoio para seus projetos para atração de empresas.
Fora da prioridade
Entre políticos de Capão Bonito, a saída do diretor de Indústria e Comércio, Anderson Moya, era esperada, pois a geração de empregos e a atração de indústrias nunca foi uma prioridade para o atual prefeito. Tanto que durante seus dois primeiros mandatos não trouxe uma indústria sequer para o município.
Não dá votos
Segundo alguns aliados, o atual prefeito teria dito que a busca por empresas não dá votos e no seu entender seria mais importante fazer obras como asfalto e praças que dariam mais visibilidade do que se esforçar para trazer empresas.
Sem detalhamento
O vereador Neto Tallarico, do PL, foi o único a votar contra um projeto de suplementação orçamentária de mais de 2 milhões, enviado pelo prefeito Júlio Fernando na última sessão da Câmara. Segundo o vereador, faltaram explicações mais detalhadas que novamente não ocorreram.
FOTO NETO TALLARICO: Vereador Neto foi único a votar contra projeto enviado pelo Executivo
Pagando as nomeações
Mesmo com 67 milhões nas contas da prefeitura, o prefeito de Capão Bonito, Júlio Fernando, determinou por decreto o aumento dos impostos municipais em 10%. Para oposicionistas, com o aumento dos impostos poderia ter maior tranquilidade para aumentar ainda mais o número de contratados em cargos de confiança pelo prefeito. Atualmente são quase 90 indicados.
Já preparados
Os vereadores Neto Tallarico e Alan Senciatti já preparam para o próximo mês a doação de recursos para o GVCC (Grupo de Voluntários de Combate ao Câncer) dos valores que são referentes ao aumento salarial dado pelos vereadores e que somente os dois vereadores não aceitaram.
Não gostou
O vereador Fio Londrina ficou bravo com o Jornal O Expresso por este semanário ter noticiado que os vereadores Alan Senciatti e Neto Tallarico devolveram os valores referentes ao aumento salarial para o Asilo São Vicente de Paula. O vereador queria que o jornal não noticiasse.
Diminuindo os salários
Grupo de ativistas capão-bonitenses lança na próxima segunda-feira um projeto para redução dos salários dos vereadores locais. O grupo espera colher mais de 2 mil assinaturas para que o projeto de iniciativa popular tenha prosseguimento na Casa de Leis.
Valor reduzido
Professores eventuais que prestam serviço para a Secretaria de Educação de Capão Bonito teriam sido chamados para trocar os seus contratos de serviço. Os comentários seriam de que os valores do novo contrato seriam diminuídos.
Não são professores?
Ao questionarem a diminuição dos valores de seus contratos, alguns professores eventuais teriam recebido como justificativa de alguns membros do comando da Secretaria de Educação de que eventuais não seriam professores e por isso não deveriam receber o piso nacional. Alguns advogados afirmam que se forem verdadeiras estas afirmações, a prefeitura pode entrar numa enrascada das grandes.
O preço da fidelidade
Um aliado incondicional do prefeito de Capão Bonito nos Conselhos de Educação, da Alimentação Escolar e do Fundeb, deverá ser contemplado com a convocação para um cargo alto na Secretaria de Educação Municipal. Seria o preço pela fidelidade e por passar muito o pano para atual gestão
Assuntos do município
O presidente da Câmara de Guapiara, Toninho Mineiro, esteve no Palácio dos Bandeirantes junto com o vereador Márcio Oliveira, do PSDB. A dupla despachou com o vice-governador Rodrigo Garcia temas de interesse do município.
Toninho Mineiro e Márcio Oliveira estiveram com Rodrigo Garcia
07/03/2022
Barbas de molho
Vereadores de Capão Bonito estão muito preocupados com a atual avaliação da administração municipal local. Para estes políticos, os vereadores correm o risco de serem arrastados ladeira abaixo caso não haja reação da atual gestão.
Pensando longe
Alguns vereadores já estariam alertando seus colegas de que é necessário urgentemente uma reavaliação da posição de alinhamento incondicional com a atual administração para evitar que a imagem do Legislativo fique ainda mais desgastada. Vereadores já estão temendo pela reeleição.
Se antecipou
A percepção que os vereadores de Capão Bonito estariam tendo somente agora sobre a avaliação da atual gestão municipal parece que já teria sido diagnosticada pelo Palácio dos Bandeirantes. Segundo alguns políticos da região, esta avaliação da gestão municipal é que teria feito com que o vice-governador Rodrigo Garcia tivesse desistido de inaugurar o Poupatempo na cidade.
Visitas estratégicas
Além de não vir a Capão Bonito para inauguração do Poupatempo na cidade administrada por seu aliado e prefeito Júlio Fernando, o atual vice-governador Rodrigo Garcia, que é pré-candidato a governador, em recente giro pela região preferiu colocar na agenda as cidades de Itararé e Itapeva onde os prefeitos estariam bem melhor avaliados.
Correção antecipada
Mesmo estando no mês de fevereiro, o prefeito de Capão Bonito já pediu várias suplementações orçamentárias para o Poder Legislativo. Na sessão da Câmara desta semana as secretarias de Administração e Finanças e de Desenvolvimento Social foram as campeãs em pedidos de correção do orçamento. Isto porque estamos no começo de março.
Bem feito?
O excesso de pedidos de remanejamento e suplementação orçamentária feita pelo Executivo municipal logo nos primeiros meses do ano está levando alguns funcionários de carreira a fazerem um questionamento. Será que o orçamento feito pela empresa terceirizada foi bem feito?
Mudança equivocada
Em 2021 a atual gestão de Capão Bonito contratou várias empresas de assessoria para prestar serviços para a prefeitura local. Segundo funcionários de carreira da prefeitura, os atuais pedidos de correções orçamentárias que foram feitos já no começo deste ano, seriam sinais de que houve equívoco em trocar os servidores concursados pelas empresas contratadas.
Avaliação da pandemia
Este mês de fevereiro completou-se 2 anos que a Covid-19 chegou ao país. Foram 10 meses de pandemia durante a gestão do ex-prefeito Marco Citadini e 14 meses durante a gestão Júlio Fernando. Nos 10 meses do ex-prefeito morreram 48 capão-bonitenses, já durante os 14 meses da atual gestão foram 162 vítimas fatais.
20% da população
Outro número emblemático sobre o combate ao Covid-19 na cidade está relacionado ao número de casos durante estes dois períodos. Durante a gestão do ex-prefeito foram contaminadas 1.267 pessoas, já agora durante a atual gestão já são mais 7.605 casos confirmados. No total, a cidade já contabiliza 8.872 casos confirmados ou quase 20% de toda a sua população.
Nove folhas
O ex-vereador Heitor da Gelsa ficou impressionado com o processo que lhe foi entregue pela prefeitura local sobre a compra do terreno milionário da região central da cidade. A documentação tem ao todo 9 folhas e muitas das coisas que estão no relatório já são públicas por terem sido publicadas na imprensa oficial.
Ex-vereador ficou impressionado com as 9 noves folhas do processo
Em 31 dias
Um dos fatos que ficaram claros com a entrega da documentação ao ex-vereador é que todo o processo de análise, avaliação e compra do terreno demorou exatos 31 dias para ser concluído e inclusive ser pago os R$ 2,3 milhões ao proprietário.
Isso que é prioridade
Para se ter uma ideia da rapidez da atual administração para comprar o terreno milionário na região central da cidade, deve-se analisar que para contratar uma empresa para orientar a reforma da escola da Vila Nova Capão Bonito, o atual governo demorou 14 meses para fazer uma dispensa de licitação. Isso que é prioridade.
Bolão
No meio político de Capão Bonito já começam as apostas de quanto tempo alguns secretários aguentarão. Já existe bolão sendo organizado por alguns cargos de confiança que já fazem suas apostas. Entre os campeões de apostas estariam nomes ligados a relações institucionais e o ao setor jurídico.
Rejeitado
Um requerimento de autoria do presidente da Câmara de Guapiara, Toninho Mineiro, agitou a sessão da Câmara local. O vereador queria informações sobre repasse para a Associação Escolinha Poliesportiva. O pedido era principalmente valores referentes a dezembro. No final, o pedido do presidente teve o apoio de somente 3 colegas.
FOTO TONINHO: Requerimento de Toninho Mineiro foi rejeitado
Até a oposição
Votaram a favor do pedido de informações do chefe do Legislativo somente os vereadores Márcio Oliveira, Edson Bagre e Mauro Rodrigues. Até mesmo alguns membros da bancada oposicionista não quiseram peitar a associação, que é popular na cidade.
15/11/2021
Frase polêmica
Uma frase que teria sido atribuída ao gabinete do prefeito de Capão Bonito, Júlio Fernando, teria revoltado muitos professores que reclamaram de desconto em seus holerites.
A frase que ainda não tem um autor definido seria: “Professores só reclamam e não temos culpa se eles têm empréstimos”.
Estão contra
Políticos da situação de Capão Bonito parecem que não estão nenhum pouco preocupados em apoiar o governador João Dória e seus aliados na eleição de 2022. O vice-prefeito Roberto Tamura, que é do PSDB, está apoiando declaradamente o governador gaúcho Eduardo Leite nas prévias do partido.
Agora Moro
Essa semana o prefeito Júlio Fernando e seu assessor de Relações Institucionais, Matheus Francatto, estiveram em Brasília para prestigiar a filiação do pré-candidato a presidente pelo Podemos, o ex-Ministro da Justiça, Sérgio Moro.
Até tu?
Com isso, aliados do governador João Dória e do vice-governador Rodrigo Garcia, que esperavam contar com apoio dos situacionistas de Capão Bonito na região Sudoeste, terão que se conformar com a conhecida estratégia de Brutus.
Interferência estadual
O clima entre os tucanos de Capão Bonito e lideranças estaduais está ficando pesado. Recentemente até mesmo o secretário de Desenvolvimento Regional e presidente estadual do PSDB, Marco Vinholi, entrou no circuito para contestar declarações dos capão-bonitenses num grupo do partido na região.
O clima com Vinholi teria ficado quente.
Sem gratidão
Para tucanos da região que são leais a João Dória, os políticos de Capão Bonito só se interessam em ficar ao lado do governador quando é conveniente em disputa eleitoral ou quando recebem cargo no governo.
Quando precisam ser gratos acabam pulando do barco.
Dúvida cruel
Mudanças na Secretaria Municipal de Educação e no Gabinete de Capão Bonito, com alguns diretores deixando o cargo, vice-diretores voltando para salas de aula e até mesmo uma assessora deixando a função comissionada para voltar para a escola. Seria sinal de uma nova crise na administração. Ou seriam funcionários que estão descontentes com os rumos da atual gestão?
Fumaceando
Comentários entre servidores municipais são fortes de que podem aparecer mais denúncias de prestação de serviços particulares por funcionários públicos em horário de expediente.
O alvo agora seria a Vigilância Patrimonial da prefeitura, que é responsável por cuidar dos prédios públicos, mas que teria ficado à disposição para atender um imóvel particular a pedido do Executivo, fazendo função de uma Guarda Municipal. Onde há fumaça…
Furtos em série
Depois de escolas estarem sendo furtadas por falta de pagamento de horas extras para os vigilantes de Capão Bonito, agora foi a vez do Posto de Saúde Central sofrer com os ataques dos marginais. Pior é que queriam culpar o vigilante que não tem acesso ao local por onde os marginais acessaram o prédio pela não proteção do local.
Com vontade
Embora não admita publicamente, o grupo do prefeito Júlio Fernando espera tomar o controle da Santa Casa de Capão Bonito. A intenção seria montar uma chapa para disputar a eleição da nova diretoria até com o apoio do presidente da Associação Comercial, Ary Russo.
Por enquanto seria somente sinais de fumaça, mas a vontade seria grande.
Fazendo figa
Para aliados do prefeito de Capão Bonito tomar o controle da Santa Casa seria mais uma forma de poder influenciar na contratação de aliados para funções na área da saúde. Alguns suplentes de vereador e outras pessoas ligadas a situação que ainda não foram acolhidos nos cerca de 80 cargos de confiança nomeados, já estariam fazendo figa para a tomada da Santa Casa ser efetivada.
Comprometendo
Auxiliares do prefeito Júlio Fernando que despacham no gabinete ficaram furiosos com a denúncia do carro do Procon sendo usado para entrega de cestas básicas. Para estes aliados do chefe do Executivo, alguns auxiliares dão muita sopa pro azar e estão comprometendo a atual administração.
Tucanos fazendo bico
Tucanos de Guapiara não gostaram do teor das críticas feitas pelo prefeito Matheus Freitas, do PP, para a rádio Jovem Pan de Sorocaba sobre a atuação do governador João Dória.
Para estes tucanos, as declarações de Freitas podem dificultar a boa aceitação da cidade em projetos do Governo do Estado.
Voto declarado
O vereador Márcio Oliveira do PSDB de Guapiara, já mandou um recado ao Executivo e para todos os seus eleitores que votará contrário a qualquer projeto que seja enviado pelo Executivo que gere aumento de impostos para o cidadão.
Márcio diz ter feito um pacto com a população contra qualquer aumento de impostos.
29/10/2021
Relax no Caribe
Enquanto auxiliares do prefeito Júlio Fernando estão dando duro para tentar melhorar a avaliação do governo, tem secretário municipal que tirou uns dias de férias e está fazendo um tour pelo mar do Caribe.
Comenta-se que está fazendo relações institucionais importantes com governos da Colombia, Venezuela e outros países.
Momento errado
Auxiliares do prefeito Júlio Fernando não gostaram do fato do secretário ter tirado alguns dias de férias para ir ao exterior em pleno final de primeiro ano de mandato. Para estes auxiliares que gostariam de não ver mais no governo o secretário passeador, não seria o melhor momento de umas férias no exterior e ainda sem ao menos ter completado um ano de governo.
Direitos iguais
Será que funcionários concursados da prefeitura poderão ter o mesmo benefício que o secretário que foi para o Mar do Caribe sem ter completado um ano de trabalho? Alguns funcionários concursados também esperam pela oportunidade de antecipar suas férias.
Ouvindo os atritos
O caso do conserto do caminhão que foi leiloado pela prefeitura de Capão Bonito está levando assessores do prefeito Júlio Fernando a terem atritos na presença de público. O palco dos embates seria a sala da Ouvidoria, onde fica alojado o cargo de confiança que teria determinado que o caminhão ano 72 fosse consertado pela prefeitura mesmo depois de ser leiloado.
Entrou por um lado e saiu pelo outro
Para tentar colocar em ordem o caso do conserto do caminhão, coube a um conhecido assessor jurídico do prefeito Júlio Fernando, ir até a sala da Ouvidoria para cobrar o outro assessor para que explicasse o fato da prefeitura ter pago os serviços de um veículo que foi leiloado. Mas para quem acompanhou o episódio a reprimenda do jurista não deu em nada, já que o outro assessor alega não ter escutado nada por ter uma certa deficiência auditiva.
Engoliu em seco
O vereador Fio Londrina teria procurado assessores do prefeito para levantar informações para rebater a matéria do jornal O Expresso sobre a conserto do caminhão que havia sido leiloado pela prefeitura de Capão Bonito.
Depois de ser informado que a matéria correspondia, mais uma vez, com a verdade, o fiel escudeiro do prefeito na Câmara acabou tendo que concordar com o jornal.
Vereador tentou rebater, mas teve que aceitar matéria
Horríveis
Para amigos, o vereador Fio Londrina tem criticado abertamente o nível da assessoria do prefeito Júlio Fernando. O vereador teria dito para algumas pessoas que os assessores são horríveis e que isto estaria atrapalhando a atual gestão do amigo e compadre prefeito.
Não empenhados
Não é somente para amigos que o vereador Fio Londrina ter mostrado seu descontentamento com o nível da assessoria do prefeito Júlio Fernando. Recentemente o político teve atrito com alguns cargos de confiança que não estariam defendendo o prefeito nas redes sociais. Fio tem exigido que os quase 80 cargos de confiança defendam o chefe.
Equipe Tanque 2
Não é somente o vereador Fio Londrina que tem falado que a atual assessoria do prefeito Júlio Fernando é ruim. Um secretário que atua no paço municipal também confidenciou a mais de um amigo que o time é muito ruim e que isto estaria atrapalhando o governo.
O atual time já estaria sendo denominado pelos próprios aliados do prefeito de equipe Tanque 2
Tempo quente
O clima esquentou no setor de limpeza pública da prefeitura de Capão Bonito nesta semana. Um dos quase 80 cargos de confiança do atual prefeito teria se desentendido com um motorista de carreira e por pouco as coisas não foram para as vias de fato.
O nomeado teria ido até a delegacia registrar a quase agressão já que o murro teria passado raspando.
A favor de Frederico
O Ouvidor da prefeitura de Capão Bonito, Roberto Santos Renó, que é católico, defendeu no Facebook do amigo Juliano Antunes as declarações do deputado estadual Frederico D’Avila com ataques ao Papa Francisco e a bispos da igreja católica.
Para Renó ser contra as declarações de Frederico é estar ao lado de comunistas.
Dória não
O vereador do PSDB de Buri, Maciel do Fama, declarou na sessão da Câmara local na última segunda-feira, que agora o seu partido tem uma opção de candidatura a presidente da República com a pré-candidatura do governador gaúcho Eduardo Leite. Maciel disse que não teria coragem de pedir votos para o partido se o candidato a presidência fosse o governador João Dória.
Com o PSDB de Capão
O vereador tucano de Buri foi um dos políticos da região que compareceu ao encontro com Eduardo Leite após trabalho de arregimentação do vice-prefeito de Capão Bonito, Roberto Tamura.
Para Maciel do Fama, se pedisse votos para Dória correria o risco de ser agredido na rua, tamanha a rejeição do governador na cidade.
Moção de repúdio
A Câmara de Guapiara aprovou uma moção de repúdio às declarações feitas pelo deputado Frederico D’Avila contra a igreja católica e também aproveitou na mesma moção para ser solidário ao Papa Francisco e aos bispos que foram ofendidos pelo deputado do PSL.
A moção foi apresentada por 6 vereadores e foi aprovada por unanimidade por todos os edis da cidade.
Liderou
O vereador que liderou a moção de repúdio da Câmara de Guapiara foi o petista Mauro Rodrigues, que desde que soube dos ataques afirmava que o deputado Frederico foi, no mínimo, grosseiro contra toda a igreja católica brasileira.
17/10/2021
Nova vítima
O vereador Fio Londrina, do PSD de Capão Bonito, mais uma vez voltou suas baterias contra uma mulher na última sessão da Câmara local. Novamente sem identificar a pessoa, o vereador criticou uma educadora simplesmente pelo fato de esta ter reivindicado melhorias para a categoria.
Preferência por mulheres
Esta não foi a primeira vez que o vereador atacou servidores municipais. O político recentemente também usou a tribuna da Câmara para criticar uma servidora da Saúde que cobrou que ele usasse máscara durante uma visita ao Posto de Saúde central.
Evitando o abalo
Segundo o vereador Fio Londrina, alguns professores estavam pensando em fazer manifestação contra a atual gestão, inclusive com alguns sugerindo a realização de um panelaço em frente ao paço municipal.
De acordo com alguns políticos da cidade, os ataques do vereador foram feitos para desestimular uma possível manifestação dos servidores, que poderia deixar o chefe do Executivo abalado.
Do outro lado
Tucanos de Capão Bonito liderados pelo vice-prefeito Roberto Tamura, estão engajados na pré-candidatura do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, para que ele seja o escolhido do PSDB nas prévias do partido que serão realizadas em novembro e que indicarão o nome do partido a disputar a eleição presidencial.
Votando contra
Tamura e seus aliados que atuam em cargos de confiança na Secretaria de Saúde de Capão Bonito, estão fazendo questão de divulgar fotos e mensagens do governador gaúcho que enfrentará nas prévias o governador de São Paulo, João Dória.
Segundo tucanos locais, os votos de Capão Bonito deverão ir maciçamente contra Dória.
Novo pensamento
Recentemente em contato com uma liderança regional tucana, o vice-prefeito de Capão Bonito, Roberto Tamura, teria sugerido que os tucanos da região deveriam se unir para derrubar o governador João Dória.
Importante lembrar que na eleição de 2018 para o Governo do Estado, Tamura comemorou efusivamente a vitória de Dória em Capão Bonito. O que será que mudou?
Corrida das unhas
Alguns funcionários de carreira da prefeitura de Capão Bonito estão sugerindo que seja criada uma competição inusitada entre algumas ocupantes de cargos de confiança do prefeito Júlio Fernando.
A competição seria de quem lixaria as unhas mais rápido. As maiores apostas estariam em ocupantes de cargos lotados no gabinete do prefeito, já que algumas estariam extremamente treinadas.
Pedindo socorro
Funcionários da prefeitura de Capão Bonito estão procurando secretários da gestão passada para se orientar sobre algumas ações a serem realizadas pela prefeitura. A procura está ocorrendo porque os atuais diretores e secretários nomeados pela atual gestão não têm conseguido orientar os servidores sobre muitas das demandas que estão chegando. E isso com a atual gestão tendo cerca de 80 cargos de confiança nomeados.
Corrigindo no susto
O prefeito de Capão Bonito, Júlio Fernando, do PODE, teria se reunido com todos os ocupantes de cargos de confiança nomeados por ele, para informar que fará mudanças se continuarem ocorrendo falhas como está sendo constatado neste 1º ano de mandato.
O prefeito teria deixado claro que não vai admitir erros em 2022, nem que tenha que demitir alguns auxiliares diretos. Em suas gestões passadas o prefeito Júlio Fernando também ameaçava demitir cargos de confiança, mas praticamente não fez nenhuma demissão em 8 anos.
Fakes atacando
O ex-vereador Heitor da Gelsa denunciou esta semana que auxiliares do prefeito Júlio Fernando estariam criando fakes para atacá-lo nas redes sociais. O ex-candidato a prefeito já teria identificado o autor das críticas e estaria prestes a desmascará-lo.
Tem que ajudar
Tem cargo de diretor nomeado pelo prefeito de Capão Bonito, Júlio Fernando, que tem recorrido a pessoas contratadas pela Frente de Trabalho para preenchimento de relatórios e para alimentar sistemas da Secretaria onde atua.
Se a moda pega vai ser preciso uma onda de contratação de pessoas pela Frente de Trabalho.
Seis anos na caixa
O mês de outubro é comemorado como sendo aquele dedicado a conscientização no combate ao câncer de mama em todo o país. Em Capão Bonito, o prefeito Júlio Fernando fez iniciativas para comemorar, mas não lembrou que quando era prefeito recebeu um mamógrafo em doação em 2011, mas não o colocou para funcionar até o final de seu mandato em 2016. O equipamento só entrou em funcionamento em outubro de 2017 na gestão do seu sucessor.
Convite em pé
Continuam as conversas entre o PSDB de Guapiara e o vice-prefeito de Guapiara, Alexandre do Hospital, para que o vice deixe o PP e se filie no partido do governador João Dória.
As primeiras conversas estão sendo feitas pelo vereador Márcio Roberto, que é um dos líderes dos tucanos da cidade.
Saída estratégica
Parece não ser dos mais amistosos o relacionamento entre o presidente da Câmara de Guapiara, Toninho Mineiro, e alguns aliados do prefeito Matheus Freitas.
O político chegou até a sair de um grupo de conversa de aliados do prefeito após discussão com alguns servidores municipais. Para políticos da oposição, o clima pode esquentar ainda mais.
Veneno e antídoto
Políticos da oposição em Guapiara estão apostando nas críticas dos eleitores a manutenção de estradas rurais como sendo o “calcanhar de aquiles” da administração do prefeito Matheus Freitas.
Sabendo das dificuldades, o prefeito tem buscado alternativas como o apoio do Governo do Estado para conseguir recursos para manutenção de estradas.
Recorrendo
O prefeito de Buri, Omar Chain, recorreu de sentença proferida pela Justiça local que o condenou por ter contratado o ex-prefeito João Emílio Domingues de Oliveira como secretário de Habitação por 40 dias.
Para advogados do prefeito, ele tem grandes chances de conseguir êxito nas instâncias superiores.
11/10/2021
Oportunidade de negócio?
Aliados do prefeito de Capão Bonito, Júlio Fernando, afirmam que o terreno a ser comprado pela atual administração será usado para construir uma escola para acomodar os alunos da escola Jacyra que será reformada no futuro.
Interessante que para acolher alunos da escola Sumie Baldissera, o prefeito e seus assessores decidiram alugar o prédio da antiga escola Vale Encantando. O que será que mudou agora? Oportunidade de um bom negócio para a prefeitura?
Fora da foto
Depois de votar contra o projeto de compra de terreno no centro da cidade apresentado pelo prefeito Júlio Fernando, na Câmara de Capão Bonito, o vereador Josiel Baitaca acabou sendo deixado de lado numa divulgação do prefeito sobre ação na vila Aparecida.
Parece que depois da exclusão o vereador deixou de ser rebelde.
Levando a tributação
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de Capão Bonito uma das novidades na nova sede da Administração Regional da Vila Aparecida, que será construída em breve, será a presença do setor de tributação para o bairro.
O setor é responsável pela cobrança de impostos dos moradores do município.
Voz solitária
Dos cinco vereadores que votaram contra o projeto de compra do terreno na região central da cidade somente Rafael do Abner, do PSL, aceitou falar sobre os motivos que o levaram a ser contrário a compra do terreno. Os outros vereadores preferiram silenciar.
Contra Dória
O vice-prefeito de Capão Bonito, Roberto Tamura, do PSDB, teria deixado claro para tucanos da região que seu grupo pretende votar contra o governador João Dória nas prévias do partido que irá escolher o candidato tucano à presidência.
Tamura já teria pedido votos para amigos para o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.
Caso pensado
No meio político de Capão Bonito comenta-se que a manifestação de Tamura contra o governador Dória seria uma estratégia pensada em conjunto com prefeito Júlio Fernando para que a dupla possa acender vela para dois santos.
O prefeito ficaria com a candidatura do atual vice-governador Rodrigo Garcia que lhe indicou para cargos no governo e Tamura ficaria com os adversários de Dória e Garcia. Será que isso seria ético?
Projeto em pé
Secretários do prefeito de Capão Bonito, Júlio Fernando, continuam dizendo que está em andamento o projeto de construção de um novo hospital na cidade. Para estes auxiliares o custo da obra geraria em torno de 25 milhões de reais. A pergunta que fica é: o que seria feito da nossa Santa Casa?
Legenda
Às escuras
O Parque das Águas que fica na vila Santa Rosa em Capão Bonito, sofreu mais um furto de sua fiação esta semana. Com isso, o sistema de iluminação do parque ficou todo prejudicado e as luzes apagadas. Esta não é primeira vez neste ano que a fiação é roubada e mesmo assim a prefeitura continua se recusando a pagar horas extras para vigias e deixando locais públicos sem vigilância.
Com fôlego
No mês de agosto o prefeito Júlio Fernando, de Capão Bonito, nomeou mais um cargo de confiança para reforçar seu time de auxiliares. Desta vez o contemplado foi o ex-candidato a vereador Reinaldo Andrade da Cruz, que foi nomeado assessor de assuntos culturais. Dizem que Reinaldo Zoio, como é conhecido o novo assessor, vai cumprir 8 horas, mesmo sendo radiologista e fisioterapeuta.
Dando péssimo exemplo
Um conhecido professor que participa de vários conselhos municipais e quase nunca fica dentro da sala de aula acabou sendo repreendido na fila de um banco na cidade por uma colega professora.
O conselheiro de quase tudo furou a fila em que colegas de profissão estavam há horas para ser atendido com preferência. Revoltadas, algumas pessoas que estavam na fila chamaram o furão de Banana de Pijama.
Temendo
Vereadores da oposição em Guapiara estão preocupados com o setor de convênios da prefeitura local. Segundo alguns vereadores que estão conseguindo recursos para o município, haveria risco de se perder alguns convênios por falta de alimentação do sistema. Aliados do prefeito Matheus Freitas dizem que está tudo sob controle.
Novos prefeitos
As eleições suplementares realizadas no último domingo escolheram os novos prefeitos para as cidades de Itaóca, Apiaí, Campina do Monte Alegre e Angatuba.
Em Apiaí os vencedores foram o empresário Sérgio Barbosa, do PSD, prefeito, e Polaco Moura, do PP, como vice. Em Itaóca prevaleceu a candidatura única do engenheiro Trannin e do ex-prefeito Aloisio, de vice.
As vitórias foram muito comemoradas pelos aliados vencedores, que sofreram com seguidos adiamentos.
Filho eleito
Já em Campina do Monte Alegre as urnas confirmaram a eleição de Tiago do Zé Dito, filho do ex-prefeito Zé Dito que tinha vencido a eleição, mas teve sua candidatura cassada pela Justiça Eleitoral.
O pai infelizmente não pôde ver o filho conseguir a vitória na disputa, pois faleceu recentemente de Covid-19
20/09/2021
Guilhotina afiada
Comenta-se no paço municipal que o prefeito de Capão Bonito, Júlio Fernando, do PODE, estaria propenso a trocar alguns secretários que não estariam desempenhando bem suas funções. Dizem que o chefe do Executivo estaria reclamando que está tendo que fazer quase tudo sozinho e que gostaria de mais tempo para fazer viagens.
A pergunta que fica é: Quem nomeou e formou a atual equipe?
Proximidade
Causou estranheza nos corredores do Paço Municipal, que em tão pouco tempo no atual governo, o assessor para assuntos aleatórios do secretário de Relações Institucionais já está mantendo contato por celular com empresários que prestam serviço para o município.
As boas práticas em gestão pública indicam que este tipo de contato seja institucional, mas no paço teriam surgido comentários de que o assessor queria somente tomar uma Fanta com o empresário.
Taxa do financiamento
O empréstimo feito pela prefeitura de Capão Bonito junto à Caixa Federal, mesmo tendo quase 60 milhões em caixa, já está gerando custos aos cofres municipais. Essa semana a prefeitura pagou 35 mil reais de taxa pela contratação do financiamento e nas próximas semanas o município deverá pagar nova taxa de 35 mil reais, mesmo com estes custos, vereadores da situação acharam o empréstimo um bom negócio para a prefeitura.
Sem dar crédito
A obra de troca de iluminação pública que a atual administração de Capão Bonito está se vangloriando de estar fazendo teve início em 2019, quando a gestão passada inscreveu o município e apresentou projeto no programa Procel da Eletrobras.
Na época o projeto feito pela prefeitura foi classificado como um dos melhores do país. Dar crédito para seus antecessores parece não ser o forte da gestão do prefeito Júlio Fernando.
Ajeitando pros amigos
Além de nomear quase 80 cargos de confiança, sem falar os colocados em convênio, o prefeito de Capão Bonito tem procurado encaixar aliados que não tiveram êxito na eleição de 2002.
Alguns estão sendo nomeados nas assessorias de deputados como Giriboni, Renata Abreu, Frederico D’Ávila e Guiga Peixoto.
Empurrando pro Estado
O atual prefeito de Capão Bonito não quer somente colocar aliados nas assessorias de deputados, mas espera também colocar alguns aliados que estão tendo baixo desempenho em suas funções na prefeitura no novo Poupatempo que será instalado no Detran local. É mais um jeito de encaixar os aliados.
Precisando de ajuda
Passados quase 9 meses de governo a atual administração de Capão Bonito está trazendo de volta para a gestão ex-auxiliares do antigo prefeito e também funcionários de carreira que foram afastados no começo do mandato.
Parece que para reconstruir a cidade como o atual prefeito pregava está sendo necessário a apoio de profissionais da antiga gestão.
Temendo
Funcionários da prefeitura de Capão Bonito estão aguardando com expectativa e preocupação o trabalho que está sendo feito pela empresa contratada pela atual gestão para rever benefícios como insalubridade para alguns servidores concursados do município. Muitos temem sofrer mais perdas salariais.
Pedindo um tempo
Não são poucos os casos de servidores municipais da prefeitura de Capão Bonito que estão pedindo afastamento sem remuneração devido aos cortes de benefícios que estão sendo aplicados pela atual gestão.
Um dos maiores motivos para os pedidos de afastamento são os cortes de horas extras que diminuiu a renda de muitos servidores.
Pediu desculpa
O vereador Alan Senciatti pediu desculpa aos professores do município por ter apresentado requerimento na sessão da semana passada questionando um trabalho feito por professores da escola municipal Oscar Kurtz Camargo.
Bolsonarista de carteirinha, Senciatti chegou a participar e liderar a manifestação do 7 de Setembro feita por aliados do presidente na cidade contra o STF.
Repondo com frente de trabalho
A nova contratação de empresa para fazer a limpeza das escolas municipais de Capão Bonito gerou polêmica no Setor de Educação. Além da mudança das servidoras que estavam acostumadas com o serviço, segundo alguns educadores houve diminuição do número de contratados pela metade.
Para amenizar a demanda feita pelas gestoras das escolas foram mandadas pessoas que atuam na frente de trabalho para recompor as equipes.
Deixando a mesa
A vereadora Edilene Baptista, do DEM de Ribeirão Grande, renunciou ao cargo de secretária do Legislativo que ocupava desde do começo do ano.
A vereadora terá a partir de agora uma postura considerada independente, mas sem fazer oposição ao prefeito Marcelo Nunes.
Convite tucano
Após o vice-prefeito de Guapiara, Alexandre do Hospital, informar que deverá deixar o PP, surge vários partidos interessados em filiá-lo. Primeiro foi o MDB liderado pela prefeita de Itapetininga, Simone Marqueto, agora os tucanos de Guapiara estão convidando o vice para que venha para o ninho tucano. Por enquanto só especulação.
Apoio declarado
O vereador Juninho Sabino, do PSB de Guapiara, deixou claro que deverá apoiar o ex-governador Márcio França, caso ele se candidate ao Governo do Estado.
Juninho é filho do ex-prefeito Jorge Sabino e se aproximou muito de França quando este esteve no Governo de São Paulo em 2018.
Cotados
No meio político de Buri já se discutem os possíveis sucessores do prefeito Omar Chain que foi reeleito ano passado.
Entre os postulantes no grupo situacionistas estão o presidente do Câmara Celsinho Caiubi e os vereadores Gabriel Comeron e Maciel do Fama. Já a oposição deverá decidir entre o ex-prefeito Ú Fonseca ou seu filho Pipo Fonseca.
12/08/2021
Novo tucano
Comenta-se no meio político que o deputado estadual Edson Giriboni deve deixar o PV e se filiar ao PSDB para ser candidato a reeleição em 2022. O político teria sido convidado pelo comando tucano para se filiar a legenda e deve apoiar a candidatura a governador do vice-governador Rodrigo Garcia.
Midiático
O Governo do Estado lançou no começo desta semana o Programa Sudoeste + 10 que seria uma cópia do mesmo programa feito para o Vale do Ribeira, lançado pelo governador Dória no começo de seu mandato como Vale do Futuro e que se comprometia em alavancar o desenvolvimento daquela região.
Igual São Tomé
No lançamento do programa feito com pompa no Palácio dos Bandeirantes, o governador disse que autorizou a elaboração do projeto executivo da obra de duplicação da SP-258, que liga Capão Bonito a Itararé.
Prefeitos da região esperam a lançamento da obra, pois o projeto executivo para os trechos urbanos de Itapeva e Itararé já existem desde 2015, mas nunca saíram do papel.
Não vai ver
Um experiente político da região com conhecimento em obras públicas lembrou que o projeto executivo de uma rodovia duplicada demora meses e é como uma planta de uma casa ou de uma obra. Só depois dele estar pronto é que podem ser iniciadas as primeiras tratativas para início da obra.
Como o governador Dória vai sair do governo em abril para ser candidato a presidente, muito provavelmente não verá a rodovia duplicada como tinha prometido em sua campanha em discurso em Capão Bonito.
Uns fora e outros dentro
Um dos fatos que chamaram a atenção dos políticos da região foram as exclusões de vários municípios do Sudoeste +10, como Apiaí, Itaóca, Barra do Chapéu, Ribeira e Ribeirão Grande, este último que fica a 10 quilômetros de Capão Bonito.
Na matéria de divulgação feita pelo governo estadual consta Itapirapuã Paulista, mas entre membros do Condersul (Consórcio de Desenvolvimento das Regiões Sul e Sudoeste do Estado) não há certeza se o município que é vizinho de Ribeira e Paraná estaria no programa.
Não conhecem a região
Para o ex-prefeito de Capão Bonito, Marco Citadini, a exclusão de municípios do Alto Ribeira e de Ribeirão Grande que está a 10 quilômetros de Capão Bonito do programa Sudoeste +10, confirma a sua tese de que o atual governo estadual dá a impressão que não conhece a região Sudoeste e as suas peculiaridades.
Não entendeu
O prefeito de Ribeirão Grande, Marcelo Nunes, em reunião de prefeitos do PP com o vice-governador Rodrigo Garcia, do PSDB, um dia após o lançamento do programa questionou o fato de seu município ter sido excluído do programa Sudoeste +10 e não ter sido contemplado com ampliação de estradas vicinais.
Nova edição
Além do lançamento Sudoeste +10, aliados do governo Dória estão tentando melhorar a imagem do governo nos municípios da região Sudoeste.
Na semana passada o deputado estadual Edson Giriboni, do PV, lançou mais uma vez a Frente Parlamentar pela duplicação da SP-258.
Ex-aliado
No passado o deputado Edson Giriboni era considerado aliado do ex-governador Geraldo Alckmin, de quem Giriboni chegou a ser secretário estadual de Saneamento Básico em plena crise hídrica que quase levou ao racionamento de água na capital paulista. Mas agora são outros tempos.
Agora é bom
A prefeitura de Capão Bonito anunciou essa semana processo de capacitação para educadores para as salas multimídias que contarão com equipamentos de última geração como lousas digitais, notebooks, tabletes e que serão usadas para aulas de formato híbrido.
O prefeito só esqueceu de informar que os equipamentos foram comprados pela gestão passada e entregues em dezembro, mas só agora foram implantados.
E agora?
A aquisição dos equipamentos elogiados agora pela atual gestão era criticada a todo o momento pelo vereador Fio Londrina, do PSD, na Câmara. Para Fio era desperdício a sua aquisição. Agora que o atual governo elogiou os equipamentos qual será o comportamento do combativo vereador?
Participação confirmada
Na sessão da Câmara desta semana o vereador Fio Londrina confirmou que o prefeito Júlio Fernando teria participado do churrasco que originou a denúncia de propina contra o ex-presidente da Câmara, Adinan Martins.
Segundo o vereador, o prefeito não foi para armar a CPI.
Histórico de admissão
Essa não é primeira vez que um vereador admite algo que afeta o prefeito Júlio Fernando. Recentemente o vereador Rafael do Abner afirmou que ficou sabendo que um funcionário da Secretaria de Obras trabalhou sim num imóvel do prefeito, mas teria sido fora do horário de expediente.
Reorganizando
Em Guapiara o ex-vice-prefeito João Carlos Menck deve deixar o PTB e pode assumir o comando do MDB.
Menck está se encarregando de reorgarnizar o partido na cidade e deve preparar a legenda para as eleições de 2024.
Novos caciques
A atual gestão de Capão Bonito continua com sua contratação de cargos de confiança para fazer as funções de comando que na gestão passada era feita por funcionários de carreira da prefeitura.
Esta semana começou a atuar no setor de limpeza pública o ex-candidato a vereador Teko Tanaka. Entre funcionários concursados comenta-se que o número de caciques é grande.
Rodízio por falta de cadeiras
Outro comentário entre funcionários de carreira da prefeitura de Capão Bonito é de que alguns setores como ouvidoria, abastecimento de combustíveis e limpeza pública poderá ser necessário fazer um rodizio de horário de trabalho para os cargos de confiança da atual gestão.
O rodizio seria implementado para que todos possam ter cadeiras para sentar.
O recordista
Entre vereadores de Capão Bonito ninguém esconde que o edil Fio Londrina tem um grande número de indicados contratados na prefeitura em cargos de confiança e em convênios da prefeitura.
Alguns falam em no mínimo 15 indicados, mas tem vereador que já teria feito uma relação com 20 indicações.
01/08/2021
Causando surpresa
Um dos nomes que surpreendeu na relação foi o do Diretor de Trânsito que estaria sendo ocupado por Valter Pereira da Silva, também conhecido como Valter Bike. Na relação o diretor receberia R$ 3.578,63.
Poucas pessoas têm visto a atuação do chefe do Demutran, função que no mandato passado era exercida pelo atual secretário de Obras, Gilberto Tobias Domingues.
Mais arrocho
O chefe de Transporte da Saúde de Capão Bonito, Edmilson Chulé, estaria fazendo viagens no lugar de motoristas concursados do Setor de Ambulâncias. Além do salário que recebe como cargo comissionado, o ex-vereador Chulé ainda receberia as diárias pelas viagens.
Além do atual governo ter cortado as horas extras da maioria dos funcionários agora chefe faz viagem e impede que motoristas ganhem pelo menos as diárias.
Será que vão apurar?
E não é somente servidores da prefeitura que estão se sentindo prejudicados com a forma de gestão do chefe do Setor de Transportes da Saúde. Há comentários de que estariam chegando reclamações na ouvidoria sobre comportamento inadequado e até de esquecimento de avisar motoristas sobre agendamento de viagens de pacientes de ortopedia. Será que a ouvidoria vai tomar providências?
Novos fatos
A CPI instaurada pela Câmara no ano passado para investigar denúncia feita pelo ex-vereador Nino Nunes, do PSD, sobre possível propina dada por um empresário do ramo de transporte urbano ao então presidente da Câmara, Adinan Martins, do PP, pode ter novos desdobramentos graças a revelações do empresário.
O mentor
Os vereadores denunciantes na época afirmaram que se reuniram com o dono da empresa num churrasco, mas nunca falaram que o atual prefeito Júlio Fernando estava presente. Esta semana o dono da empresa informou a amigos de Capão Bonito que o atual prefeito também estava no encontro que gerou a denúncia e depois virou CPI.
O atual prefeito teria sido um dos mentores da estratégia para tentar incriminar Martins. A CPI acabou não comprovando a existência de nenhuma propina.
Mesmo sem 2ª dose
A prefeitura de Capão Bonito determinou o retorno das aulas presencias para agosto e setembro. Os professores retornam às atividades em agosto e as aulas presenciais devem começar em setembro, mesmo que os profissionais da Educação ainda não tenham recebido a segunda dose da vacina contra a Covid-19.
Ocupando espaço
A divulgação de uma lista de cargos de confiança da prefeitura de Capão Bonito por grupos de WhatsApp da cidade deixou muitas pessoas boquiabertas.
Na relação que já pode ter aumentado, seriam mais de 64 cargos de confiança, consumindo cerca de 200 mil reais por mês.
Segundo comentários, as atuais nomeações seriam o dobro das usadas pela gestão passada
Para os amigos tudo I
São fortes os comentários de que máquinas da Secretaria de Obras de Capão Bonito estariam fazendo serviços em propriedades particulares de empresários amigos da atual administração.
Há alguns dias um proprietário rural nas imediações do bairro Itanguá teria sido privilegiado com caminhões de cascalho para serviços internos de sua propriedade.
Para os amigos tudo II
Esta semana chegou até o jornal que um conhecido empresário do ramo de transporte era quem estaria sendo beneficiado com o serviço dos equipamentos da Secretaria numa propriedade que fica na entrada da cidade.
A reportagem não encontrou as máquinas no local, mas avistou dois funcionários de cargo de confiança saindo do local com um carro a serviço do Obras.
Estranho, muito estranho.
Retardatários
O município de Capão Bonito parece que continua não dando importância para a vacinação da população contra a Covid. Esta semana a cidade voltou a cair no ranking estadual de vacinação feito pelo próprio do Estado de São Paulo.
A cidade agora caiu para a posição 479 entre os 645 municípios paulista. Isso que é eficiência e preocupação com a população. E a prefeitura insiste em não pagar horas extras para os profissionais da saúde.
Nova assessoria
A prefeitura de Capão Bonito continua com sua estratégia de contratar assessoria para possível prestação de serviços para o município. Depois de contratar empresa em Brasília e outra empresa para serviço de contabilidade, agora foi a vez da prefeitura contratar uma outra empresa de contabilidade, agora de uma ex-funcionária da prefeitura. Interessante que a empresa contratada foi aberta em junho e contratada em julho.
Homem forte de Giriboni
O ex-vereador Romano Silva é o braço forte do deputado Edson Giriboni em Capão Bonito. O ex-vereador foi nomeado como assessor do deputado pela Assembleia Legislativa e já está coordenando os trabalhos na cidade. Uma das primeiras ações foi viabilizar parceria para curso de dança em salas da Fatec.
Ex-vereador está assessorando Giriboni em Capão Bonito
Deputados se movimentando
Com a aproximação da eleição estadual de 2022 alguns políticos já começam a se movimentar para entrar na mídia e agradar os eleitores da região de Itapeva.
Como uma das maiores demandas é a duplicação da rodovia SP-258, já tem deputado recriando a frente parlamentar pela duplicação da rodovia que liga Capão Bonito a Itararé.
Nova frente parlamentar
A frente parlamentar pela duplicação da SP-258, rodovia Francisco Alves Negrão, foi criada originariamente pelo ex-deputado estadual dr. Ulisses Tassinari, de Itapeva, e depois foi incorporada pelo deputado Edson Giriboni quando o itapevense ficou como primeiro suplente e demorou para assumir sua cadeira.
Nada de efetivo
De prático a frente parlamentar pela duplicação da rodovia Francisco Alves Negrão até agora conseguiu reunir políticos da região e alguns deputados para debater sobre o tema, mas não proporcionou nada de concreto para que o Estado se movimentasse pela obra.
Habilitado ou não?
Políticos da oposição em Guapiara prometem investigar se o prefeito Matheus Freitas, do DEM, tem habilitação adequada para dirigir caminhões da prefeitura.
Segundo estes oposicionistas, a função deve ser exercida por um motorista com habilitação específica para carros pesados.
Vão investigar
Além de questionar qual é o nível da carteira de habilitação do prefeito, os oposicionistas de Guapiara estão levantando informações se vereadores da base do prefeito também estariam dirigindo caminhões da prefeitura.
Os oposicionistas prometem questionar os seus colegas da situação caso seja confirmado que eles também estariam dirigindo os veículos.
Outro foco
Para aliados do prefeito Matheus Freitas, os oposicionistas de Guapiara não deveriam se preocupar com a forma como o prefeito faz sua gestão e deveriam sim procurar ajudar o município para sejam resolvidos os problemas que afetam a população.
Para aliados do prefeito, oposição deveria ajudar o município

10/07/2021
Casal em cargos de confiança
O Expresso inicia uma série de publicações na Coluna Ciranda sobre os cargos de confiança nomeados pelo prefeito Julio Fernando. Em um levantamento prévio, nota-se que boa parte dos cargos de confiança da atual gestão municipal estão sendo ocupados por cabos eleitorais da campanha de 2020.
Nota-se atualmente, nomeações não muitos comuns na Administração Pública, mas, em Capão Bonito, o prefeito nomeou em cargos de confiança marido e mulher.
Mesmo a Secretaria de Desenvolvimento Social tendo em seu quadro profissionais concursados de extrema competência e qualificação, o prefeito Julio Fernando optou em nomear o ex-conselheiro tutelar Célio Sebastião na função de Coordenador da Casa do Adolescente, com salário de R$ 2.944,15, e sua esposa Leonice Silva, que também está num cargo de assessora e atuando no setor social.
Enquanto isso, funcionários de carreira sofrem perseguições políticas e corte de benefícios como horas-extras.
Campeã
A atual administração de Capão Bonito parece que vai receber o título de campeã da perda de prazos em gestão pública.
Depois de perder prazo para mandar folha de pagamento ao banco, perder prazo para apresentar o Plano Plurianual e Lei de Diretrizes Orçamentárias, também teria perdido o prazo para um recurso administrativo junto à Receita Federal.
Para alguns funcionários da prefeitura, vem mais por aí.
Fora da disputa
O deputado federal Guilherme Mussi, do PP, declarou para aliados e amigos que não deverá ser candidato a deputado na próxima eleição de 2022.
Mussi teria afirmado que deverá se dedicar as empresas da família e deve escolher um sucessor para disputar a eleição a deputado federal pelo partido.
Comemorou
Quem comemorou a decisão de Mussi foi a assessoria do deputado estadual Edson Giriboni que estava preocupada com o fato do deputado federal do PP pensar em disputar a eleição para deputado estadual.
Se Mussi decidisse sair candidato a deputado estadual poderia dividir a região com Giriboni.
Fogo amigo I
Nos corredores do paço municipal de Capão Bonito comenta-se que houve comemoração de alguns secretários e assessores do prefeito Júlio Fernando pela divulgação de um vídeo comprometedor do Assessor de Relações Institucionais, Matheus Francatto.
Teve secretário que teria afirmado que o episódio seria o fim da carreira do ex-vereador.
Fogo amigo II
Além da comemoração de alguns secretários e aliados do prefeito, outro ponto que chamou a atenção no episódio do vídeo do Assessor de Relações Institucionais é que ele teria sido vazado por páginas de aliados do atual prefeito.
É o famoso fogo amigo que tem imperado na atual gestão.
Sócio imexível
Mesmo apesar da repercussão negativa do vídeo comprometedor do Assessor de Relações Institucionais e coordenador do comitê de combate a pandemia na cidade, Matheus Francatto, não há sinalização sobre sua possível exoneração.
No meio político de Capão Bonito comenta-se que Francatto é imexível, pois além de tudo é socio do prefeito no escritório de advocacia.
Não se importa
Além de ser mantido no cargo o Assessor de Relações Institucionais mesmo após divulgação do vídeo, o ex-vereador Matheus Francatto continua representando o prefeito Júlio Fernando em vários eventos. Pelo jeito o chefe do Executivo não se importou com o episódio do vídeo.
Até o vice
Não é só o Assessor de Relações Institucionais Matheus Francatto que estaria sendo alvo de fogo amigo por parte dos próprios aliados do prefeito Júlio Fernando. O vice-prefeito e secretário de Saúde, Roberto Tamura, do PSDB, tem sido alvo de ataques e denúncias de pessoas que têm espaço no atual governo.
Tranquilo
Apesar do prefeito de Capão Bonito dizer que está tranquilo com relação ao combate a pandemia no município, os óbitos não dão respaldo para tanta tranquilidade.
Somente no mês de junho as mortes por Covid foram superiores aos 10 meses enfrentados pela gestão passada na pandemia. Nos 10 meses de 2020 foram perdidas 48 vidas, somente no mês de junho morreram 57 pessoas.
Será que mesmo com esses números o prefeito continua tranquilo?
Encontro arrumado
Na semana passada um conhecido empresário do ramo de transporte que atua agora com mais espaço em Capão Bonito promoveu uma reunião em seu sitio para apresentar o deputado estadual Danilo Balas, do PSL, para alguns políticos de cidades da região.
Entre os convidados estava o vice-prefeito e secretário de Saúde de Capão Bonito, Roberto Tamura, que pelo jeito não se preocupou com a aglomeração.
Sem registro
Apesar da conversa ter sido boa segundo alguns assessores do deputado do PSL, não houve sequer uma foto tirada, já que Danilo Balas é da tropa de choque do presidente Jair Bolsonaro e não admite aproximação com políticos ligados ao governador João Dória, como é o caso do vice-prefeito Tamura.
Atendidas
Parece que as vereadoras de Capão Bonito estão sendo bem atendidas pela atual gestão. Há alguns dias a ONG fundada pela vereadora Lu da Ong recebeu em comodato uma máquina de costura do município. E no começo deste mês uma empresa da irmã da vereadora Camila Camargo foi contratada para serviço de digitação.
As fiscalizadoras
A pergunta que muitas pessoas estão fazendo é se as vereadoras conseguirão fazer o seu papel de fiscalizadoras do Poder Executivo sendo beneficiadas com atendimento de pedidos tão pessoais. Alguém acredita que elas fiscalizarão a atual gestão?
Casal de aliados
No atual governo de Capão Bonito tem sido normal o fato de serem nomeadas várias pessoas para cargos de confiança que estiveram na linha de frente da campanha da dupla Júlio Fernando e Tamura.
Também é comum casais sendo nomeados para funções de confiança. Entre os casais estão o ex-conselheiro tutelar que não pôde ser candidato a reeleição por não ter passado na prova escrita, Celio de Oliveira Sebastião, com salário de R$ 2.944,15 e sua esposa Leonice Silva com subsídios de R$ 1.219,37. A dupla estaria atuando na Casa do Adolescente.
Cargos de confiança
Devido as dificuldades de se conseguir no Portal Transparência todos os cargos nomeados pela atual administração de Capão Bonito, o jornal O Expresso vai pedir oficialmente com base no direito a informação a relação completa dos ocupantes de cargos de confiança para ser publicada no jornal.
Novos voos
A médica Giane Paixão que foi candidata a vice-prefeita na eleição de novembro passado está sendo estimulada por muitas pessoas de Guapiara para que pense em disputar a eleição de 2024, mas desta vez como candidata a prefeita.
Giane foi considerada uma das revelações da disputa eleitoral deste ano.
03/07/2021
Manda e desmanda
Entre políticos de Capão Bonito comenta-se que está cada vez mais forte a presença do assessor de Relações Institucionais Matheus Francatto nas decisões do atual governo. Com a ausência frequente do prefeito no paço e a falta de decisão de outros secretários, o assessor que também é socio do prefeito no escritório de advocacia, tem dado as cartas
Aliados com espaço
O atual governo de Capão Bonito já nomeou mais cargos de confiança que a gestão passada.
Segundo levantamento feito pelo O Expresso até o mês de maio foram 64 cargos comissionados. O número é bem superior ao que existia no final de 2020 quando tinham cerca de 30 cargos nomeados pelo ex-prefeito.
Mais de 200 mil
No mês de maio somente os salários dos aliados do prefeito consumiram R$ 203.080,36 dos cofres da prefeitura.
Entre os muitos cargos de confiança existem vários casais de aliados que foram da linha de frente na campanha da dupla Júlio Fernando e Tamura. Além de casais, estão na relação parentes de secretários e de vereadores e ex-secretários como João Bosco de Sá.
Imprensa na Promoção
Outro fato que chama atenção é que alguns cargos estão nitidamente em desvio de função, como é o caso do editor chefe da Imprensa Oficial em que o ocupante do cargo é Alex Moreira Paiva, mas que estaria lotado na Promoção Social. Enquanto isso, não se sabe quem é o jornalista responsável pela Imprensa Oficial do município.
Preteridos
Políticos de Capão Bonito souberam que motoristas do Setor de Transporte da Saúde de Capão Bonito não entendem porque o chefe do setor Edmilson Chulé tem feito viagens, principalmente as para cidades mais próximas, ele próprio dirigindo veículos e deixando os funcionários à disposição.
Para estes políticos, o chefe do setor está aproveitando para receber as diárias pelas viagens.
Fogo amigo
Começaram as críticas declaradas do próprio grupo situacionista à gestão do vice-prefeito Roberto Tamura à frente da Secretaria da Saúde.
Nos últimos dias aliados do prefeito, inclusive com indicação de cargos de confiança, divulgaram o que seriam irregularidades cometidas pela atual gestão na Secretaria de Saúde.
Cabeças a prêmio
Nos corredores da prefeitura de Capão Bonito é forte o comentário de que haverá mudança no PAT local. Segundo informações já estariam inclusive buscando outra pessoa para assumir as funções.
A mudança teria sido pedida por vereadores da base aliada que falam que mais cabeças vão rolar.
Resultado dos cortes
O corte no pagamento de horas extras para vigias da prefeitura está fazendo com que vários prédios públicos fiquem sem segurança e isso tem causado o aumento dos casos de furto.
O prédio do CAPS e escolas sofreram recentemente com a ação dos criminosos e com a falta de vigias por economia da administração.
Resultado das perseguições
No começo da atual gestão funcionários com experiência no Setor de Contabilidade foram colocados em escolas por perseguição política.
Há alguns dias a prefeitura que não conseguiu mandar até 31 de maio o Plano Plurianual e a Lei de Diretrizes Orçamentárias acabou contratando uma empresa de contabilidade de Araçatuba que poderá fazer os planos que antes eram feitos pelos servidores municipais.
Fakes ao ataque
Depois que o ex-vereador e ex-candidato a prefeito Heitor da Gelsa informou que recebeu denúncias sobre funcionários da Secretaria de Obras teriam trabalhando num imóvel do prefeito, ele começou a receber ataques de fakes que sempre defendem o atual prefeito.
Por que será que começaram os ataques?
Tentando consertar
A pedido da assessoria jurídica da Câmara de Capão Bonito, o presidente da Câmara Paulo Cecap colocou para votação em sessão extraordinária um projeto de decreto Legislativo para anular o processo da reprovação das contas do ex-prefeito Marco Citadini ocorrida este ano.
O projeto de autoria do presidente do Legislativo foi rejeitado pela bancada da situação.
Sem direito de defesa
Na exposição de motivos para apresentação do projeto a assessoria jurídica e a controladoria interna verificaram que não foi proporcionado direito a ampla defesa ao responsável pelas contas de 2018, no caso o ex-prefeito Marco Citadini.
Em suas declarações, o ex-prefeito sempre falou que não teve direito a defesa e que tinha fortes suspeitas que o processo não teria passado pela Assessoria da Jurídica da Câmara.
Ganhando pontos
A desenvoltura da secretária de Saúde de Guapiara, Jordana Menk, foi elogiada pelos aliados do prefeito Matheus Freitas nos últimos dias.
A secretária concedeu entrevista à imprensa regional e se mostrou firme e desenvolta.
Candidatura própria
Aliados do vice-prefeito de Guapiara, Alexandre do Hospital, do PP, dizem que apesar de ele estar atendendo no paço municipal estão acontecendo retaliações a sua atuação principalmente da área da saúde.
Segundo auxiliares do vice, ele está decidido a ser candidato a prefeito nas próximas eleições, principalmente pela forma como tem sido tratado pela atual gestão.
Divisor de águas
Políticos da oposição em Guapiara afirmam que vão levar adiante o caso da denúncia de contratação de serviços de publicidade pela prefeitura local.
Para os oposicionistas, o caso será emblemático para dividir oposição e situação na cidade.
Visita a aliados
A deputada estadual Márcia Lia, do PT, esteve em Ribeirão Grande nesta semana onde visitou aliados políticos do PT e de outras legendas.
A deputada ouviu as reivindicações das vereadoras Edilene Baptista e Maria Andreia.
17/06/2021
Mudando de barco
No meio político capão-bonitense comenta-se que o grupo do prefeito Júlio Fernando estaria pulando do barco de apoio ao deputado estadual Frederico D’Ávila, do PSL. Segundo alguns políticos, o prefeito já teria direcionado seu grupo ao deputado Guiga Peixoto, também do PSL.
Sinais de fumaça
Um dos sinais de que o deputado Frederico D’Ávila estaria em rota de colisão com o grupo do prefeito de Capão Bonito seria a exoneração do genro do secretário de Governo, José Toshio Saito, de um cargo em sua assessoria na Assembleia Legislativa.
Tropa aliada
O prefeito de Capão Bonito, Júlio Fernando, designou vereadores aliados na missão de se aproximar do deputado federal Guiga Peixoto, do PSL.
Recentemente vereadores próximos ao prefeito receberam o deputado na cidade e já afirmaram que irão apoiá-lo.
Audiência em alta
O ex-prefeito de Capão Bonito, Marco Citadini, teve uma das lives mais visualizadas da cidade nos últimos meses. Foram mais de 25 mil visualizações onde o ex-prefeito esclareceu vários temas referentes a sua administração e a atual gestão.
Não quis
Entre os temas comentados na live está o fato de Capão Bonito não ter aderido ao SAMU regional em 2009, na primeira gestão do prefeito Júlio Fernando. Por não pertencer ao convênio a cidade deixou de receber uma ambulância UTI em 2020.
Em 2009 o prefeito Júlio Fernando não deixou a cidade aderir ao programa por entender que era caro.
Agora quer
Após a declaração do ex-prefeito, o atual prefeito de Capão Bonito, Júlio Fernando, juntamente com o vereador Rafael do Abner foi até Itapeva para conferir os trabalhos do SAMU naquela cidade. Será que o prefeito não sabe que a sua cidade deveria ser vinculada ao serviço por Itapetininga?
Empresário influente
São fortes os comentários de que o novo chefe da Secretaria de Desenvolvimento Social de Capão Bonito, Jaderson Braga, seria uma indicação de um conhecido empresário do setor de transportes que atua no município e na região. Antes de Capão Bonito, Braga atuava na prefeitura de Barra do Chapéu.
Cobrando explicações
Sob o comando do vereador Neto Tallarico, do PL, a Câmara de Capão Bonito aprovou um requerimento cobrando informações da prefeitura sobre a entrega de cestas básicas da merenda escolar para alunos da rede municipal.
O requerimento foi aprovado por todos os vereadores.
Merenda semestral
Um dos motivos para que a Câmara decidisse cobrar informações da prefeitura de Capão Bonito sobre a distribuição das cestas da merenda escolar diz respeito ao fato de que após terem sido completados 6 meses de governo foi entregue apenas uma cesta de alimentos não perecíveis.
Divergência de informação
Está havendo uma divergência entre o que o prefeito de Capão Bonito está divulgando sobre a vacinação e o que a Secretaria de Saúde diz estar fazendo.
No dia 16 o prefeito falou que foram vacinadas cerca de 800 pessoas nas suas mídias sociais, já a Secretaria de Saúde falou em 600 pessoas.
Em quem a população deve acreditar?
Fogo amigo
O vereador Josiel Baitaca, do PL de Capão Bonito e líder do governo na Câmara local, fez um vídeo criticando a atenção que o secretário de Saúde Roberto Tamura tem dado a UBS do Jardim da Amizade.
Baitaca também disse que não quer saber de perseguição a funcionários após suas denúncias.
Opção pela economia
O programa de vacinação em Capão Bonito está sofrendo com restrições impostas da atual gestão. Para atender determinação do prefeito Júlio Fernando de não pagar horas extras, as agendas de vacinação terminam às 16 horas.
Pelo jeito para a atual administração é melhor deixar a população sem tomar vacina do que pagar horas extras aos funcionários.
Sem sintonia
Entre políticos de Capão Bonito comenta-se que há uma divergência clara entre o prefeito Júlio Fernando e o seu vice e secretário da Saúde Roberto Tamura.
O prefeito é tido como defensor de uma linha negacionista, já o vice defende medidas mais radicais por ser aliado incondicional do governador João Dória.
Invertendo a ordem
A prefeitura de Capão Bonito enviou há cerca de um mês um projeto de subsídio para o transporte coletivo urbano de 20 mil reais mês. O interessante é que somente nesta semana a prefeitura enviou um projeto para remanejar dotação orçamentária para pagar o subsídio aprovada há mais de 20 dias. Pode isso?
Novo adiamento
A eleição suplementar de Apiaí que estava marcada para o dia 4 de julho foi transferida por determinação do TRE para o dia 1º de agosto. Com isso toda a campanha na cidade sofre nova paralisação.
De goleada
O vereador Mauro Rodrigues apresentou na última sessão da Câmara de Guapiara uma moção contra a cobrança de contribuição previdenciária que o governador João Dória está fazendo desde setembro do ano passado de aposentados e pensionistas do Estado. A moção foi aprovada por todos os vereadores.
Situação unida
O prefeito de Guapiara, Matheus Freitas, do DEM, parece ter conseguido unir toda a bancada situacionista na Câmara local. Esta semana surgiram conversas do presidente da Câmara, Toninho Mineiro, pedindo para que o grupo derrubasse um requerimento de um vereador da oposição.
13/06/2021
Ambulâncias novas
O governo do prefeito Júlio Fernando e seu secretário de Saúde e vice-prefeito Roberto Tamura desde de janeiro criticam muito o estado das ambulâncias da prefeitura. Mas omitem que as duas novas ambulâncias que chegaram ao município foram compradas pela gestão passada, que fez todo o processo licitatório e deixou o dinheiro para seu pagamento, quitação esta que só seria feita com a entrega realizada este ano.
Tentativa frustrada
A assessoria do deputado federal Vitor Lippi tentou há alguns dias se reaproximar do grupo do ex-prefeito de Capão Bonito, Marco Citadini.
O contato foi intermediado por um vereador da cidade, mas foi rejeitado pelo ex-prefeito que disse ter compromisso de lealdade com políticos que o apoiaram.
Relato quinzenal
Em live realizada nesta semana, o ex-vereador Heitor da Gelsa disse estar recebendo várias denúncias de irregularidades que estão sendo feitas por moradores da cidade.
O político disse que irá fazer um levantamento de tudo que está chegando até ele e vai relatar para a população quinzenalmente.
Viajando
Na mesma live o ex-vereador criticou duramente as constantes viagens do prefeito Júlio Fernando para eventos em São Paulo e em outras cidades da região.
Para Heitor da Gelsa, muitas dessas viagens foram mais de passeios políticos do que trouxeram resultados práticos ao município. Tem gente já chamando o prefeito de Júlio Viajando Fernando.
Ex-vereador criticou excesso de viagens do prefeito
Sem exemplo
Outro ponto criticado pelo ex-vereador e ex-candidato a prefeito foi o fato de o atual prefeito ter frequentado durante a campanha vários churrascos, inclusive um polêmico numa oficina na região central da cidade que foi fechada após ação da Polícia Militar. Para o ex-vereador, o prefeito nunca deu exemplo com relação a pandemia.
Benefício próprio
Alguns políticos entendem que se um prefeito aceita que familiares façam viagens com Van cedida por empresa que presta serviço para determinada prefeitura e que se funcionários desta mesma prefeitura fazem serviços particulares em hora de expediente para um político, ele estaria cometendo algo irregular. Será que existe isso em alguma cidade?
Merenda semestral
O prefeito de Capão Bonito, Júlio Fernando, foi criticado por pais de alunos da cidade após ele afirmar em entrevista a programas de rádios de aliados que estão sendo feitas as entregas de forma regular de cestas aos alunos da rede municipal.
Segundo muitos pais, até o começo deste mês de junho foi entregue somente uma cesta de alimentos não perecíveis. Será que as entregas serão na base de uma por semestre?
Criticou, mas fez igual
A atual administração de Capão Bonito no começo da atual gestão criticou a aquisição de computadores feitos pela gestão passado para a Secretaria de Educação, mas depois de criticar acabou comprando da mesma empresa equipamentos iguais em 2021.
A diferença é que os aparelhos comprados pela gestão passada foram entregues e pagos, já os adquiridos pela atual gestão foram pagos, mas…
Live gravada
Numas das últimas lives do prefeito de Capão Bonito foi possível ouvir as vozes de assessores que estavam próximos ao gabinete no momento da gravação, já que o chefe do Executivo capão-bonitense não faz suas lives ao vivo e sim as grava.
Já tem aliado do prefeito cobrando que a assessoria modere no volume para que não vaze algo prejudicial à atual administração.
Volta às aulas
Educadores capão-bonitenses não entenderam o motivo pelo qual os secretários de Saúde e de Educação de Capão Bonito fizeram uma reunião preparatória para volta às aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino.
Para estes professores, o retorno das aulas neste momento seria extremamente arriscado. Parece que os secretários desistiram da ideia, pelo menos por enquanto.
Marcando presença
Na última sessão da Câmara de Guapiara realizada na última terça-feira o prefeito Matheus Freitas esteve presente e fez uma prestação de contas para os vereadores. Freitas relatou entre outras coisas a sua dificuldade para fazer manutenção das estradas e no enfrentamento aos casos de Covid-19.
Elogiado pelos aliados
Vereadores da situação elogiaram o prefeito por ele ter a coragem de participar da sessão e por explicar a situação da prefeitura. Já os vereadores da bancada oposicionista disseram que a democracia propicia um debate saudável.
Requerimento derrotado
A bancada oposicionista da Câmara de Guapiara apresentou requerimento em que era solicitado da prefeitura a relação de todos os funcionários da prefeitura inclusive os cargos comissionados e também da Organização Social Irmã Dulce.
O requerimento que contou com a assinatura de 5 vereadores da oposição foi derrotado por 6 votos contra 5. A bancada da situação se uniu para evitar a aprovação.
Influenciou
Para vereadores oposicionistas de Guapiara a presença do prefeito Matheus Freitas na sessão acabou influenciando na união da bancada da situação que derrubou o requerimento da lista de funcionários.
Para os membros da oposição se não fosse a presença do prefeito alguns dos vereadores da situação aprovariam o requerimento.
Buscando recursos
O prefeito de Ribeirão Grande, Marcelo Nunes, do PP, esteve em Brasília na semana passada para buscar recursos para o município.
Nunes recebeu apoio da assessoria do deputado Guilherme Mussi em passagem pelos gabinetes dos vários ministérios que Nunes visitou.

10/06/2021
Vazou
Um áudio do vereador Fio Londrina vazado em Capão Bonito e que foi direcionado ao assessor de imprensa Igor Senciatti agitou o meio politico de Capão Bonito.
No áudio o vereador diz que ele e o prefeito Júlio Fernando não têm nada a perder.
Elogiado
O prefeito de Ribeirão Grande, Marcelo Nunes, foi entrevistado pela rádio Jovem Pan de Itapetininga e foi elogiado por suas ações de ajuda ao pequeno comércio local. Outro ponto elogiado pelos apresentadores do programa foi o fato de o prefeito ter adquirido rapidamente exames para não ficar na dependência dos laboratórios do Estado.
Cobrando apoio
O ponto alto do áudio diz respeito ao pequeno apoio que o prefeito Júlio Fernando tem recebido das dezenas de cargos de confiança que nomeou em sua defesa nas mídias sociais.
O vereador deixa claro que haverá uma reunião onde será cobrada uma atuação mais efetiva dos cargos de confiança em defesa do prefeito.
Reunião do transporte
Na semana passada ocorreu uma reunião agitada entre vereadores de Capão Bonito, o prefeito Júlio Fernando e o empresário que presta serviço de transporte coletivo urbano no município.
Alguns vereadores há meses reivindicam a ampliação das linhas e se dispõem até em devolver recursos do Legislativo para subsidiar o serviço.
Tenso
O clima ficou tenso na reunião e num dado momento o empresário chegou a afirmar que o Executivo estava mentindo ao afirmar que a empresa não tinha apresentado planilhas e relatórios apontando seu déficit.
Depois de um assessor informar que a empresa tinha apresentado todos os relatórios o Executivo teve que engolir em seco.
Visão ambiental
O prefeito de Capão Bonito, Júlio Fernando, esteve há alguns dias na Secretaria Estadual da Infraestrutura e Meio Ambiente e levou a tira colo o vereador Josiel Baitaca, líder do governo na Câmara.
O que chama atenção é que quando era administrador da Vila Aparecida, Baitaca chegou a descartar entulho em local irregular o que ocasionou a apreensão de um caminhão da prefeitura. Parece que não é um político muito antenado nas questões ambientais.
Estressante
O estresse está grande entre assessores do prefeito de Capão Bonito, Júlio Fernando. Esta semana o secretário de Governo José Toshio Saito teria tirado alguns dias de licença para recuperar as energias após o início de mandato turbulento.
Se a regra pega teremos a instituição das férias semestrais para assessores do prefeito.
Quer alugar
Aliados do deputado federal Guilherme Mussi não entenderam a oposição do vice-prefeito e secretário de Saúde que disse que a aquisição de um tomógrafo para a Santa Casa não seria interessante.
O vice teria defendido que seria mais interessante fazer a locação do equipamento como era feito no hospital de Ubatuba.
Defendendo a aquisição
Em acordo com a Santa Casa que defende a compra do aparelho que possibilitará uma maior eficiência nos diagnósticos pela equipe médica, a assessoria do deputado federal vai continuar defendendo que os recursos enviados por ele sejam usados para a aquisição.
O viajante
Oposicionistas de Capão Bonito estão criticando as frequentes viagens do prefeito Júlio Fernando enquanto a cidade enfrenta novo pico de casos de covid.
Para muitos políticos, as recentes viagens estão tendo mais caráter político do que técnico e neste momento não contribui com o combate a pandemia.
No papel
Nos corredores da Secretaria de Saúde, comandada exclusivamente por tucanos, comenta-se que o secretário de Saúde de Capão Bonito e vice-prefeito Roberto Tamura estaria descontente com a falta de um posicionamento mais firme do prefeito Júlio Fernando quanto as restrições ao comércio para combater a Covid.
O vice já estaria pensando em colocar no papel suas recomendações.
Desgastando
Já aliados mais próximos do prefeito Júlio Fernando estariam preocupados com os resultados negativos perante a população devido as críticas a condução do vice ao combate a pandemia na cidade.
Para os auxiliares, o prefeito está tendo desgaste devido as falhas da equipe montada por Tamura.
New Odorico
Passados 6 meses de governo, o prefeito de Capão Bonito, Júlio Fernando, continua se vangloriando que tem feito obras como a pintura do muro do cemitério central e das praças da cidade.
Os mais antigos já estão comparando o prefeito com folclórico personagem da novela O Bem Amado em que o prefeito Odorico Paraguaçu tinha fixação pelo cemitério.
Impedido
O assessor de Relações Institucionais de Capão Bonito, Matheus Francatto, que estava acumulando a Secretaria de Desenvolvimento Social teria voltado para suas funções originais.
Isso porque como secretário não pode continuar atuando como advogado coisa que Francatto continua fazendo mesmo estando nomeado a um cargo de confiança.
Sem cestas
No mês de maio novamente muitos pais de alunos da Rede Municipal de Ensino alegam que não receberam a cesta de alimentos não perecíveis.
Até agora mesmo tendo recebido cerca de 100 mil reais por mês do Governo Federal para aquisição de gêneros alimentícios a atual gestão entregou cestas somente em abril.
Um pepino
Não é somente em relação as cestas de alimentos não perecíveis que pais de alunos da Rede Municipal de Capão Bonito estão fazendo críticas.
As cestas de legumes e frutas da agricultura familiar é menor do que era entregue no governo passado e com periodicidade mais longa.
Teve família de aluno que recebeu frutas, legumes e um pepino para 15 dias.
Rei das emendas
O vereador Márcio Oliveira está sendo chamado de rei das emendas em Guapiara. Isso porque o político do PSDB foi um dos que mais conseguiu recursos de emendas de seus deputados para o município.
Oliveira é aliado dos deputados tucanos de Sorocaba Vitor Lippi e Maria Lucia Amary.
21/05/2021
Novos passos
Amigos do vereador Matheus Francatto dizem que o político só ficará no comando da Secretaria de Desenvolvimento Social por algumas semanas para colocar em ordem a pasta.
Estes amigos afirmam que Francatto deve assumir uma secretaria mais robusta que consuma pelo menos 25% do orçamento do município.
Desistiram
Um empresário que presta serviço para a prefeitura de Capão Bonito teria dito que espera não ser perseguido pela atual gestão. Caso contrário iria divulgar onde e quando foi usado há alguns meses um veículo Uno.
Depois do recado parece que desistiram da retaliação.
A volta de quem não foi
O ator e professor Alexandre Mendes reassumiu o cargo de Diretor de Cultura da prefeitura de Capão Bonito. No início de janeiro Mendes ficou alguns dias na função, mas teria deixado o cargo alegando falta de estrutura.
Agora decidiu voltar animado com os projetos que estão sendo articulados pelo ex-vereador Romano Silva, que assessora o deputado estadual Edson Giriboni.
Convidados a sair
O retorno de Alexandre Mendes à Diretoria de Cultura provocou mudanças no setor. Funcionários que estavam na diretoria há anos foram informados que não eram mais necessários no setor, mesmo tendo sido aliado do atual prefeito por anos.
Trio em ação
Depois de questionarem o desempenho do PAT local e o uso do ginásio do Arcão, o trio de vereadores situacionistas, Alan Senciatti, Josiel Baitaca e Camila Camargo, agora está cobrando informações da Santa Casa sobre os recursos usados para combate ao Covid. O pedido para o hospital foi feito na última sessão.
Operação fritura
Todos os pedidos solicitados pelo trio de vereadores, que costumeiramente faz requerimentos junto, poderiam ser resolvidos sem necessidade de solicitação oficial, já que as informações estão disponíveis na prefeitura.
Para muitos políticos, os requerimentos estariam ligados a processo de frituras nas conhecidas brigas internas no atual governo.
Promessa eleitoral
Auxiliares da deputada federal Renata Abreu, do Podemos, esperam ter, no mínimo, 3 mil votos na eleição e 2022 em Capão Bonito.
Segundo aliados da deputada, o grupo situacionista deverá trabalhar em peso para ela. Isso é o que está prometido.
Sem diálogo
Comerciantes de Capão Bonito, principalmente do ramo de bares e lanchonetes, estão criticando a dificuldade de relacionamento com a prefeitura local.
Segundo alguns empresários relataram a O Expresso, não há diálogo, o prefeito não aparece e o coordenador Matheus Francatto estaria fazendo reunião apenas com alguns empresários.
Discurso e prática
Vereadores de Capão Bonito que quando eram candidatos afirmavam ser contra o pagamento de 13º salário para os membros do Legislativo, parecem ter mudado de ideia e já estariam recebendo a primeira parcela do benefício.
Segundo comentários, um dos primeiros a receber teria sido Josiel Baitaca.
Data comemorativa
Num momento de pandemia onde a preocupação é o combate da doença que já vitimou mais de 100 capão-bonitenses, o prefeito Júlio Fernando promulgou lei que instituiu o aniversário da vila Aparecida, que agora oficialmente será no dia 12 de outubro, data que já é feriado nacional por ser o dia padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.
Preteridos
Continuam as reclamações quanto aos critérios de entrega de cestas básicas e de legumes e verduras da merenda escolar de Capão Bonito. Moradores que estão inclusos no cadastro único da assistência social afirmam que estão sendo preteridos na entrega dos gêneros.
Sem atualização
Depois da polêmica do pedido de empréstimo solicitado pela prefeitura de Capão Bonito mesmo tendo mais de 40 milhões em saldo no boletim de caixa do mês de março, parece que a atual administração não está mais se esforçando para atualizar no Portal Transparência a situação financeira do município.
Até a última quinta-feira o boletim de abril não estava à disposição da população. Qual seria o temor?
Sob monitoramento
Agora para qualquer cidadão ter acesso aos cargos e salários da prefeitura de Capão Bonito é obrigatório colocação de CPF e email.
Segundo alguns técnicos, é para que a prefeitura tenha controle de quem está verificando as informações. O próximo passo seria a criação da KGB municipal.
Veto derrubado
O clima ficou quente na última sessão da Câmara de Guapiara quando foi votado o veto do prefeito Matheus Freitas, do DEM, à lei que obriga a prefeitura a informar a relação das pessoas que foram vacinadas contra Covid 19.
Em votação secreta o veto foi derrubado por 6 votos contra 4.
Argumentos
Na discussão sobre o veto do prefeito os vereadores oposicionistas, Juninho Sabino, Edson Bagre e Márcio Oliveira defenderam a total transparência da relação de vacinados e contestaram os argumentos da assessoria jurídica do prefeito que alega que a lei é inconstitucional.
Já o vereador Emerson Santos, o popular Ferrugem, liderou a bancada da situação afirmando que não necessita da lei, pois a relação de vacinados está à disposição dos vereadores.
Vereador Márcio Oliveira foi um dos que defendeu lei de divulgação de vacinados
Esquentou
Em dado momento o clima ficou quente entre o vereador Ferrugem e os vereadores Edson Bagre e Juninho Sabino. O situacionista queria levar a discussão para questões do governo passado e os dois oposicionistas não aceitaram. A todo momento, o presidente da Câmara Toninho Mineiro, do PP, tinha que intervir para evitar os atritos.
Se posicionando
Embora tenha sido eleito pelo grupo do prefeito Matheus Freitas, do DEM, o presidente da Câmara de Guapiara, Toninho Mineiro, do PP, se posicionou claramente contra o veto à lei dos vacinados por Covid-19.
O presidente do Legislativo, que somente vota em caso de empate, deixou claro que se fosse necessário seu voto seria pela derrubada do veto e manutenção da lei.

12/05/2021
Coordenação de Dória
O prefeito de Capão Bonito Júlio Fernando e seu sócio e secretário de Relações Institucionais Matheus Francatto estão cotados para ser os coordenadores na região da pré-campanha do governador João Dória a presidência da República.
A dupla já tinha se empenhado na campanha de Dória ao governo em 2018.
Prefeito e sócio cotados para coordenar campanha de Dória
Primeira queda
Começam as primeiras mudanças no governo do prefeito Júlio Fernando de Capão Bonito. O secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Paulo Galvão, teria caído segundo comentários após ter perdido prazos de convênios.
Não se sabe se o motivo foi realmente perda de convênio já que o ex-secretário deve ir para o comando do Centro Quero Vida.
Encontrando um espaço
Para a vaga de Pedro Paulo Galvão estaria sendo enviado o secretário de Relações Institucionais e ex-vereador Matheus Francatto, que teria entrado em atrito com assessores do prefeito ligados à área jurídica e da Secretaria de Governo.
Aliados de Francatto dizem que muitos projetos da atual administração estariam parados por falta de técnicas jurídicas.
A médio prazo
Aliados do ex-vereador Matheus Francatto dizem que a sua possível indicação para a Secretaria de Desenvolvimento Social lhe daria maior popularidade visando as próximas eleições quando pode ser candidato a prefeito.
A dificuldade do projeto eleitoral seria convencer os tucanos que não concordariam com o ex-vereador sendo candidato da situação.
Cobrando o PAT
Vereadores da base aliada do prefeito Júlio Fernando estão cobrando informações sobre o desempenho do PAT de Capão Bonito.
Os vereadores querem uma relação das atividades da unidade do PAT local.
Será que os edis estão achando o desempenho do PAT fraco?
Colocando gasolina
Vereadores que fazem parte da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara na ânsia de fazer um relatório contrário ao do Tribunal de Contas do Estado que aprovou as contas da prefeitura de 2019, acabaram dando parecer de que o regime jurídico dos servidores municipais é inconstitucional.
Arma contra
O parecer assinado pelos vereadores Lu da Ong, Alan Senciatti e Danilo Cabeleireiro acabou gerando preocupação em muitos servidores já que o tema pode acabar sendo discutido na Justiça.
Como o parecer da Comissão foi referendado por outros 6 vereadores, os servidores temem que isto complique eventual defesa do regime numa demanda judicial futura.
Outro interesse
Não se sabe se o relatório feito às pressas com o intuito de condenar as contas do ex-prefeito Marco Citadini, que foram aprovadas pelo TCE, teria também como intenção diminuir os gastos com folha de pagamento para que o atual prefeito possa investir em pavimentação que é uma de suas ações prediletas por ter grande visibilidade.
A favor dos servidores
O vereador Neto Tallarico, do PL, deixou claro na sessão da Câmara da última segunda-feira que não votaria contra o relatório do TCE e ainda mais com afirmação contrária ao regime jurídico do funcionalismo que pode prejudicar os milhares de servidores do município.
Tallarico foi acompanhado pelos vereadores Paulo Cecap e Zé Carlos da Cooperativa.
Clima quente
O empresário Rene Ports usou a tribuna da Câmara de Capão Bonito para exercer direito de resposta após ataques feitos pelo vereador Fio Londrina na sessão passada contra seus projetos do AME e do Poupatempo.
Após sua explanação que começou com um vídeo em que Londrina apoiava os projetos o clima esquentou.
Virou uma fera
Enquanto o empresário saia, o vereador Fio Londrina usou a palavra e começou a atacar duramente Rene Ports, chegando a chamá-lo de cadeieiro, forasteiro e que teria sido preso por não ter pago pensão alimentícia.
Londrina não teria gostado de referências feitas por Ports de que Jesus cura pinguços.
Quantas cestas?
Até agora a prefeitura de Capão Bonito não informou quantas cestas básicas recebeu de empresas que atuam na cidade e para quem foram feitas as doações.
Uma das empresas que fizeram a doação foi a Suzano Celulose. Será que estas cestas foram entregues para aliados religiosos? Com a palavra os vereadores.
Com direito a foto
Vereadores de Capão Bonito aproveitaram o tour no Palácio dos Bandeirantes na semana passada para tirar foto no local onde o governador João Dória costumeiramente faz seus pronunciamentos sobre o combate ao Covid-19. Isso foi uma grande conquista para o município.
Entrando no PP
O prefeito de Guapiara, Matheus Freitas, confirmou em entrevista a O Expresso que deve se filiar ao PP em breve. Freitas já recebeu convite da assessoria do deputado Guilherme Mussi e vai conversar com o comando do partido na cidade antes de efetivar a entrada na legenda.
Amigo
Na entrevista o prefeito guapiarense aproveitou para amenizar o afastamento do vice-prefeito Alexandre do Hospital.
Segundo Matheus Freitas, ele não teve uma conversa pessoal rompendo com o vice e houveram sim reclamações do vice com relação ao setor de Saúde e do hospital, mas ele considera o vice um amigo.
Dando expediente
O vice-prefeito de Guapiara, Alexandre do Hospital, está atendendo no paço municipal toda as manhãs como determina a Lei Orgânica do município. No período da tarde o vice faz visitas aos eleitores e verifica problemas do município.
Não liberada
O tão esperado retorno do atendimento da médica Geane Paixão na rede pública de Saúde de Guapiara não ocorrerá tão rápido.
A médica e ex-candidata a vice na chapa de Ivo Prudente foi convidada pelo prefeito Matheus Freitas, mas não pode acertar porque não foi liberada pela prefeitura de Ribeirão Branco.

06/05/2021
Rejeitando proposta
Amigos do ex-vereador e secretário de Relações Institucionais de Capão Bonito, Matheus Francatto, estão comentando que ele teria sido convidado para trabalhar com o vice-governador Rodrigo Garcia, mas não aceitou, pois poderia desfalcar a administração local.
Perfil técnico
Segundo amigos de Francatto, por seu perfil técnico ele faz ainda com mais competência o que fazia no passado o ex-secretário Mário Pato.
Estes amigos do secretário de Relações Institucionais dizem que por várias vezes ele tem corrigido até mesmo decisões do chefe do Executivo para evitar problemas para a gestão.
Excesso de representação I
A audiência do prefeito de Capão Bonito Júlio Fernando e do secretário de Relações Institucionais Matheus Francatto acompanhados de sete vereadores de Capão Bonito com o vice-governador Rodrigo Garcia gerou muita polêmica nas mídias sociais da cidade.
Até mesmo aliados do prefeito criticaram a numerosa comitiva que proporcionou uma aglomeração numa sala do Palácio dos Bandeirantes.
Excesso de representação II
O que revoltou muito a população local foi toda a comitiva numa sala pequena de reuniões, mostrando que as autoridades locais cobram uma coisa e fazem outra e também o fato de alguns vereadores terem tirado foto no local onde o governador faz seus pronunciamentos no combate ao Covid.
Para muitos internautas alguns vereadores deram a impressão que estavam a turismo.
Saia justa
Políticos experientes da região acharam que ao levar uma comitiva de mais de 10 pessoas para serem atendidas pelo vice-governador, o prefeito de Capão Bonito, Júlio Fernando, pode ter causado um constrangimento a Rodrigo Garcia.
Para estes políticos, neste momento em que o Governo do Estado faz clara defesa das medidas restritivas uma comitiva dessa pega mal.
Contestando
Pais de alunos de Capão Bonito continuam contestando o fato de estar sendo exigido inscrição do Bolsa Família para que os alunos possam receber o kit de alimentos da merenda escolar.
Para muitos pais, no ano passado a cesta era dada para quem fosse cadastrado e tivesse solicitado.
Merenda do Bolsa Família
Outro ponto defendido por pais de alunos de Capão Bonito é que a merenda escolar é servida em tempos de aula presencial para todos os alunos e não somente para aqueles cuja as famílias estão inscritas no programa Bolsa Família.
Na casa é assistencialismo
Para finalizar os pais ainda não entenderam o porquê de a prefeitura estar exigindo que as cestas sejam entregues nas escolas e não nas casas como ocorria também no ano passado.
O que mais chateou alguns pais foi o fato de o diretor de Ensino fundamental Varani Balthazar ter dito que levar as cestas nas casas seria assistencialismo.
Muitos alunos moram com avós, mas o diretor não tinha conhecimento disso.
Privilégio
Um fato está chamando a atenção dos funcionários do paço municipal de Capão Bonito. Um secretário deixa seu carro particular dentro do pátio da prefeitura quando ninguém tem essa prática.
Um servidor chegou a dizer que esse secretário usa esse privilégio porque chega por volta das 11 horas para iniciar seu expediente.
Carro particular de secretário no pátio da prefeitura
Outro exemplo
Um funcionário do paço lembrou que na gestão passado o ex-prefeito Marco Citadini além de vir trabalhar com seu carro, entrava pela porta da frente, era o último a sair do paço e nunca usou o estacionamento do pátio da prefeitura.
Tucanos na deles
Aliados do vice-prefeito Roberto Tamura estão deixando claro que estão se sentindo deslocados no governo. Segundo estes tucanos, o grupo do PSDB está fazendo a parte deles na saúde e procura não se comprometer com os outros setores que estão cometendo alguns erros.
Missa de aniversário
A missa em ação de graças pelo aniversário de Guapiara realizada no Santuário Nossa Senhora D’Ajuda, no bairro Capela do Alto, e celebrada pelo padre Pedro Martins, no último dia 28, contou com a presença do prefeito Matheus Freitas e do deputado estadual Edson Giriboni. Acompanharam o deputado os prefeitos de Capão Bonito Júlio Fernando e do Ribeirão Grande Marcelo Nunes.
Prefeitos com Giriboni na missa de aniversário de Guapiara
Conquistando
O vereador Márcio Roberto, do PSDB de Guapiara, continua buscando recursos e convênios com deputados aliados.
Nesta semana o deputado conseguiu incluir o município no convênio para distribuição de novos ônibus escolares a serem entregues pelo Estado.
Segundo o vereador, a ajuda da deputada Maria Lúcia Amary foi fundamental para a conquista.
Novos passos
A ex-prefeita de Ribeirão Grande, Eliana Santos, tem deixado claro a aliados que deve mudar de domicílio eleitoral em breve.
Para a ex-prefeita, seu ciclo político na cidade estaria completo. Alguns amigos e apoiadores ainda a querem na política local mesmo que seja somente para apoio a membros do seu grupo.
Elogiado
A entrevista do prefeito de Ribeirão Grande, Marcelo Nunes, ao site do O Expresso deu boa repercussão ao político.
Muitas pessoas elogiaram as colocações feitas de forma clara por Nunes. A decisão de não deixar obras paralisadas em seu município e de ter lançando vários programas para combater a crise de alguns setores da economia local também foram elogiados.

29/04/2021
Solo
Tem chamado a atenção no meio político de Capão Bonito que o vice-prefeito e secretário de Saúde Roberto Tamura não tem mais aparecido nas lives do prefeito Julio Fernando sobre o combate ao Covid 19.
E não deve ser por problemas na agenda, pois as lives do prefeito são gravadas.
Cancelado I
Repercutiu negativamente a informação de que membros da atual administração de Capão Bonito estariam pensando em sugerir a construção de hospital para o município.
Já teria até mesmo encomendado a realização de um projeto para a obra com gasto estimado da construção de 15 milhões de reais.
Cancelado II
A maior parte das críticas foi direcionada ao fato de que a Santa Casa atual está precisando de apoio e que se este dinheiro fosse investido no hospital local poderia dar muito mais retorno do que a construção de um novo.
Há comentários de que o projeto pode ser cancelado.
Quer informação
O vereador Neto Tallarico solicitou através da Câmara informações da prefeitura sobre a situação das transferências de terras da Votorantin para a Suzano.
No dia 31 de dezembro de 2020 foi depositado mais de 4 milhões da conta da prefeitura pela transferência de uma parte da área total.
Rebaixamento de sala
Tem secretário municipal de Capão Bonito que parece que foi rebaixado de sala. O assessor que seria expert em relações institucionais acabou sendo mandado para uma sala aberta e um pouco mais distante do gabinete do chefe do Executivo.
Disputa de egos
Comenta-se nos corredores da prefeitura de Capão Bonito que o rebaixamento de sala do secretário teria ocorrido a pedido de outro secretário que disputa espaço com o colega.
Parece que a briga de egos entre alguns cargos de confiança está grande no paço.
Escondendo a origem
A doação de cestas básicas pela prefeitura de Capão Bonito promete dar o que falar nas próximas semanas.
Depois da polêmica com a entrega para algumas igrejas, agora correm comentários de que administração tentou esconder a origem da doação de parte das cestas.
Os prediletos
Tem alguns vereadores de Capão Bonito que estão tendo maior frequência no gabinete do prefeito Julio Fernando.
Entre membros da atual administração não se esconde quem são os prediletos do chefe do Executivo e que têm as portas abertas na prefeitura.
Sem estimação
Vereadores de Capão Bonito tentando se mostrar independentes têm usado um discurso comum que “não tem político de estimação”.
Logo depois da declaração surgiram outros rótulos do tipo: “não tem gratidão”, “não tem lealdade”, “não tem princípios éticos” e outros tantos defeitos existentes nos piores políticos.
Puro assistencialismo
Em discussão nas mídias sociais com o ex-vereador Heitor da Gelsa, o diretor de Ensino Fundamental Varani Balthazar Junior afirmou que entregar as cestas para alunos da rede municipal nas casas é puro assistencialismo.
Diferença
O ex-vereador estava questionando se não é arriscado em tempos de pandemia fazer com que os pais tenham que ir até as escolas e ainda sendo necessário mobilizar todos os funcionários da unidade escolar para fazer as entregas, sendo que no ano passado as cestas eram entregues nas casas dos alunos.
O retorno
Depois de muita solicitação de vereadores aliados, o prefeito de Guapiara, Matheus Freitas, do DEM, contratou a médica e ex-candidata a vice-prefeita Giane Paixão para que ela voltasse a atuar na saúde municipal.
Na saúde e na política
A médica se reuniu com o prefeito junto com um vereador situacionista e deve começar a atender novamente na rede pública guapiarense, principalmente no setor de pediatria.
Para políticos da cidade, além da melhora no setor de Saúde, o prefeito pode ganhar apoio político com o retorno da ex-vice da chapa de Ivo Prudente.
Retorno da médica Giane pode ajudar na saúde e na política em Guapiara
Ação do Mauro
O fato do vice-prefeito de Guapiara estar atendendo numa sala na prefeitura deve-se a uma iniciativa do vereador Mauro Rodrigues, do PT, quando exerceu seu primeiro mandato em 1990.
O petista fez questão de colocar essa regra na lei orgânica para evitar rompimento entre prefeito e vice.
Vai ter dificuldade
Políticos de Guapiara que conhecem o setor de Saúde afirmam que a prefeitura terá dificuldades de contratar médicos nos próximos meses.
Para estes políticos, corre-se o risco até de serem perdidos médicos que atuam no hospital que estariam descontentes com alguns privilégios no setor.
Sem obras paradas
O prefeito de Ribeirão Grande, Marcelo Nunes, do PP de Ribeirão Grande, fez um balanço dos seus 100 primeiros dias de governo. Um dos pontos que ele destacou a O Expresso foi o fato de não ter deixado obras paralisadas.
Para Nunes, com obras paralisadas perdem todos.
Linha de auxílios
Um dos pontos elogiados da atuação do prefeito de Ribeirão Grande está sendo sua atuação no combate a pandemia.
Nunes que está na linha de frente do combate, lançou três linhas de auxílio. Para pequenos empresários, para profissionais da saúde e para estudantes universitários.
Cidade hetera
Em Itararé o vereador Fernando FH, do MDB de Itararé, causou polêmica na cidade ao entrar em discussão com cidadãos locais.
Em certo momento FH fez um vídeo afirmando que tentaria fazer a cidade ser mais hetera. A declaração jogou gasolina no meio político da cidade.
23/04/2021
A pedido
O ex-candidato a vereador Juliano Antunes informou que pediu demissão do cargo que ocupava no governo do prefeito Julio Fernando para poder se dedicar a sua empresa no Mercado Municipal.
Essa informação derruba a anterior de que o suplente de vereador teria sido exonerado.
Segundo amigos de Antunes, o desempenho dele à frente do Setor de Habitação teria incomodado dois secretários municipais.
Em casa
Ao que tudo indica o suplente de vereador não deve ficar fora do grupo do prefeito Júlio Fernando.
Antunes deve ser contratado a pedido do prefeito para a assessoria dos deputados estaduais Edson Giriboni e ou Frederico D’Avila.
Juliano do Açougue pediu demissão, mas deve continuar no grupo
Fogo amigo
Um ofício da Câmara de Capão Bonito questionando a aplicação dos recursos municipais na Acamar chamou a atenção do meio político local.
Para muitos, o pedido de informações foi encomendado pelo gabinete do prefeito. Um dos motivos seria a ligação do comando da Acamar com o PSDB.
Aparecendo recibos
No meio político de Capão Bonito comenta-se que um assessor influente do executivo e que participa de várias reuniões importantes, até mesmo chegando a ter poder para vetar a contratação de empresas, pode ser surpreendido com a apresentação de alguns recibos.
Pode estourar
Os recibos seriam do período em que o assessor do executivo capão-bonitense atuava prestando serviço no Poder Legislativo. O empresário teria se irritado com o que considera perseguição do atual governo. Isso sem falar da existência de um tal aluguel fantasma.
De baciada
O prefeito Júlio Fernando pediu aos aliados um prazo de 100 dias para efetivar as contratações de todos os apoiadores da linha de frente.
Comenta-se no meio político da cidade que nos últimos dias cresceram as nomeações para cargos de confiança e até mesmo convocação para prestação de serviço.
Cem dias, sem cestas
Enquanto continua colocando gente para trabalhar em cargos de confiança da prefeitura, algumas áreas continuam com problemas na atual administração de Capão Bonito.
O governo completou 100 dias e alunos da rede municipal não receberam cestas de alimentos não perecíveis.
Três por ano
Se o governo municipal de Capão Bonito mantiver a média de entregar uma cesta a cada 100 dias, neste ano corre-se o risco de serem entregues três ou quatro cestas de alimentos aos alunos.
Para todos
Pais de alunos da rede municipal de Capão Bonito entendem que a regra para entrega de cesta somente para alunos que são beneficiários do Bolsa Família não é correta. Para estes pais, todos os alunos têm direito a merenda.
Tem que buscar
Outra reclamação é que pais estão sendo colocados em risco ao terem que buscar as cestas de legumes nas escolas.
No governo passado além de as cestas serem de alimentos não perecíveis e de os legumes serem entregues semanalmente, estes alimentos eram entregues nas casas.
Contra o TCE
A Câmara de Capão Bonito reprovou o parecer técnico do Tribunal de Contas do Estado que havia aprovado as contas da prefeitura no ano de 2018.
O retorno das sessões que estava previsto para o dia 19 foi antecipado para que a votação pudesse ser realizada.
Contra eles
Os vereadores Josiel Baitaca, do PL, e Camila Camargo, do PP, que participaram durante quatro anos do governo do ex-prefeito Marco Citadini votaram contra as contas do governo em que atuaram ativamente.
Os dois vereadores também participaram da coligação do ex-prefeito na última eleição.
Obra de peso
O atual governo de Capão Bonito está planejando fazer obras vultuosas para os próximos anos. Já estariam sendo feitos projetos para um teatro de 4 milhões de reais e um hospital municipal de 15 milhões.
Detonando
Segundo comentários de pessoas que conhecem a Secretaria de Obras de Capão Bonito, estão sendo feitas recuperações em estradas com máquinas escavadeiras e a ordem seria detonar todo o equipamento existente. Uma patrol chinesa teria o seu motor praticamente destruído recentemente.
Antecipando a dupla
Em Guapiara como é comum a precocidade eleitoral já se comenta que está sendo preparada uma dupla para a eleição de 2024. Seria a dupla P e P, Prudente e Pixa.
Para infra
O vereador Márcio Oliveira, do PSDB de Guapiara, conseguiu 200 mil reais com a deputada Maria Lucia Amary para serem investidos em infraestrutura. O tucano irá discutir com seus aliados o local a ser aplicado o recursos.
Com sala
O vice-prefeito de Guapiara, Alexandre do Hospital, solicitou oficialmente uma sala ao prefeito Matheus Freitas para que ele pudesse atender a população. O pedido foi aceito sem que o vice necessitasse recorrer ao Judiciário.
A sala fica no paço municipal onde atuavam os vice-prefeitos de outras gestões.

Visite o acervo digital do Jornal O Expresso com diversas edições de jornais antigos de Capão Bonito.
É proibida a reprodução do conteúdo? desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Redação do O Expresso.
Rua Silva Jardim, 973 - Centro, Capão Bonito - SP, 18300-220 - (15) 99799-5374
© Jornal O Expresso. Todos os direitos reservados - Desenvolvido por BT Design