Tudo pensado

06/02/2026

Há alguns dias, uma secretária foi contemplada com a convocação de um parente para assumir o cargo. Segundo comentários, em breve deve ser efetivada uma auxiliar que passou no mesmo concurso. Tudo isso nos primeiros meses de 2026, para que os convocados possam superar o estágio probatório antes que um adversário assuma o cargo em 2029.

Boas notícias

06/02/2026

Parece que auxiliares do prefeito de Capão Bonito, Júlio Fernando, vão ter boas novidades nas próximas semanas, quando será dada a continuidade de convocação de pessoas que passaram no último concurso público municipal.

Compensando

06/02/2026

No meio político de Capão Bonito comenta-se que depois do caso do gasto de quase 300 mil reais para o plano de saúde dos servidores da Câmara, o presidente do Legislativo precisa dar uma resposta para amenizar as críticas dos funcionários municipais.

Resposta oficial

06/02/2026

Apesar de terem recebido algumas informações extraoficiais, os vereadores querem que a prefeitura se manifeste oficialmente sobre o tema do descongelamento. Um dos interessados em conseguir uma resposta para os servidores municipais é o presidente da Câmara Alan Senciatti.

Sem precaução

06/02/2026

Especialistas dizem que a prefeitura já deveria ter provisionado no orçamento enviado ano passado para a Câmara os valores do descongelamento para começar a pagar os servidores logo no começo de 2026. Isso porque a lei federal já tinha sido aprovada e aguardava-se somente a sanção do presidente Lula, que ocorreu sem muita demora. Portanto, se a prefeitura fosse precavida já teria deixado dotação separada.

Descongelado

06/02/2026

Outro requerimento dos vereadores de Capão Bonito cobrou informações da prefeitura sobre quando será acatada a nova lei federal que descongelou o período de trabalho dos servidores municipais na época da pandemia de Covid. Com a aprovação da lei federal, o tempo que ficou congelado começa a ser novamente contado para os servidores municipais.

Cheio de panelas

06/02/2026

Um dos que se manifestaram foi o vereador da oposição Daan Cabeleireiro, do MDB, que falou que iria cobrar a Secretaria de Obras quando forem fazer os reparos em determinados bairros, para que não saiam sem concluir o serviço. Daan chegou a dizer que a cidade está com um monte de panelas nas ruas.

Esburacadas

06/02/2026

Os vereadores de Capão Bonito voltaram à atividade na última segunda-feira. Na sessão, um requerimento de autoria do presidente da Casa de Leis rendeu vários questionamentos sobre o estado das ruas da cidade.

Deixou os cacos

06/02/2026

Prefeitura deixou cacos no Obras

Mesmo após a remoção, muitos cacos e lâmpadas de mercúrio quebradas continuam jogadas no pátio da secretaria. Alguns funcionários do Obras esperam que o diretor de Meio Ambiente agilize a retirada do que sobrou, assim que não necessite dar muita atenção para a vizinha São Miguel Arcanjo.

Thumbnail

Removendo

06/02/2026

Após este jornal publicar vídeo mostrando que o pátio da Secretaria de Obras de Capão Bonito estava com milhares de lâmpadas velhas armazenadas como lixo, a prefeitura decidiu se movimentar e fazer a remoção delas.

Fez B.O.

30/01/2026

Após as ameaças, que quase redundaram em agressão, o vereador Flavio Menk, foi à delegacia e fez boletim de ocorrência de ameaça e injúria contra os assessores do prefeito, Gian Portugal e Dirceu Oliveira, e também contra Juca Freitas, que é pai do prefeito. Em vídeo, é possível ouvir xingamentos contra Menk.

Evitando prejuízos

30/01/2026

Já o prefeito disse em suas redes sociais, que a derrubada das árvores na praça Duque de Caxias foi decidida para evitar que caísse em veículos, como ocorreu há alguns dias num forte vendaval que atingiu Guapiara. O prefeito não falou se havia algum laudo ou autorização por parte de órgãos ambientais para a derrubada.

Fazendo prova

30/01/2026

Segundo o vereador do Podemos, a filmagem era para fazer prova para eventual investigação quanto a legalidade da derrubada das árvores, já que a atual gestão tem precedente de ter desrespeitado o meio ambiente, como no caso da prainha do rio São José

Quase agredido

30/01/2026

Vereador sofreu ameaça de agressão

Alguns cargos de confiança do prefeito Matheus Freitas, juntamente com o pai do chefe do Executivo, partiram pra cima do vereador tentando impedir a filmagem e até chegaram a ameaçar agredi-lo fisicamente.

Thumbnail

Ameaçado

30/01/2026

O vereador de Guapiara, Flavio Menk, do Podemos, sofreu uma ameaça na semana passada quando filmava a derrubada de árvores na praça central da cidade que era feita por servidores da prefeitura.

O Executivo que responda

30/01/2026

Outro questionamento feito pelo O Expresso, era se o presidente da Câmara não temia que os servidores da prefeitura também reivindicassem o benefício concedido para os funcionários do Legislativo. A resposta de Alan Senciatti foi de que ele não poderia responder pelo Poder Executivo.

400 ressonâncias

30/01/2026

Se os 300 mil reais que serão gastos com o plano de saúde da Unimed fossem usados somente para fazer exames de ressonância magnética, que os cidadãos de Capão Bonito reclamam que tem fila de mais de ano, daria para fazer mais de 400 exames e beneficiar com isso o mesmo número de pacientes.

Desafogando

30/01/2026

O presidente em sua resposta disse que ao fazer plano de saúde para os servidores do Legislativo, ele colabora para desafogar o sistema de saúde do município, já que os servidores da Casa de Leis podem recorrer à assistência do plano.

Revertido para a saúde

30/01/2026

A reportagem de O Expresso questionou o presidente da Câmara, Alan Senciatti, se por ser um órgão público não seria mais justo com a população que paga impostos, que o valor gasto com o plano de saúde fosse revertido para sistema de saúde municipal, onde há muitas queixas de demora no atendimento.

Quase 1 mil reais por plano

30/01/2026

O Legislativo de Capão Bonito que tem 13 vereadores, tem atualmente 25 funcionários, ativos e inativos, e os gastos mensais com o plano de saúde da Unimed custa mensalmente R$ 24.333,51. O que daria uma média R$ 973,34 por cada plano, isso se todos os servidores aderirem a ele.