O vereador estreante Cirineu Ferreira, do PSL, foi eleito de forma unânime o mais novo presidente da Câmara Municipal de Ribeirão Grande para o biênio 2017-2018.
O processo de escolha do novo presidente do Legislativo teve atuação importante do vereador mais votado nas eleições do ano passado, Afonso Rodolfo (PDT), que integrará a Mesa Diretora como 2º secretário. Compõe ainda a chapa os vereadores Luizão do PT, vice-presidente, e Marcelo Nunes (PV), na função de 1º secretário.
Apesar de ter sido um dos homens fortes do governo Joaquim Brasílio, Cirineu se alinhou rapidamente, com boa flexibilidade, ao grupo político da prefeita recém-empossada Eliana dos Santos Silva (PSDB).
Antes da eleição da Mesa Diretora, o vereador tucano Milton Domingos, do bairro Ferreira dos Matos, tentou uma articulação de última hora para tentar viabilizar um nome de oposição a Cirineu Ferreira, mas não conseguiu apoio suficiente para efetivar uma nova chapa na disputa.
O novo presidente da Câmara foi eleito vereador com 197 votos, um dos últimos colocados, e foi diretamente beneficiado pela regra da proporcionalidade que deverá sofrer alterações nas próximas eleições.
Em entrevista ao jornal O Expresso, Ferreira afirmou que um dos principais desafios será o de criar uma solução viável para a questão financeira da Câmara Municipal. Segundo ele, a reforma administrativa realizada pelo ex-presidente Luiz Abobrinha, ainda no PDT, gerou um desequilíbrio nas contas do Legislativo ao alterar letras de classificação e onerar a folha de pagamento com aumento exagerado no salário de alguns servidores.
Ferreira quer também acelerar as obras de construção da nova sede do Legislativo, que está parada há tempos, e que foi mal gerenciada também por seu antecessor, e com isso, economizar cerca de R$ 10 mil com aluguel.
Ainda na questão administrativa, o novo presidente prometeu extinguir alguns cargos comissionados (de confiança) para equilibrar a despesa com pessoal.
Sobre o relacionamento com o Poder Executivo, Ferreira afirma que não haverá oposição e sim “fiscalização”. “Vamos trabalhar sintonizados com a prefeitura e atendendo sempre os interesses da população”, comentou.
Cirineu Ferreira tem 44 anos e disputou quatro eleições para o cargo de vereador e em cada uma delas por um partido diferente: PR, PSB, PSDB e PSL. É radialista, poeta e escritor e tem experiência na administração pública, onde atuou como supervisor de projeto social e coordenador do PEAD (Programa Emergencial de Auxílio Desemprego).