Condersul realiza sua primeira reunião sob nova presidência

O Condersul (Consórcio de Desenvolvimento das Regiões Sul e Sudeste do Estado), atualmente presidido pelo prefeito Marco Citadini (PTB), realizou na manhã da última segunda-feira, dia 8, sua primeira reunião de 2017 em Capão Bonito. Dos 17 prefeitos que integram o cole-giado, 15 marcaram presença e acompanharam a prestação de contas referentes às dívidas trabalhistas herdadas pela gestão anterior e as pendências referentes às mensalidades dos municípios, que de acordo com o estatuto, repassam mensalmente 0,25% do ICMS arrecadado.

Durante a apresentação, Citadini disse que a prioridade é a quitação das dívidas do Consórcio e a regularização das mensalidades. “Temos que resolver a questão financeira para depois implantar ações estratégicas que fomentem o desenvolvimento do Sudoeste Paulista”, falou.

O presidente do Condersul também reafirmou que não contratará agentes políticos para realizar as articulações do consórcio junto aos governos estadual e federal. Para Citadini, a maioria das prefeituras da região são de pequeno e médio porte e não possuem equipe técnica qualificada para a elaboração de projetos. “O papel do Consórcio deve ser extremamente técnico, pois a gestão política, nós, prefeitos, fazemos”, explicou.

Outra proposta apresentada pelo novo presidente é a transformação jurídica do Condersul de Associação para Consórcio. Apesar de carregar o consórcio em seu nome de batismo, o Con-dersul foi criado como Associação de Prefeitos.

Segundo Citadini, a mudança jurídica para consórcio possibilitará a formalização legal de parcerias entre prefeituras vizinhas para compras e licitações. “Através do consórcio, podemos gerar uma economia significativa na compra de alguns itens ou até mesmo na prestação de serviços como aterro sanitário”, citou.

Além disso, os prefeitos aproveitaram a oportunidade para sugerir uma agenda comum com o governador Geraldo Alckmin.

Entre os assuntos que serão discutidos com o chefe do Executivo do Estado de São Paulo estão as obras de pavimentação da SP-249, sugerida pelo prefeito de Apiaí, Luciano Polaczek (PMDB). Já a prefeita de Taquarivaí, Cecé Cardoso (PSDB), apontou como problema de alcance regional a falta de manutenção nas rodovias estaduais e nas vicinais e atendimento oncológico pela Santa Casa de Itapeva.

A prefeita Eliana Santos Silva (PSDB), também destacou a importância de investimentos estaduais na manutenção das estradas rurais através de programas como o Melhor Caminho. “Sem esse auxílio do Estado, fica impossível mantermos as nossas estradas, e que não são poucos”, falou. Os prefeitos ainda sugeriram como pauta na audiência com Geraldo Alckmin, apoio dos Estado para cirurgias eletivas nas Santas Casas, renovação da frota de transporte da Saúde, e implantação de aterros sanitários. O presidente Marco Citadini já encaminhou um ofício ao governador Geraldo Alckmin e está aguardando o retorno da Casa Civil.

 

Veja também