Crescem 26% os pedidos de aposentadoria na região

A iminência da reforma previdenciária, agora oficializada, mas que já vinha sendo anunciada há meses, provocou um aumento de 26,3% nos pedidos de aposentadoria da região de Sorocaba entre os meses de agosto e outubro deste ano.
Juntos, os três meses tiveram, na média, 3.390 novos pedidos pelo benefício, enquanto no restante do ano, esse índice é de 2.682 ingressos na autarquia federal a cada 30 dias. Com a mudança prevista, a brecha antes da implementação integral do novo modelo previdenciário deve aumentar ainda mais a procura aos postos do INSS.
O dado é consideravelmente mais elevado se comparado também com os mesmos três meses de 2015, quando chegou a 8.120 o número de contribuintes dando entrada com o pedido junto ao órgão. Em 2016, nestes 90 dias, foram 10.171 ingressos.
No acumulado do ano (até outubro) já são quase 29 mil pedidos, enquanto em todo o ano de 2015 foram concedidas 32.379 aposentadorias. De acordo com dados do mês de novembro do INSS/SP, o número de beneficiários na região chega a 244.923.
A área compreendida pela regional do órgão abrange 19 cidades: Apiaí, Boituva, Cabreúva, Capão Bonito, Guapiara, Itapetininga, Itapeva, Itararé, Itu, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sorocaba, Tatuí e Votorantim. Apesar do aumento na procura pelo benefício da aposentadoria, de acordo com o INSS, atualmente o tempo da fila de espera pelo atendimento nas agências do órgão na região diminuiu. Em agosto, o prazo (entre o agendamento e o atendimento prestado no INSS) era de 108 dias, tempo diminuído para 77 dias no mês seguinte e chegando a 72 dias em outubro. A solicitação do benefício não precisa ser feita obrigatoriamente na cidade onde o contribuinte reside, por isso, muita gente busca os municípios com menor fila de espera para dar entrada na aposentadoria.

Veja também