O Governo de São Paulo, por meio do Departamento de Estrada de Rodagem, o famoso DER, iniciou em fevereiro deste ano uma importante obra de infraestrutura de alcance e desenvolvimento regional, a recuperação da rodovia SP-250, entre os municípios de Capão Bonito e Ribeira, passando por Guapiara e Apiaí.
O próprio governador Geraldo Alckmin fez questão de dar o pontapé inicial do projeto em sua visita a Capão Bonito no início do ano. Apesar do Governo de São Paulo ser do PSDB, a obra foi uma conquista do Condersul, que na época era presidido pelo prefeito Julio Fernando, que também conseguiu incluir a recuperação da avenida João Antunes Rodrigues no projeto executivo.
As obras que ainda estão em andamento serão realizadas em quase 130 quilômetros, beneficiando mais de 91 mil habitantes. O conjunto de serviços é bem complexo e envolve a construção de acostamentos, terceiras faixas, sinalização, segurança e sistemas de escoamento de águas pluviais que garantem a durabilidade.
A recuperação da SP-250 também reforçou os cofres de alguns municípios, como Capão Bonito, em plena crise econômica, com o recolhimento de ISS (Imposto Sobre Serviço) e contribui com a geração de em-prego abrindo 408 postos de trabalho diretos e outros 1.200 indiretos, com um investimento que deve chegar a R$ 354 milhões. O caminho que hoje está em recuperação serviu como a principal ligação rodoviária entre o Sul e Sudeste brasileiro antes da construção da Regis Bittencourt, a BR-116. Até o início da década de 60, Capão Bonito aproveitou sua privilegiada posição geográfica e viveu um dos melhores momentos econômicos da sua história e hoje, as obras da SP-250 alimenta a esperança de uma nova era econômica.
Novos investimentos estão surgindo no setor de varejo e prestação de serviços às margens da rodovia, principalmente no trecho da avenida Plácido Batista da Silveira, incluindo nesse pacote a construção de um novo e moderno conjunto hoteleiro sob a marca da Rede Ibis Hotel, liderado pelo empresário Kenji Okamura.
Esse movimento de máquinas e operários também transmite a esse colunista um valor sentimental. Lembro-me da luta e do empenho do saudoso ca-pão-bonitense Amauri Cacciacarro, que foi um dos mais reconhecidos engenheiros civis do território paulista. Antes de partir desta para melhor, deixou muitos projetos rascunhados sobre a necessidade de novos traçados para a SP-250.
O pacote de obras na SP-250 foi dividido em quatro lotes. No primeiro trecho, entre Capão Bonito e Guapiara, do km 225,3 ao km 261,5.
O segundo lote, entre os municípios de Guapiara e Apiaí, do km 264,5 ao km 286. Executado pela Construtora Ferreira Guedes S/A, o terceiro lote fica no município de Apiaí, do km 286 ao km 320.
O último lote, no município de Ribeira, vai do km 320 ao km 354,9, e as obras estão sob responsabilidade do Consórcio Helleno/ Vale/ TC.
No lote que compreende serviços no município de Capão Bonito, uma das empreiteiras responsáveis é a TCL Tecnologia e Construções Ltda e as falhas já se expõem antes mesmo da conclusão da obra.
No trecho entre a loja de empreendimentos agrícolas Semag e o posto de combustível Triunfo, os problemas de alagamento permanecem.
Basta chover um pouco para que os comerciantes desta região da avenida Plácido Batista da Silveira, pertencente a SP-250, se desesperem.
Por coincidência, a TCL foi a empreiteira que venceu a licitação para realizar o serviço recorde de recapeamento asfáltico em Capão Bonito e que compreende também outras obras de mobilidade urbana, entre elas a obra de drenagem na Floriano Peixoto.
Apesar do novo sistema de tubulação e implantação de caixas de captação, as águas pluviais insistem em correr pelo meio da famosa Rua Direita.
É bom ficarmos de olho na empreiteira TCL para que o re-curso público gere obras de qualidade!
Francisco Lino é Jornalista.