O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) realizou uma fiscalização no dia 23 de março em Capão Bonito.
A operação tinha por objetivo reduzir e prevenir acidentes causados pela combinação de álcool e direção e, ao todo, foram abordados 1.119 veículos, na SP-127, Rodovia Professor Francisco da Silva Pontes, Km 210, sendo que houve cinco recusas de motoristas ao teste do bafômetro.
Segundo os artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sob efeito de álcool – quando o etilômetro indica uma taxa de até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido, ou se recusar a realizar o teste do bafômetro, são consideradas infrações gravíssimas.
Nos dois casos, além da multa a ser cobrada no valor de R$ 2.934,70, o motorista poderá ter a sua carteira de habilitação suspensa. Se houver reincidência dentro de um período de 12 meses, o valor da multa dobra, passando para R$ 5.869,40.
Quando o motorista é flagrado dirigindo alcoolizado, a infração é tratada como crime de trânsito, nessa condição, o condutor é levado à delegacia e, se condenado, ainda poderá ser preso por um período de seis meses a três anos, conforme prevê a Lei Seca – também conhecida como “Tolerância Zero”.
A operação promovida pelo Detran ocorreu em 12 cidades do Estado e, no total, 11.794 veículos foram fiscalizados, resultando em 289 autuações relacionadas ao consumo de álcool, sendo 270 recusas ao teste do bafômetro, 16 autuações por dirigir sob efeito de álcool e três autuações por crime de trânsito (infração por dirigir embriagado).