Diabetes
O Diabetes é uma doença do metabolismo da glicose causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas e cuja função é quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia.
Prevenção
A Sociedade Brasileira de Diabetes orienta pessoas portadoras de diabetes a prática de exercícios e dieta no tratamento, tanto os exercícios aeróbicos quanto os exercícios resistidos promovem benefícios fisiológicos para o controle glicêmico.
Diabetes x treinamento resistido
O treinamento resistido também conhecido como treinamento com pesos ou com cargas é considerado hoje como uma das formas mais conhecidas de exercício utilizadas para a promoção tanto do condicionamento físico, de indivíduos atletas e não atletas, como para a promoção da saúde.
Este tipo de exercício físico tem sido bastante indicado por diversas organizações de saúde como um auxiliar do tratamento, e também da prevenção, de inúmeras patologias como Diabetes, Hipertensão Arterial, Doenças Coronaria-nas, entre outras.
Um dos mecanismos de ação do exercício resistido no controle do diabetes é dado pelo aumento da densidade muscular, promovendo melhora na captação e o metabolismo da glicose pelo músculo, assim aumentando a eficiência dos transportadores de glicose no tecido adiposo, músculo es-quelético e cardíaco.
Considerações finais
No controle do diabetes ambos os exercícios promovem benefícios, se bem orientado por um profissional de Educação Física devidamente registrado no órgão competente a classe.
Prof. Márcio José de Oliveira, Graduado em Educação Física Bacharelado; Pós Graduado em Musculação e Personal Trainer