REPORTAGEM D’O EXPRESSO
A prefeita eleita de Ribeirão Grande, Eliana Santos Silva (PSDB), iniciou o trabalho para saber a situação das contas do município nomeando uma equipe de assessores para a realização da transição de governo. Compõe a comissão o advogado Helmar de Jesus, o gestor administrativo Wilson Grillo, o professor de História Felipe Rostelato, o enfermeiro Douglas Cação e o jornalista e cientista político Francisco Lino. Já o atual governo será representando pelo advogado Denis de Oliveira e pelo assessor Marcelo Nunes.
A primeira reunião de transição ocorreu nesta última segunda-feira, dia 7, na sede do Executivo Municipal. No encontro, os representantes da prefeita eleita solicitaram informações sobre os contratos vigentes, as condições financeiras e o número de servidores efetivos e comissionados. “Precisamos desse diagnóstico para tomarmos as primeiras medidas administrativas em janeiro de 2017”.
A comissão também definiu a metodologia de trabalho e todas as demandas relacionadas às informações administrativas foram encaminhadas e serão devidamente providenciadas em cada um dos departamentos municipais. “Assim que recebermos todas as informações solicitadas, vamos realizar reuniões gerais e específicas”, comentou Wilson Grillo.
Além da crise financeira que atravessa a prefeitura devido à queda na arrecadação, outro problema apresentado na reunião de transição é a folha de pagamento do município, que está no limite do percentual recomendado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. De acordo com a assessoria do prefeito, a despesa com salário e benefícios do quadro de servidores está entre 50 e 51% do total do orçamento mensal. “Solicitamos a relação de servidores de cada setor e vamos utilizar o mínimo de cargos de confiança nos primeiros momentos”, ressaltou Grillo.
Obras urgentes
Preocupada com os problemas estruturais das pontes dos bairros da Lagoa e dos Queiroz e que está dificultando a vida dos moradores e, principalmente, prejudicando o transporte escolar na região, a assessoria da prefeita eleita também solicitou à prefeitura a possibilidade de elaborar os projetos técnicos de reforma e reconstrução desses acessos para reivindicação junto ao deputado federal Vitor Lippi e ao Governo de São Paulo. “É a nossa principal preocupação e precisamos desses projetos com medição e informações técnicas para buscarmos recursos junto ao Governo de São Paulo”, disse Wilson Grillo.