No final do ano letivo de 2024, a Equipe Gestora e Pedagógica da Escola Municipal “Professor Faustino Cesarino Barreto” recebeu a informação de que a escola foi a primeira colocada perante as “Escolas de Ensino Fundamental – Anos Finais” na “Avaliação do Sistema Municipal de Ensino de Capão Bonito”.
A avaliação tem por objetivo avaliar a aprendizagem dos estudantes da Rede Municipal de Ensino; auxiliar o trabalho dos professores e também verificar as habilidades que os estudantes ainda precisam desenvolver.
Como inovação, a coordenadora pedagógica Kátia Margarete Antunes também implementou o “Provão da Própria Escola”, ou seja, aplicação de uma prova interna antes da aplicação da prova do Centro Paulo Freire, gerando assim, revisão prévia dos conteúdos aprendidos pelos alunos e enfatizando a vivência na prática de como viria a ser, realmente, no dia da prova do sistema.
“Certo dia li na internet um provérbio africano: “se quer ir rápido, vá sozinho; se quer ir longe, vá em grupo” e, assim, com o apoio da diretora Eliana e do vice-diretor Levi, contagiamos todos os professores e os demais funcionários nesta busca de melhoria na qualidade de ensino da nossa escola Faustino”, pontuou a coordenadora.
Em janeiro deste ano, a escola foi agraciada com a notícia de que 17 alunos foram aprovados no Vestibulinho da ETEC e que foram convocados. “Nossa escola atende de 80 a 90 alunos do bairro Santa Isabel, outros 110 a 120 alunos são da zona rural, então fica evidente para nós que estamos com pequenas ações fazendo a diferença na vida destes alunos. Muito se pauta sobre a redução das desigualdades educacionais, FUNDEB VAAR e equidade entre os alunos do município, então, estamos aqui para que nos tratem desigualmente na proporção de nossas desigualdades. O mais significativo nisso tudo é de que uma aluna concluinte da EJA, quase evadida no ensino regular, foi aprovada na ETEC”, reforçou a diretora de escola Eliana dos Santos.
A diretora da escola Eliana dos Santos Silva e a coordenadora pedagógica Kátia Margarete Antunes, agradecem aos pais pela confiança na Escola Faustino, parabeniza todos os alunos convocados e reforça que se não fosse o comprometimento de cada funcionário, da limpeza às merendeiras, e de cada professor em sala de aula, estes resultados significativos não seriam viáveis.