Alunos de Guapiara ficaram sem transporte escolar nesta semana

Alunos de 12 escolas municipais e estaduais de Guapiara ficaram sem transporte escolar nesta semana, a falta do transporte afeta principalmente crianças e adolescentes que moram na zona rural e precisam do transporte para chegarem até suas escolas, sejam elas em núcleos rurais mais populosos ou escolas situadas na sede do município. A falta de transporte teria afetado mais de 400 alunos.

O motivo da falta de transporte foi uma paralisação do serviço que é feito por empresas privadas que tinham contrato com a prefeitura e que alegavam que estavam esperando pelo pagamento de dívidas referentes ao mês de dezembro de 2024. Os transportadores terceirizados publicaram nas redes sociais notas informativas noticiando a paralisação dos serviços desde o dia 26 e dizendo que somente o pagamento poderia viabilizar o retorno do transporte.

A prefeitura alegou à imprensa da região que foi pega de surpresa e que não recebeu nenhuma comunicação e que estaria notificando as empresas, lembrando que existe um contrato de prestação de serviço que não pode ser rompido sem as justificativas. A prefeitura também emitiu uma nota em que afirma que o serviço vai passar por um momento de instabilidade devido a necessidade de reorganização, que seria essencial para garantir a eficiência do transporte

No meio político vazou um áudio de uma autoridade do município informando que a prefeitura estaria vendo a possiblidade de contratar uma frota da região de Campinas para fazer o serviço.

A Secretaria de Educação soltou um comunicado recomendando que as escolas façam aulas remotas devido a instabilidade no transporte para que os estudantes não fiquem sem atividade.

Em declarações feitas nas redes sociais, o vereador Flávio Menk disse que recebeu informações dos prestadores de serviço de que existem parcelas atrasadas de dezembro de 2023. Menk disse ainda que está estranha a situação da prefeitura com atrasos nos pagamentos para o setor da Saúde, de aluguéis, de posto de combustíveis e agora atraso para transporte escolar. O vereador Flávio Menk junto com o colega Mauricio Kerche, do Republicanos, estiveram na diretoria de Ensino de Apiaí para obter informações sobre os recursos repassados pela Secretaria Estadual de Educação.

Veja também