Vereador de Capão Bonito faz acordo para evitar ser condenado por desacato

O vereador de Capão Bonito, Fio Londrina, aceitou uma transação penal para evitar que tivesse prosseguimento uma ação criminal que tinha sido movida pela Justiça Pública pelo fato de ele ter desacatado conselheiros tutelares no ano de 2024. A decisão judicial do processo 1500713-80.2024.8.26.0123, foi proferida no dia 18 deste mês.

Na época o vereador discutiu com conselheiros que estavam fazendo uma refeição numa lanchonete da cidade, após terem feito uma operação de conscientização em vários pontos da cidade para coibir o uso de bebidas alcoólicas por menores. A operação contou com a presença do Conselho Tutelar, das Polícias Civil e Militar e da fiscalização da prefeitura.

Visivelmente alterado e com sinais de alcoolismo, o vereador foi até a mesa que estavam os conselheiros e ofendeu alguns deles com xingamentos. Os conselheiros que foram ofendidos relataram o caso às autoridades que determinou abertura de inquérito policial.

O vereador aceitou pagar uma multa no valor de R$ 3.025,00 em cinco parcelas como determinou o juiz. Com o acordo aceito pelo vereador, ele não será condenando, mas não poderá por cinco anos ter este benefício caso se envolva em outras situações criminais.

Conselheiros procurados pelo O Expresso preferiram não fazer declarações sobre o caso.

Veja também