Capão Bonito acaba de ganhar mais uma importante obra literária que destaca o folclore local. Trata-se do terceiro livro de Catarino Aleixo de Oliveira, o ‘escritor caipira’ como ele gosta de se intitular, morador e comerciante da Vila Aparecida.
O livro “Lendas e Causos de Capão Bonito” tem 95 páginas e 33 contos que prendem a atenção daqueles que gostam dos antigos ‘causos’ do passado.
O livro começa com o conto do ‘Coronel Floriano’ um suposto senhor que viveu há muito tempo em Capão Bonito e termina com o ‘Gavião Real’.
É um livro que prende pela linguagem simples, bem típica do interior paulista, e que possibilita uma regressão aos bons tempos com os avós, pais e tios que se sentavam à mesa para contar histórias. A ilustração do livro ficou por conta de José A-driano de Queiroz
Catarino Aleixo escreveu e publicou seu primeiro livro “Herança do Velho Tropeiro” em 2009. Seu segundo livro “O Apia Hy Myrin” veio em 2014. “Também tive a honra de participar do livro “Lendas de Itapetininga e região” das escritoras Maria Nunes da Costa e Luciane Ca-margo nas páginas 229 a 249. Agora veio o meu terceiro livro ‘Lendas e Causos de Capão Bonito’ com as ilustrações do professor José Adriano de Queiroz”, destacou o escritor durante visita à redação d’O Expresso.
De acordo ainda com o escritor capão-bonitense, desde criança ele gostava de estar ao lado de pessoas mais velhas e ouvi-las contarem causos e lendas. “Assim tudo o que eu ouvia, escrevia, mesmo sem saber o grande valor cultural desse ato, eu achava muito bonito e tempos depois percebi que estes causos e lendas não deveriam ficar esquecidos, ou perdidos na memória e para que isso não ocorresse decidi repassar esses causos e lendas para outros, através de livros. Contar histórias, sempre foi a maneira de manter tradições. Por isso quero carinhosamente agradecer a todos os contadores de histórias. É graça a vocês que tive a oportunidade de escrever este livro”, acrescentou o escritor.
Parte da venda dos livros será doada para escolas e bibliotecas do município.
O início
Catarino Aleixo de Oliveira, filho de Cipriano Aleixo de Oliveira e Albertina de Oliveira, nasceu em julho de 1950 no bairro Apiaí Mirim em Capão Bonito.
Desde que aprendeu a ler e a escrever gostava de pôr causos e histórias que ouvia no papel, com o intuito de conservá-los.
Foi jogador e treinador de futebol amador na Vila Aparecida, e sempre esteve à frente de um balcão de comércio, mas segundo ele, não só para vender, mas para ouvir os causos que o povo contava.
Segundo Catarino, ele sempre se orgulhou do seu modo ‘caipira’ de viver.
Os interessados em adquirir o novo livro deverão entrar em contato pelo telefone 3542-4655 ou procurar na Mercearia Estrela – rua Braz Lucas Neto, 338, Vila Aparecida