A estudante do segundo ano do Ensino Médio da escola Padre Arlindo Vieira, Thais Roberta da Silva, foi uma das selecionadas para um programa de intercâmbio na Nova Zelândia.
A oportunidade surgiu no início de 2024, com o projeto “Prontos pro Mundo”, que permite aos alunos de escola pública estadual uma viagem a quatro países, sendo eles: Canadá, Reino Unido, Austrália e o país que a aluna morou neste ano por três meses, a Nova Zelândia.
Por 12 semanas, Thais Roberta da Silva esteve morando na cidade de Palmerston North, e de lá, trouxe mais conhecimento e a convicção de que realizou um sonho. “Foi uma experiência surreal. Eu posso afirmar que eu vivi a realização de um sonho, tive a oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas, lugares lindos e, principalmente, praticar muito meu inglês e conhecer a cultura “Maori” que aborda todo o povo indígena de lá”, afirmou a estudante.
Dentre as coisas que mais gostou do país, foi a forte presença da cultura Maori. “Todos os eventos se iniciavam com pessoas cantando músicas, as aulas começam com os professores falando: “Kia Ora” que significa “Olá”, as comidas, e algo muito legal é que eu pude aprender as danças típicas que eles fazem em casamentos ou outras festas, e também algumas palavras em Maori”, ressaltou.
Para quem tem o desejo de se aventurar nessa viagem repleta de aprendizado, o processo seletivo começa no nono ano escolar, onde os estudantes realizam uma avaliação chamada “SARESP”. Após a prova, as maiores notas são selecionadas para participar de um curso de inglês na WIZARD, e depois de realizar 6 meses de aulas, o aluno deve fazer uma prova do próprio projeto de intercâmbio. As maiores notas com base nessa avaliação e frequência, são aprovadas.
Thais Roberta aproveita para deixar um recado aos estudantes. “Vou usar a frase que o Host Father de uma amiga disse no nosso último almoço de domingo com todos reunidos. Depois do almoço na hora dos agradecimentos, ele disse “Kia Kaha!” que é uma frase em maori que significa “permaneça forte!”. Então se você tem um sonho de estudar fora do país e é aluno da rede pública, essa é uma oportunidade única. Permaneça forte, tenha coragem, se esforçe, que tudo é possível se você acredita em si mesmo”, conclui a estudante.