Exposição avalia artesanato produzido em Capão Bonito

A Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Capão Bonito realizou no último sábado, 03 de setembro, uma exposição de artesanatos no Centro de Convenções.
A exposição aconteceu em dois períodos e contou com vários artesões locais.
Segundo o secretário João Bosco de Sá, o objetivo foi avaliar os artesanatos produzidos no município.
“Com a avaliação poderemos solicitar a carteirinha pela Sutaco. Outra meta é intensificar a realização de feiras de artesanato na cidade”, explicou João Bosco de Sá à reportagem d’O Expresso.
O que se viu nos stands montados foi um show de criatividade nas mais diferentes formas.
Destaques para bonecas muito bem produzidas, quadros, trabalhos em tecidos, panos de prato, bolsas e artigos de decoração.
Outro destaque foi a reciclagem de materiais. Por exemplo, pneus foram transformados em mesa de centro e bancos, se tornando opção de decoração.
Todos os itens produzidos foram fotografados e receberão notas.
A meta da Secretaria de Cultura de Capão Bonito é cadastrar todos os artesãos para que os mesmos usufruam dos benefícios da Sutaco.

SUTACO
Com a crise de desemprego, cada vez mais as pessoas procuram saídas estratégicas para conseguir renda e o artesanato tem sido uma das opções, que além de poder ser feito sem sair de casa, traz lucros sem a necessidade de investir muito capital.
A possibilidade de trabalho com artesanato é enorme, hoje existem oficinas que oferecem cursos artesanais e até na in-ternet há sites que promovem cursos on-line, além de divulgar o trabalho de artesãos.
Todo esse crescimento no setor fez com que o Estado também visse no artesanato uma fonte geradora de emprego.
Por este motivo o Governo do Estado criou a Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades – SUTACO, que é a coordenadora do programa de Artesanato Brasileiro (PAB), vinculada à Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT).
Com o objetivo de promover, desenvolver, divulgar, comercializar, produtos artesanais paulistas.
Esse órgão presta serviços como: reconhecimento profissional, legalização fiscal, apoio comercial, aprimoramentos técnicos, incentivos à produção, e orientação jurídica para os artesãos, cooperativas e núcleos de produção artesanal paulista, ajudando a gerar renda e emprego através da arte e da cultura.
“O artesanato além de gerar empregos também pode ajudar a manter o equilíbrio ecológico. Outro ramo que tem crescido é o de artesanato urbano que é feito a partir de produtos recicláveis. Esse tipo de artesanato, além de ser um meio ecologicamente correto de se ganhar dinheiro, tem um custo muito baixo com matéria-prima. Os materiais utilizados são dos mais diversos, mas os principais são latas de alumínio(como as de refrigerante), garrafas plásticas e papeis diversos”, ressaltou o secretário João Bosco de Sá.

SERVIÇO
Maiores informações poderão ser obtidas na Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo através doemail: cultura@capao bonito.sp.gov.br

Veja também