Foram 306 provas de 42 modalidades, reunindo 11.544 atletas de 208 países – e 1,17 milhão de turistas.
Certamente os Jogos Olímpicos do Rio-2016 ficarão marcados na memória de quem os acompanhou – afirmação sustentada pelas centenas de elogios que se multiplicaram nas redes sociais durante e ao término da competição.
Seja pela melhor participação do País na maior competição do mundo (13º lugar), com direito a inédita medalha de ouro do futebol masculino; por conta dos feitos de astros como Usain Bolt ou Michael Phelps; ou pela excelência dos espetáculos de abertura e encerramento.
Pessoas que estiveram atuando como voluntárias também deram seus relatos sobre o que viram e ouviram durante as Olímpiadas.
E para a jornalista e professora de inglês Beatriz Salvetti, de Sorocaba, que atuou nos Jogos como voluntária na função de assistente de relações internacionais, em uma divisão organizacional do Comitê Olímpico Internacional (COI) denominada Olympic Family Assistant, os elogios da mídia estrangeira à organização e à qualidade da infraestrutura oferecida pelo Brasil não foram raros.
“Membros das delegações estrangeiras atestaram principalmente a qualidade das arenas, estádios e instalações, além da já conhecida receptividade do povo brasileiro”, conta, destacando que alguns manifestaram, inclusive, o desejo de retornar ao Brasil nos períodos de férias.
E esse evento grandioso também ficará registrado na memória dos capão-bonitenses que foram assistir esta festa de perto. Entre eles estavam as famílias Fujivara, Kakihara e Miyata que fizeram o tour olímpico com direito a torcida pelo ouro inédito no Maracanã lotado.
Para o agroempresário Sidney Fujiwara, a repercussão das Olimpíadas pode ajudar o País a recuperar o crédito perdido com o mundo e com os seus próprios habitantes nos últimos tempos.
“Finalizamos o nosso tour olímpico com o tão sonhado ouro no futebol com o Maracanã lotado, muita emoção e alegria. Também torcemos muito e nos emocionamos nas partidas de vôlei. Foi uma belíssima Olimpíada, vai deixar boas lembranças e saudades. Vivenciamos e curtimos momentos inesquecíveis”, destacou Sidney Fujivara narrando sua experiência com seus familiares na rede social.