Grupo de choro de Capão Bonito resgata e mantém viva a música instrumental brasileira

Formado por cinco talentosos músicos de Capão Bonito, ‘Os Cascatinhas’, é o único grupo de choro na cidade. Resgatando e mantendo viva a música instrumental brasileira, o nome escolhido pelo quinteto faz alusão a uma música do grande maestro Pixinguinha. O grupo tem sido destaque não só no município, mas também tocando em eventos pela região.

Segundo o coordenador do grupo, Flávio Francisco, inicialmente o grupo era formado por ele e o músico Lucas. Chamado de ‘Gamela Brasil’, a dupla se juntava para tocar choro e alguns sambas com artistas da região. Com o tempo vieram outras formações, mas atualmente o grupo ‘Os Cascatinhas’ é composto pelos músicos: Lucas na flauta transversal, Flávio Francisco no violão de sete cordas (que já faziam parte da primeira formação), Eduardo Vieira no trompete, Ricardo Ribeiro na guitarra e Rian Proença na percussão.

A escolha do gênero musical vem da riqueza sonora do estilo. “Estudamos as grandes referências do choro, como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, Chiquinha Gonzaga, Altamiro Carrilho, dentre tantos outros, é uma imersão musical, que exige do instrumentista muita técnica e compreensão da linguagem”, diz o músico Flávio Francisco.

Após ingressar no curso de Violão Choro no Conservatório de Tatuí, no ano de 2018, as rodas de choro que aconteciam dentro e fora da instituição passaram a fazer parte da rotina do músico. “Como dividia os dias da semana entre Tatuí e Capão Bonito, precisava que isso acontecesse por aqui também”.

O grupo de choro ‘Os Cascatinhas’ já participou de todo tipo de evento local, seja ele público, privado, saraus, coretos, praças, calçadões, festas beneficentes, escolas, salões e bares tradicionais. “Temos um grande parceiro em São Miguel Arcanjo que é o Sérgio, coordenador do Projeto Choro na Lagoa, que sempre nos convida para eventos e as rodas de sábado na praça da cidade”, ressalta o músico.

Atualmente, o grupo tem a tradicional roda de choro na Bitaca Café Bar, localizada em Capão Bonito, todo primeiro domingo do mês, e ensaios semanais no Espaço Cultural SOM, onde haverá uma apresentação na 1ª Noite do Choro e Vinho, nessa sexta-feira dia 02, a partir das 21h.

Veja também