O município de Guapiara completa neste dia 02 de maio, 153 anos de fundação. A prefeitura fará um ato cívico na praça Duque de Caxias a partir das 16h30, para comemorar a data. Em seguida, será celebrada às 19 horas na matriz de São José, uma missa de ação de graças, ao final da celebração será plantado um pé de Ipê na praça central em sintonia com a campanha da fraternidade deste ano.
No domingo, dia 04, será realizado o tradicional desfile de cavaleiros que terá concentração às 9 horas no Posto do Moisés, de onde os presentes seguirão para a igreja matriz para ser dada a benção dos cavaleiros e em seguida em comitiva os participantes irão até a Estância Scheffer.
Histórico
O início da povoação de Guapiara deu-se com a exploração de ouro por bandeirantes e jesuítas que garimpavam nas margens do rio São José. Em 1872, o proprietário de terras, Vicente Romualdo da Cruz, doou uma área onde foi construída uma raia para disputa de corridas de cavalos e também terras para a construção de uma capela em homenagem a São José.
A povoação, primeiramente, recebeu o nome de São José do Paranapanema, depois foi mudado para São José do Guapiara e, posteriormente, somente para Guapiara. Em 1948, o então distrito de Guapiara teve sua emancipação política de Capão Bonito e passou a ter uma Câmara de Vereadores e passou a eleger o prefeito.
O nome Guapiara tem origem no tupi/guarani e seria Grupyara, que quer dizer ouro na serra.