A Prefeitura de Itapeva, por meio da Secretaria de Defesa Social e da Guarda Civil Municipal, realizou a Operação Bairro Seguro, no último domingo, dia 16, com o objetivo de promover a sensação de segurança para os moradores.
A operação começou às 15h20, no bairro Sambra, com abordagens a pessoas e veículos. Seis pessoas foram revistadas, além de um automóvel e uma motocicleta, sem nenhuma irregularidade encontrada. A comunidade recebeu orientações sobre segurança pública.
Às 18h20, a operação continuou no bairro das Pedras, onde uma motocicleta foi encontrada parcialmente adulterada, com o chassi suprimido. A moto foi rebocada. Em seguida, outra motocicleta foi abordada, e o condutor, um adolescente de 16 anos, afirmou que a moto era dele, comprada via Facebook, e que sabia ser de leilão. Como a moto estava sem placa e com alterações, os policiais chamaram o responsável pelo menor para acompanhá-lo até o Plantão Policial.
O delegado de plantão registrou as ocorrências, apreendeu as duas motocicletas e confeccionou um boletim de ocorrência de ato infracional por adulteração de veículo. O adolescente foi liberado para sua mãe, que se responsabilizou por apresentá-lo à Vara da Infância e Juventude.
A Guarda Civil Municipal alerta: “Pais, verifiquem sempre a procedência de qualquer objeto adquirido pelos seus filhos, para evitar consequências criminais”.
Em caso de dúvidas ou suspeitas, a população pode acionar a GCM pelo telefone 153 ou 199. Segundo a GCM, as operações continuarão em todo o município, conforme necessidade.