A 46ª edição do Horário de Verão, que entra em vigor à 0h deste domingo, dia 16 de outubro, gerará uma economia de 29 GWh de energia nas 228 cidades atendidas pela Elektro nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. No horário de pico do consumo, a redução será de 4,0% na demanda de energia. Com essa redução, ocorrerá melhoria na qualidade e maior segurança no fornecimento de energia elétrica, e isso é especialmente importante para as cidades litorâneas, onde a alta temporada ocasiona aumentos significativos no consumo de energia elétrica.
Outro benefício verificado com o horário de verão é a queda na demanda máxima do sistema elétrico no horário de pico, que compreende as primeiras horas do anoitecer (das 18h às 21h). Isso aliviará o carregamento dos sistemas de transmissão e distribuição de energia, principalmente nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste, onde o consumo é mais elevado.
Para se ter uma ideia, com a redução de 0,55% no consumo de energia elétrica a Elektro poderá atender o município de Capão Bonito (47 mil habitantes) por 211 dias; o de Iguape (30 mil habitantes) por 292 dias; o de Itapeva (93 mil habitantes) por 42 dias e o município de Registro (56 mil habitantes) por 129 dias.