O Instituto Santa Dulce informou à TV Tem que a prefeitura de Guapiara é a grande responsável pelos atrasos nos pagamentos de médicos e outros servidores da área da saúde da cidade que são contratados através de convênio entre a OS (Organização Social), que tem sede em Pariquera-Açu, e o munícipio de Guapiara.
De acordo com a nota enviada ao órgão de imprensa, o Instituto afirma que desde setembro de 2024 a prefeitura atrasa repasses e que a soma dos valores atrasados já soma 3,4 milhões de reais, sem contar com as rescisões de muitos profissionais que foram dispensados nos últimos meses.
O Instituto afirma que enviou ao Ministério Público de Capão Bonito e ao Ministério Público do Trabalho os documentos com as informações que comprovam os atrasos.
Na semana passada, a prefeitura de Guapiara havia informado que tinha rompido unilateralmente o contrato com o instituto e que estava abrindo um processo administrativo para investigar o caso.
Para políticos da oposição de Guapiara ouvidos pelo O Expresso, a nota do Instituto Santa Dulce confirma a tese de que a prefeitura está sendo mal gerida e o prefeito está rolando dívidas para o futuro.