Jornal O Expresso – Especial Para Região de Apiaí – é premiado pelo 8º ano

Pelo oitavo ano consecutivo o Jornal O Expresso – Especial Para Região de Apiaí, do grupo Empresa Gráfica e Editora Vale do Paranapanema, é apontado em pesquisa regional feito pela agência Século Publicidade & Pesquisa, como o número 1 na preferência popular, que para certificar-se dessa posição fez uma pesquisa de opinião.
Para a direção do semaná-rio receber esse certificado nos deixa contente pelo trabalho realizado, pois estamos cumprindo com o objetivo de um órgão de imprensa em levar a informação e formar opiniões a respeito dos mais diversos assuntos. Isso não é fácil, pois um jornal do interior sobrevive do trabalho dos colaboradores e navega entre as mais diversas situações, conseguindo trabalhar sem subordinar-se aos posicionamentos, sejam oficiais ou meramente críticos co-locados ao sabor de interesses particulares de alguns grupos.
Realizar esse trabalho exigiu atenção dos articuladores, empenho das pessoas que desejam dar luz aos fatos e principalmente, competência para descrever os acontecimentos com a clareza e a objetividade necessária.
Por diversas vezes ouvimos das pessoas a carinhosa frase: ”vai sair no jornalzinho”. Digamos carinhosa por que o diminutivo empregado trata com a simpatia e a proximidade de quem compartilha do desejo de ver algo exposto. O Expresso é herdeiro de uma tradição jorna-lística apiaiense, seus colaboradores, também escreveram na Voz do Alto Ribeira, no Alto Vale e em entre outros jornais que circularam no município e buscam nessa aprendizagem o dinamismo para superar as dificuldades que um órgão de imprensa tem no interior, da econômica ao equipamento e as fontes.
Críticas existem e nos ajudam a melhorar o trabalho que realizamos, algumas são descartadas por que se referem a interesses nem sempre elogiá-veis, mas a sobrevivência do trabalho exige a habilidade de mover-se entre os diferentes sem abraçar a bandeira que defendem, apenas noticiando que elas existem. E justamente por isso cobrado o que nos deixa também orgulhosos, pois quando nos cobram posicionamento a favor ou contra mostram a importância de um jornal na formação da opinião do cidadão.
Caminhamos retratando a história do início deste século e certamente estaremos sendo consultados por historiadores, estudantes que desejarem saber como foram os primeiros anos do século XXI.
Por estas páginas passaram ilustres e anônimos, alguns que tiveram seu momento de destaque, outros pela contribuição ao desenvolvimento e crescimento da região, todos importantes para a história local e motivo de atenção do jornal que também expressou elogios, reclamações e realizações dos poderes Executivo e Legis-lativo, contribuindo para que a transparência no uso do erário público pudesse ser exposta em manchetes, textos, fotos, depoimentos de autoridades e população.
Muito tem para ser feito no Alto Vale do Ribeira. Temos certeza que estamos contribuindo com esse crescimento quando mostramos os problemas e as realizações.
Nesses oitos anos que hon-rosamente recebemos o certificado, acompanhamos as notícias mais esperadas da região, assim como as mais trágicas, a solidariedade, o companheiris-mo e a disputa política com sobriedade no tratamento da no-tícia.
Procuramos expor a diversidade cultural que forma a sociedade apiaiense e região, nossas páginas sempre estiveram abertas a todos os segmentos sociais, valorizando ide-ias e iniciativas a favor de uma sociedade inclusiva com desenvolvimento econômico e justiça social.
Queremos agradecer a todos que colaboram com seus textos, fotografias, anúncios, patrocínios, os vendedores que percorrem as ruas, os empresários que disponibilizam espaço em seus estabelecimentos para venda, administradores públicos e tantos outros que são responsáveis por esses oito anos de reconhecimento da população.

Pesquisa - Página 12

Veja também