REPORTAGEM D’O EXPRESSO
As obras de recuperação da SP-250 entre as cidades de Ca-pão Bonito e Ribeira foram conquistadas através de uma articulação política do Condersul, na época presidido pelo prefeito Julio Fernando, junto ao Governo de São Paulo.
O projeto foi anunciado pelo próprio governador Geraldo Alckmin (PSDB) no início de 2016 em um evento oficial realizado em Capão Bonito.
As obras atingem 129,6 km de extensão na rodovia e beneficia diretamente mais de 91 mil habitantes da região.
“Estamos iniciando a obra por Capão Bonito e Apiaí, serão 129 km de recuperação, acostamentos, terceiras faixas e obras de segurança”, disse o governador na época.
O Governo de São Paulo está investindo cerca de R$ 354 milhões na execução das obras, que foram divididas em quatro lotes, e a mais atrasada é a do primeiro trecho, entre Capão Bonito e Guapiara, do km 225,3 ao km 261,5, e que estão sob a responsabilidade da empreiteira TCL.
A lentidão nos serviços, principalmente na avenida Plácido Batista da Silveira, tem gerado reclamações de usuários e comerciantes. A empreiteira não conseguiu até o momento dar um prosseguimento contínuo nesse primeiro lote. “A empreiteira começa uma coisa e depois demora meses para começar uma nova etapa. Isso prejudica a qualidade da obra e causa uma série de transtornos a nós comerciantes”, disse um comerciante consultado pela reportagem d’O Expresso.
Entre o final do mês de outubro e início de novembro, a TCL iniciou a implantação da camada final do pavimento asfáltico, porém os serviços foram novamente paralisados no trecho da avenida Plácido Batista da Silveira e os desníveis na pista vêm gerando preocupações com relação à segurança.
Além das frequentes interrupções da obra no trecho da avenida, os moradores ainda reclamam do alagamento ocasionado por falta de escoamento das águas pluviais, principalmente nos trechos entre as ruas Sesquicentenário e Manoel Ferreira Rodolfo.
Problemas de
alagamento
Moradores, comerciantes e usuários da avenida Plácido Batista da Silveira, trecho urbano da rodovia SP-250 em Capão Bonito, voltaram a sofrer problemas de alagamento com as chuvas que atingiram a cidade na tarde da última quarta-feira, dia 09. Apesar das obras de recuperação contratadas pelo Governo de São Paulo e que estão sendo conduzidas pela empreiteira TCL, no trecho entre a esquina da rua Sesquicentenário (Semag) e o Posto Triunfo, houve acúmulo de água em vários pontos, prejudicando desta forma a durabilidade do novo pavimento asfáltico aplicado na via.
O projeto executivo da obra, elaborado pelo DER (Departamento de Estrada de Rodagem), não prevê a implantação de um sistema de drenagem nesse trecho crítico, mas mesmo assim, a TCL colaborou com o município construindo caixas de captação de águas pluviais e um conjunto de tubulação para interligar esse novo sistema com a rede que direciona as águas pluviais ao Parque Recantos das Águas, na vila Santa Rosa.
Em nota, a Secretaria Estadual de Transporte e Logística ressaltou que o problema de drenagem é de responsabilidade da prefeitura.
“O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informa que o problema mencionado pela reportagem não faz parte da obra de recuperação da rodovia SP-250 realizada pelo DER, sendo de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Capão Bonito”, colocou.
Consultada, a prefeitura esclareceu que fez uma reserva financeira para realizar as obras de drenagem necessárias na mencionada região urbana do município.
“Reservamos um recurso especial dentro do orçamento de 2016 para realizar a interligação das redes da região que compreende e faz a captação das águas pluviais que descem do Jardim Colonial e da avenida Plácido Batista da Silveira”, afirmou em nota a municipalidade.
A prefeitura disse ainda que os serviços para a construção do novo conjunto de drenagem devem começar nos próximos dias. “O problema é que os processos licitatórios deram desertos, ou seja, não houve interesse de empresas devido ao baixo valor e em respeito à Lei Eleitoral, que paralisa diversas ações administrativas da prefeitura. O processo foi concluído em outubro com a definição da empresa que executará a obra, a RGM de Ribeirão Branco. A prefeitura também já emitiu a ordem de serviço para o início dos trabalhos”, esclareceu.