A Educação é um tema que, além de me agradar, considero o principal pilar da evolução humana e por isso, dedico algumas horas semanais para pesquisar e me debruçar em cima de dados, pesquisas e experiências bem-sucedidas aplicadas em outros municípios.
É inquestionável a evolução da Educação Municipal de Ca-pão Bonito nos últimos anos conduzida pelo prefeito Julio Fernando.
Quando assumiu o comando da Prefeitura em 2009, o atual prefeito encontrou um setor fisicamente debilitado. O próprio IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) apontava um déficit de mais de 50% no número de vagas em creches.
A Educação capão-bonitense viveu uma verdadeira revolução na questão estrutural. Hoje, a Educação está próxima às famílias.
Temos creches em quase todas as regiões da cidade e boa parte das escolas de ensino fundamental tem ambientes adequados que direcionam à equidade educacional.
Infelizmente, a discussão sobre as novas tendências das políticas públicas de Educação passou longe dos palanques do processo eleitoral deste ano.
O debate foi mínimo e quando os candidatos citavam o tema, principalmente os da oposição, demonstravam a falta de preparo e de conhecimento sobre o assunto.
Apesar do prefeito eleito pertencer ao grupo que comanda a cidade há oito anos, mudanças no planejamento educacional são fundamentais.
Com as obras construídas e as que estão em andamento, Capão Bonito tem estrutura para atender toda a sua demanda por vagas escolares e a partir de agora, o desafio é a qualidade de ensino, como o próprio Ideb comprova.
Marco Citadini já deu alguns sinais de inovação na gestão pública. Pela primeira vez um prefeito eleito abre espaço para as próprias gestoras escolares escolherem o Secretário de Educação.
O escolhido chegou a quase 80% dos votos computados e ganhou como desafio de alcançar bons resultados de aprendizagem.
Julio Fernando concentrou esforços na infraestrutura e na criação de vagas nas creches e com isso, conseguiu melhorar sensivelmente a qualidade de vida de milhares de famílias capão-bonitenses.
A próxima gestão de Educação deve assumir o compromisso, quase que obrigatória, de melhorar a qualidade do ensino fundamental e iniciar um processo contínuo para a expansão do ensino integral e o marco inicial desse processo está concentrado na capacitação e valorização dos professores e na ampliação da participação da comunidade e da família.
Por isso, é preciso concentrar-se ainda em projetos voltados à gestão da sala de aula, estratégias mais modernas e compatíveis com a realidade na aplicação da didática, no investimento de ensino aos alunos com algum tipo de deficiência e no uso consciente da tecno-logia.
De nada adianta termos uma escola ampla e bem pintada se as atividades não estiverem conectadas com os interessantes da nova sociedade.
Para além dos tijolos, a nova Escola Pública Municipal deve ampliar o repertório cultural de seus alunos e tenho certeza que com o novo Capão Bonito Clube, transformado em um núcleo educacional, os horizontes serão ampliados.
Como gosto muito de Educação, resolvi cursar História e se um dia eu vier a lecionar, transformarei a sala de aula num ambiente prazeroso de conhecimento multicultural.
Francisco Lino é jornalista