O planeta precisa do esforço de todos

Nas últimas semanas todas as partes do país estão sofrendo com o tempo seco que tem motivado o surgimento de várias queimadas e incêndios em municípios brasileiros de norte a sul.

Na semana passada este jornal noticiou os incêndios que aconteceram em Capão Bonito há cerca de alguns dias e que geraram grande preocupação em moradores, atingindo algumas serrarias e por pouco não afetaram as instalações do Centro de Assistência Social Padre Henrique. Incêndios estes que não eram comuns em nossa cidade.

Por pouco não ocorreu no município uma tragédia com vítimas e graças a atuação do Corpo de Bombeiros e também de voluntários de empresas privadas, foi possível debelar os focos de incêndio antes que afetassem drasticamente residências na região da Vila Bela Vista.

As mudanças climáticas, que são evidentes para todos, estão fazendo com que todos nós tenhamos que nos adequar as novas realidades, com temperaturas e incidência de chuvas muito diferentes do que tínhamos no passado.

A nossa cidade sempre teve historicamente um inverno rigoroso para padrões paulistas e neste ano estamos vendo um inverno com cara de verão, com temperaturas elevadas nesta estação do ano algo nunca imaginado em anos passados.

Podemos verificar também as recentes enchentes que atingiram o estado do Rio Grande do Sul, algo que não era comum no Sul do Brasil e que fizeram com que aquele estado praticamente entrasse em colapso.

Estes sinais claros em todo o Brasil e também em diversas partes do mundo, mostram que o planeta está cobrando a conta pelo descuido que estamos tendo com o meio ambiente ao longo dos anos.

É logico que não podemos resolver o problema do mundo somente com ações em nossa região ou mesmo em nosso país, mas é preciso que todos tenham consciência de que cada pessoa tem uma parcela de contribuição para dar para que o planeta possa reduzir a poluição e, consequentemente, para que tenhamos um clima mais equilibrado e perto do previsível.

Fazer a coleta de material reciclado em sua casa, evitar o uso de veículos de forma desnecessária, auxiliar no plantio de árvores e proteger as nascentes e rios da nossa região é algo que muitas vezes uma pessoa pode fazer. Isso pode ser um grão de areia num oceano, mas se todos passarem a ter uma consciência colaborativa, haverá uma somatória de esforços que poderá dar um bom resultado para a preservação do meio ambiente.

O que não podemos fazer é achar que não devemos fazer nada e nem mesmo cumprirmos com nosso dever de cidadão de nos policiarmos e de fazermos a nossa parte, mesmo que ela pareça insignificante.

O planeta está pedindo ajuda e cabe a cada um de nós fazermos a nossa parte, pela geração atual e pelas futuras gerações.

Veja também