Domingo, 19 de junho, foi o último dia de jogos da fase de grupos da Taça Zé Mineiro de Ribeirão Grande. Um bom público acompanhou os confrontos no “tapete” do bairro Ferreira dos Matos.
O primeiro jogo do dia era o mais aguardado do domingo. RC Paulista e ECCB se enfrentaram sob olhares de vários outros times, já que o resultado iria interferir diretamente na classificação do Grupo B, além de definir alguns confrontos das oitavas. E o jogo correspondeu às expectativas.
Carregada de emoção, a partida só se resolveu nos minutos finais. Com gols de Luan para o RC e Hugo para o ECCB, o duelo seguia empatado e classificaria o Pulmam, deixando o RC Paulista eliminado e fazendo o ECCB vice-líder da chave. Porém, no fim da partida, em tumultuada cobrança de falta, a bola sobrou para Nilcian fazer de cabeça o gol da classificação do RC Paulista.
Com o resultado, o ECCB acabou a fase em quarto lugar do grupo e terá de enfrentar o Ribeirão dos Cruzes, melhor equipe da competição até aqui. O RC Paulista terminou em segundo e pega o time do Porto/S. Modenutt. O Pulmam ficou de fora das oitavas.
Em seguida, Mato Dentro x Porto/S. Modenutt.
O confronto entre classificados só serviria para definir a classificação do Grupo C, mas os dois times estavam muito empenhados pela vitória e o jogo foi disputadíssimo.
Em duelo equilibrado, o resultado não poderia fugir do empate. Ao final da partida, o placar apontou 2 a 2 com gols de Fabiano e Jeferson Felipe para o time de Ribeirão e Diego e Willian José para o time de Capão Bonito. Classificado para o mata-mata, o Porto demonstra que continua forte na disputa pelo título.
O mesmo se pode dizer do Mato Dentro, que vem “batendo na trave” nos campeonatos e dessa vez quer mudar o fim da história. Para isso, terá de passar pelo Barsemlona nas oitavas.
Para encerrar a fase de grupos, um clássico muito esperado pela rivalidade no futebol dos bairros vizinhos. Baguaçu e Ferreira dos Matos colocaram em jogo anos de disputa e uma briga particular no Grupo C. O Baguaçu chegou para o confronto com 100% de aproveitamento e a melhor defesa da competição, enquanto o Ferreira queria aproveitar a boa fase e chegar com moral no mata-mata, selando o crescimento e o ótimo desempenho na reta final. E já no início da partida, o time da casa mostrou que não teria pena dos muitos desfalques do Baguaçu, fez dois gols no primeiro tempo e aproveitou o jogo para dar ritmo ao elenco. No segundo tempo fechou a goleada em 4 a 0 e mostrou que é um forte candidato ao título.
O time deslanchou no final da fase de grupos com duas goleadas por quatro gols. Os tentos foram anotados por Adielson, Alex e Douglas (2), que encostou na artilharia. De quebra, o Ferreira agora ostenta o título de melhor defesa da competição.
O Baguaçu, mesmo com a derrota, acabou em primeiro do grupo, soberano e também muito cotado ao título, pois fez a segunda melhor campanha geral do campeonato. Nas oitavas, Ferreira pega Barreiro e Baguaçu enfrenta o Brandinos. As oitavas-de-final do campeonato começam dia 03 de julho.
(Colaboração: Afonso da Farmácia – Xitão)