Padre Henrique Helsloot festeja seus 60 anos de sacerdócio

O último domingo, 29 de maio, foi especial para um dos religiosos mais carismáticos de Capão Bonito – o padre Henrique Helsloot.
Ao lado de familiares, amigos, admiradores e autoridades que acompanharam sua trajetória, padre Henrique comemorou seus 60 anos de sacerdócio.
Uma missa especial foi celebrada na igreja Matriz São Paulo Apóstolo pelo bispo diocesano Dom José Moreira. A celebração realizada no período da manhã contou com um grande número de fiéis.
A missa teve muitos momentos de homenagem e depoimentos emocionantes. Um dos destaques foi a entrega da medalha “Chão Nascente do Paranapanema”, criada para prestar homenagem a todos aqueles que possuem um papel de destaque e de relevância no município.
“O padre Henrique é um patrimônio de Capão Bonito. Ele é o símbolo maior da solidariedade, um holandês gameleiro que implantou um dos projetos sociais mais importantes da história da nossa cidade”, destacaram o prefeito Julio Fernando e o vice Marco Citadini que prestigiaram a homenagem.
“Quero agradecer a todos que fizeram da data 29 de maio inesquecível para mim. Confesso que a chuva pela manhã me deixou pensativo se teriam pessoas na missa, e que surpresa para mim vê tanta gente bonita e gente que me ama e eu também amo reunidos em um dia tão especial. Muito obrigado a todos que contribuíram para esse dia. Obrigado as tias pelo lindo teatro e por deixar as crianças mais lindas ainda. Tudo tão bonito, parabéns a todas, e a Eliana Oliveira, a minha diretora, que correu atrás de tudo, aos organizadores da igreja, a minha amiga Cleide Maria Costa a qual muito estimo, obrigado também ao Romano Oliveira que esteve todo tempo nos ajudando. Meu agradecimento a todos os amigos presentes e em especial a todos os capão-bonitenses que me acolheram como filho dessa terra. Estou muito emocionado e alegre e com o coração transbordando de gratidão a todos. Deus abençoe a todos”, afirmou o padre ao final da celebração.
Com 85 anos, o padre Henrique Helsloot tornou-se padre aos 25 anos. Chegou a Capão Bonito em 1973 com o objetivo de melhorar e reorganizar as atividades paroquiais e auxiliar o saudoso cônego Pedro José Vieira, que na ocasião acumulava o cargo de prefeito municipal.
A primeira tarefa social de padre Henrique em Capão Bonito começou na compra de uma área de 77 mil metros quadrados que serviu de embrião para a construção do Centro de Assistência Social de Capão Bonito.
Desde que chegou a Capão Bonito, Padre Henrique lutou e brigou para oferecer uma vida mais digna ao povo e, principalmente, às crianças.
Além dos 60 anos de vida sacerdotal, o padre mudou o conceito de assistência social em Capão Bonito e continua com a mesma sobriedade de quando pisou neste chão no início da década de 70.
Lembra-se de todos os detalhes do início de sua jornada religiosa e social e orgulha-se em dizer: “Aqui construí minha vida, realizei meu sonho e de muitas crianças. Aqui está a obra, o Centro de Assistência Social”.

Veja também