Na noite da última sexta-feira, 27 de abril, aconteceu no Centro Pedagógico “Paulo Freire” a palestra “Todos contra a Pedofilia” ministrada pelo promotor de Justiça Dr. Casé Fortes, da cidade de Divinópolis (MG).
Atendendo um pedido do Conselho Tutelar de Capão Bonito com apoio da psicóloga Liandra Bertoni, a prefeitura, a Secretaria de Desenvolvimento Social, CRAS e CREAS, apoiaram a ideia com a realização do evento, tendo como público alvo da palestra professores, agentes comunitários de Saúde, enfermeiros, médicos, estudantes, assistentes sociais, advogados, psicólogos, monitores, policiais, equipes de segurança, vigilantes, agentes públicos, associações de bairro, sindicatos, integrantes de pastorais, movimentos eclesiais e população em geral que atua diretamente com crianças e adolescentes, com o intuito de conscientizar a todos da importância no combate aos crimes sexuais contra crianças e adolescentes.
Contando com a presença de aproximadamente 800 pessoas de Capão Bonito e região, a palestra trouxe aos agentes do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, informações importantes para atuar no combate a pedofilia. O evento veio para abrir os trabalhos a serem realizados no mês de maio, pela “Rede de Proteção dos Direitos”, mês referência no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Durante o mês de maio serão realizadas ações em escolas e comunidades com o objetivo de sensibilizar a sociedade da importância de denunciar esses crimes.
A palestra abordou estudos de casos reais de abuso, definições e diferenças, pedofilia na internet, medidas de prevenção e proteção, pedofilia no contexto clínico (medicina, psiquiatria, psicologia, psicanálise) e pedofilia no contexto jurídico (jurisprudência e doutrina), informações sobre a prevenção e atendimento a casos de abuso sexual, vitimologia: sintomas físicos, comportamentais, brinquedos, desenhos, etc., consequên-cias do abuso sexual na vida psíquica e física da criança e adolescente. Antes da palestra o promotor Casé Fortes foi recebido na prefeitura de Capão Bonito e no Centro de Assistência Social Pe. Henrique.
Na prefeitura recebeu uma placa do prefeito Marco Citadini em nome da população de Capão Bonito reconhecendo seu trabalho em prol da Campanha Todos Contra Pedofilia no Brasil.
No Centro de Assistência Social, o promotor foi recepcionado por crianças atendidas e equipe da entidade com cartazes contra a pedofilia. Casé Fortes se mostrou encantado com o trabalho do CAS com as crianças do município.