O Sindicato Rural de Capão Bonito através do SENAR acaba de encerrar mais uma importante capacitação no município.
Nos dias 06 e 07 de fevereiro foi realizado no Centro de Assistência Social “Padre Henrique” o Curso de Processamento Artesanal de Produtos de Higiene e Limpeza, popularmente conhecido como “Curso do Sabão”.
Além de gerar renda, a fabricação de sabão também é boa para o meio ambiente, pois utiliza óleo vegetal reciclado.
Segundo o SENAR, o custo com produtos de limpeza, higiene pessoal e ambiental pesa no orçamento familiar.
Entretanto, com a fabricação caseira para consumo próprio, aproveitando e reaprovei-tando os recursos disponíveis na propriedade rural ou residência, pode-se obter uma economia de até 30%.
Outro destaque do curso é que ele também promoveu a inclusão social.
“Existe integração total dos participantes, independente da classe social e formação. Realizamos o trabalho em grupos, estimulando as relações e fortalecendo laços”, ressaltaram instrutores.
A cidadania é praticada através da preservação do meio ambiente.
Durante todo o processo de fabricação do sabão é feita a conscientização sobre o descarte correto dos produtos, principalmente os químicos.
“O reaproveitamento dos recursos é importante, pois reduz a quantidade de resíduos que podem poluir o meio ambiente, como por exemplo, o óleo de soja”, afirma o SENAR.
Segundo o último relatório do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, levando-se em consideração os gastos obtidos na manutenção do lar, artigos de limpeza, higiene e cuidados pessoais, produtos para cabelo, sabonete, instrumentos e produtos de uso pessoal, há um desembolso mensal de aproximadamente 24% em relação ao orçamento familiar, considerando uma renda média de até R$ 830.