População elogia o novo serviço de transporte na Saúde em Capão Bonito

REPORTAGEM D’O EXPRESSO

Usuários do sistema de Transporte na Saúde de Capão Bonito aprovaram o conforto, a segurança e a qualidade dos novos ônibus que fazem o serviço de transporte de pacientes que realizam consultas e exames em hospitais e ambulatório de especialidades nas cidades de Botucatu, Jaú, Bauru, Itapetininga, Salto, Itu, Sorocaba, Osasco e São Paulo.
O serviço é oferecido diariamente – de segunda à sexta-feira – aos usuários devidamente cadastrados no setor de agenda-mento de transporte da Secretaria Municipal de Saúde, atualmente comandada pela bioquímica Ana Fernanda Lima.
De acordo com o setor responsável, o primeiro veículo sai à 01h00 da manhã com destino a Botucatu, Jaú e Bauru, em seguida, à 01h30, sai mais um veículo de Capão Bonito com pacientes pré-agendados em centro de referência em Saúde na cidade de São Paulo.
A Secretaria de Saúde ainda disponibiliza mais dois ônibus em dois horários diferentes (03h30 e 08h30) para atender os pacientes que realizam procedimentos de saúde em Itapetininga, Itu, Salto e Sorocaba. São ônibus novos, modelos 2010 e 2012, com capacidade para 27 e 44 assentos.
A reportagem de O Expresso acompanhou, às 03h00 da madrugada da última segunda-feira, dia 16, o embarque dos usuários em três pontos da cidade: Avenida Lucas Nogueira Garcez, Vila São Paulo e Vila Aparecida. A usuária Maria Fer-reira, de 54 anos, que utiliza o serviço há quatro anos, reclamou que os ônibus da antiga empresa que realizava o serviço de transporte tinham assentos estreitos, espaço insuficiente entre as poltronas e falta de higie-nização adequada nos banheiros.
“A gente entrava no ônibus e já sentia o mau cheiro, isso sem falar que os bancos não reclinavam e tudo era apertadinho. Hoje, o novo serviço está aprovado. Ônibus limpo, confortável e motorista educado”, falou.
Outra característica elogiada pela população foi o atendimento prestado pelos motoristas da empresa e pelo responsável pelo setor, Edmilson Francisco Chulé. Em todos os pontos de embarque, os motoristas realizam uma espécie de chamada dos pacientes agendados para o dia da viagem e em seguida, Chulé verifica e fiscaliza as condições do ônibus e orienta os pacientes com informações e sobre o itinerário.
“É uma exigência do prefeito Marco Citadini para que todos os motoristas prestem um atendimento de qualidade e sempre respeitando os usuários”, disse Chulé.

Conforto
O conforto dentro do ônibus também foi uma das qualidades mais ressaltadas pela população atendida.
Os ônibus são mais largos e altos e, com uma configuração diferenciada das poltronas, têm maior área livre e facilitam a circulação dos passageiros.
“Mesmo com o veículo cheio, é mais gostoso seguir viagem”, afirmou a doméstica Maria José.
O prefeito Marco Citadini (PTB), que também acompanhou o embarque na madrugada de domingo para segunda-feira, lembrou que a mudança foi fundamental para melhorar o sistema de transporte na Saúde.
“A reclamação era constante e, por isso, exigimos ônibus novos e atendimento respeitoso neste novo serviço. O transporte neste setor também é uma questão de Saúde Pública”, comentou.
O novo serviço contratado pela prefeitura está sendo realizado pela empresa Antunes Transportes.
“Enfim depois de um ano de espera para fazer o exame de mamografia no AME de Itapetininga, minha maior surpresa foi o ônibus que leva as pessoas para consultar, mesma condição dos ônibus que fazem linha. Tudo limpinho, novinho do jeitinho que nós contribuintes merecemos. Parabéns à nova administração. E que venha novas melhorias através dos nossos representantes”, afirmou a moradora Geni Aparecida do Nascimento.
Abertura dos Postos de Saúde como ponto de espera
O prefeito Marco Citadini também anunciou que está avaliando a medida para a reabertura das Unidades Básicas de Saúde da Vila São Paulo e Aparecida como ponto de espera para o embarque dos pacientes. “Estamos analisando todos os pontos, inclusive a questão da segurança, para atender mais essa demanda da população”.

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