Prefeitura de Capão Bonito diz que piscina não está abandonada e sim desativada

A matéria publicada pelo O Expresso no dia 02 de maio sobre o estado de abandono da piscina pública do Centro de Cultura Física Oscar Kurtz Camargo gerou repercussão na imprensa regional. Nesta semana, a TV Tem de Itapetininga usou O Expresso para fazer matéria sobre o tema e aproveitou para questionar a prefeitura de Capão Bonito sobre o estado das piscinas.

Diferentemente do que faz com O Expresso, pois não responde os questionamentos, dessa vez a assessoria da prefeitura de Capão Bonito respondeu parte dos questionamentos da emissora de TV e afirmou que as piscinas do complexo não estão abandonadas. “Ressaltamos que, sobre a situação atual do local, a piscina se encontra momentaneamente desativada e não abandonada, e que ações vêm sendo estudadas pela administração municipal enquanto não ocorre a execução do projeto de revitalização”, disse a assessoria.

Na resposta, a prefeitura disse que é feito esvaziamento da piscina pela Secretaria de Obras, mas não se pronunciou desde quando as piscinas estão desativadas e também nada falou sobre notícia do site da prefeitura de abril de 2023 que afirmava que naquele mês estaria sendo realizada a licitação para contratação de empresa para fazer a reforma do local.

Para a TV TEM, a assessoria do prefeito Júlio Fernando agora disse que a prefeitura estava buscando recursos junto aos governos estadual e federal para viabilizar a reforma do local, portanto, contradiz o que foi publicado nas redes oficiais do município de Capão Bonito em 11 de abril de 2023.

A matéria feita pelo O Expresso no último dia 02 de maio não é a primeira sobre o abandono das duas piscinas públicas da cidade, nas edições de 03/02/2023 e 23/02/2024 o jornal já havia noticiado o abandono do local e que os moradores da região onde está situada as piscinas temiam que elas se transformassem em criadouros dos mosquitos transmissores da dengue. Logo após a primeira matéria, a prefeitura lançou a informação de que seria feita a reforma, mas que até esta data não se concretizou.

A última vez que a piscina pública de Capão Bonito funcionou foi no ano de 2020 quando crianças e jovens da cidade puderam aproveitar o local para se refrescar dos dias quentes de verão, de lá até os dias de hoje nunca mais o local foi colocado em funcionamento.

Pessoas que atuaram no setor de esportes da cidade disseram a O Expresso que as piscinas (uma adulta semiolímpica e uma infantil) até merecem uma reforma, mas que se fosse feita uma manutenção básica elas poderiam estar funcionando mesmo tendo sido construídas há mais de 60 anos.

Uma funcionária da prefeitura que atuou no setor da piscina, que pediu para não ser identificada, disse a O Expresso que a única limpeza que é feita algumas vezes era a retirada do mato que estava grande e que quando o jornal denuncia é retirada a água da chuva.

Veja também