Prefeitura destrói placas com qrcode de identificação das árvores da praça Rui Barbosa

A Prefeitura Municipal de Capão Bonito, através do setor de pinturas, destruiu as placas de qrcode que geravam a identificação das espécies das árvores que estão na praça Rui Barbosa. Sem orientação, os pintores acabaram passando tinta em cima dos códigos durante as atividades de revitalização do espaço público.

O projeto foi criado pelo aluno João Paulo Emílio Batista do curso de Silvicultura da Fatec e com apoio da gestão municipal do ex-prefeito Marco Citadini, e patrocinado pela iniciativa privada.

Com as placas de qrcode, era possível identificar a espécie da árvore e outras informações como energia consumida, escoamento, poluição, carbono, origem, fenologia, porte e utilidade. Além disso, o projeto foi selecionado para exposição no Simpósio Internacional da Universidade de São Paulo.

Professores e alunos da Fatec se revoltaram com a falta de sensibilidade da Prefeitura de Capão Bonito. “Estou sem acreditar até agora. Passei pela praça Rui Barbosa e disse ao pintor que não poderia pintar as placas, mas não adiantou”, relatou um docente da instituição.

Ao todo, foram instaladas quase 50 placas de identificação e Capão Bonito era, até então, a única cidade da região com esse tipo de projeto. Servidores do departamento de Meio Ambiente relataram que a ordem não partiu do setor e afirmam que também não foram comunicados pela Secretaria de Obras sobre a iniciativa.

Veja também