Professor Josemar Alves assume Divisão de Esporte e Lazer de Capão Bonito

A Divisão de Esporte de Capão Bonito, ligada a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo tem um titular desde a última terça-feira, 14/02. Assumiu como diretor o prof. Josemar Rodrigues Alves.
Formado em Educação Física, morador da Vila Aparecida, um dos maiores bairros de Ca-pão Bonito, o diretor assumiu o cargo e os seus desafios demonstrando muita vontade de fazer várias ações, apesar do orçamento limitado pela crise econômica que passa o país.
Em entrevista na tarde de terça-feira, Alves agradeceu a confiança do prefeito Marco Citadini (PTB) e alegou que também pretende utilizar sua experiência como atleta e no Programa Escola da Família (PEF) pa-ra desenvolver ações em várias modalidades, inclusive em finais de semana.
Com 38 anos de idade, um filho (Guilherme) e casado com Alminda Alves, o diretor assumiu o cargo anunciando a criação de um calendário de corridas, retomada da Olimpíada Estudantil, além de apoio a modalidades que sempre deram muitas medalhas a Capão Bonito como atletismo e judô, além do basquete, futsal, tênis de mesa, vôlei e futebol amador.

ENTREVISTA
Qual a principal meta neste início de trabalho na Di-visão Municipal de Esporte?
Josemar Alves – O principal objetivo é preparar a estrutura da DME, instalada no Ginásio “José Ermírio de Morais” (Arcão) e a nossa equipe para desenvolver inúmeras ações já neste primeiro trimestre.
O principal objetivo é fazer com poucos recursos muita coisa e buscar parcerias a todo instante. Do 100% planejado para área de esporte queremos executar no mínimo 50%.

E como será o diálogo com os esportistas e representantes das demais modalidades?
Josemar Alves – Vamos seguir o exemplo do prefeito Marco Citadini. Um diálogo constante e transparente.
Quero nos próximos dias me reunir com os representantes de todas as modalidades para ouvir demandas e sugestões. É uma forma de fazer um Esporte participativo e democrático e acelerar ações na medida possível.

Temos modalidades, co-mo atletismo e judô, que sempre trouxeram um grande número de medalhas para a cidade, mas que precisam de uma estrutura melhor. Co-mo será o posicionamento da DME?
Josemar Alves – Realmente o atletismo e o judô sempre nos deram muitas alegrias em competições como Jogos Regionais, Abertos, Troféu Brasil e Jogos da Juventude. Até eu mesmo fiz parte desta história do atletismo ao lado de professores como Ricardo Oliveira e outros atletas locais.
Vamos ter um carinho especial com o atletismo e o judô e também não vamos esquecer das outras como futsal, basquete, tênis de mesa, vôlei, capoeira e o futebol amador que também movimenta os finais de semana tanto na zona urbana como rural de Capão Bonito.
É possível se notar também que cada vez mais cresce o número de pessoas que praticam atividade física na nossa cidade e queremos estimular esta consciência contra o sedentarismo.

Tem alguma novidade que já pode ser adiantada para o setor de Esporte?
Josemar Alves – Muitas. A principal delas atende um pedido do prefeito Marco Citadini e da Associação de Corredores de Capão Bonito (ACCB) que é a criação de um calendário de provas com no mínimo 6 corridas já definidas – Corrida 9 de Julho (Revolução Constitucionalista de 32), Corrida de Nossa Senhora Aparecida – Vila Aparecida, São Cristóvão, uma corrida noturna, corrida em parceria com a Escola Raul Venturelli e São Silvestre Gameleira.
A parceria com o Programa Escola da Família que vem dando resultados positivos na cidade será intensificada e vamos promover vários eventos juntos.
Outra proposta é retomar um projeto que existiu no passado – Ruas de Lazer, além da Olimpíada Estudantil, Projeto Verão no Parque das Águas aproveitando as quadras de areia de vôlei e futebol e também continuar com o trabalho com a Terceira Idade no Estádio Municipal.

Você é morador da Vila Aparecida, um bairro com mais de 12 mil moradores. Haverá um trabalho especial no bairro devido a essa grande densidade demográfica?
Josemar Alves – Com certeza. Já trabalhamos há vários anos no bairro, principalmente com o Programa Escola da Família e a vila tem um grande número de jovens com potencial para várias modalidades.
Já conversei também com o administrador regional Josiel Baitaca e queremos realizar campeonatos aproveitando a boa estrutura do campo do bairro.

Veja também