Projeto Cultura Surda na Escola motiva o aprendizado de alunos

A Escola Municipal Elias Jorge Daniel, localizada na Vila Aparecida, em Capão Bonito, realizou no mês de agosto, o projeto “Cultura Surda na Escola” que envolveu uma aluna surda, a sua turma de alunos ouvintes do 4° ano e membros da comunidade escolar.
O projeto teve como objetivo abordar o tema com os colegas de sala para a promoção da prática da Língua Brasileira de Sinais – Libras – no ambiente escolar e também disseminar e socializar a língua de forma lúdica entre os participantes, que realizaram diversas atividades sobre a comunidade surda.
As professoras Luana Hussar (Interlocutora de Libras) e Tatiana Martins acreditam que a motivação da aluna surda Laís em aprender a Libras surgiu da convivência com outras pessoas que utilizam essa língua como forma de comunicação na sociedade majoritariamente ouvinte e da observação do entusiasmo dos seus amigos em aprender a sua língua.
“O aprendizado da Língua Brasileira de Sinais para uma criança surda, que faz parte de uma família ouvinte, necessita de maneiras diferenciadas em se ensinar, onde a convivência cotidiana na escola é a base para a assimilação e contextualização dos conteúdos referentes à sua sala/série. Esta é uma das melhores maneiras para atingir melhores resultados com o desenvolvimento cognitivo e educacional da pessoa com surdez. É necessário instigar os alunos para o aprendizado da Libras e valorizar a cultura do aluno surdo na escola e na sociedade intensificando a importância da Língua Brasileira de Sinais para a comunidade”, destacou a professora Luana.
O projeto teve seu ponto alto no dia 31 de agosto, na Semana Cultural, quando todos os alunos se envolveram nas apresentações, inclusive, com várias musicalizações em Libras para a comunidade local.

7

Veja também