Projeto Guri de Capão Bonito comemora seus 10 anos

O Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realizou uma apresentação no auditório Fait (Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva) em comemoração aos 10 anos dos polos de Barra do Chapéu, Bom Sucesso de Itararé, Buri, Capão Bonito, Fartura, Guapiara, Itaberá, Itaí, Itaporanga, Itararé, Nova Campina, Piraju, Regional Itapeva, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, Riversul, Sarutaia, Taquarivai e Tejupá.
Foram selecionados alunos de cordas dedilhadas, percussão, canto coral, cordas friccionadas e sopros (banda do Polo Regional e Grupo de Referência) para a apresentação.
Eles foram prestigiados por aproximadamente 570 pessoas, entre elas as equipes dos polos, integrantes da regional, a coordenadora técnica do Núcleo de Parcerias e Alianças, Daniella Xavier, o diretor de Desenvolvimento Social (DDS), Francisco Rodrigues e a diretora educacional (DEDUC), Cláudia Freixedas.
Os presentes assistiram o maestro Heliton Augusto Macedo Costa reger os Guris e apreciaram com exclusividade a música “Guri 10 anos”, composta pelos alunos de canto coral do Polo Regional Itapeva.

Capão Bonito
Em Capão Bonito, o Projeto Guri oferece três cursos – coral, percussão e violão – às segundas e quartas-feiras nos horários das 8 às 11 horas e 13:30 às 17:30 horas.
É o grande projeto de ensino da música de forma gratuita para crianças e jovens, inclusive contribuindo para Capão Bonito conquistar o Prêmio da Fundação Abrinq “Prefeito Amigo da Criança”.
São oferecidas 215 vagas, com mais de 130 alunos participando ativamente das aulas e apresentações.
Além do ensino básico da música em Capão Bonito, o Guri desenvolve outras ações que favorecem o alcance dos objetivos do projeto e potencializam saberes, relações e experiências.
Na semana passada, durante dois dias aconteceu no Centro de Convenções “Joel Humberto Stori” o recital de fechamento de semestre.
Pais, professores e convidados puderam acompanhar o desenvolvimento dos alunos.

Depoimentos
“O Guri representa um reforço na minha vida profissional, pois no momento em que mais me senti frágil e sem forças com a perda do meu filho, o que me confortava era a minha chegada no Projeto Guri. Eu conseguia superar o desespero e angústia com ajuda de Deus e depois o olhar encantador e alegria das crianças que me faziam vencer todas as minhas dificuldades”, destaca a educadora de Canto Coral Léia Ferreira de Morais.
Para o aluno Igor Augusto Ferraz de Carvalho, de 14 anos, o projeto mudou sua vida.
“Eu sempre fui uma pessoa tímida por isso sempre tive dificuldades de fazer amizades, mas quando eu entrei no Projeto Guri eu comecei a mudar aos poucos, tendo que trabalhar em grupo, com o canto coral me ajudando a não gaguejar muito e conhecendo novas pessoas. Hoje, seis anos depois, já não tenho tanta dificuldade de me expressar, minha gagueira praticamente sumiu e consegui fazer várias amizades”, afirmou Igor de Carvalho.

Sobre o Projeto Guri
Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos.
Mais de 49 mil alunos são atendidos por ano, em mais de 410 polos de ensino, distribuídos por todo o Estado de São Paulo.
Os cerca de 360 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social.
A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural.
Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 600 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Veja também