A vitória de Marco Citadini para o comando da prefeitura de Capão Bonito não foi apenas mais uma derrota para ex-prefeito Roberto Tamura, que ficou em terceiro lugar na apuração final, mas também para o PSDB local que, pela segunda eleição consecutiva, não conseguiu eleger representante no Legislativo capão-bonitense, pois o candidato a vereador eleito pela coligação dos tucanos foi o radialista Mário Silva, do PRB.
A primeira suplência também ficou nas mãos do PRB com a votação do motorista Josiel Baitaca, que apesar de não ter sido eleito, foi o campeão de votos nas urnas da Vila Aparecida.
O resultado de domingo também comprovou a polarização da disputa a prefeito entre os candidatos Marco Citadini e Paulo Cecap e contradisse um posicionamento do então candidato Roberto Tamura gravado em vídeo e postado nas redes sociais sobre suas reais chances de vencer as eleições. Na publicação, Tamura afirmou que de acordo com o levantamento realizado por seu grupo político, sua candidatura “estava bem”, porém, as urnas mostraram o contrário.
Outra escorregada do candidato a prefeito pelo PSDB foi sobre a implantação da Fatec em Capão Bonito. No material de campanha, Tamura disse que foi o responsável pela conquista da Fatec, sendo que a referida unidade de ensino superior foi inaugurada em 2008 pelo ex-prefeito Junior Tallarico e o último ano de mandato do tucano como prefeito foi em 2004.
“A Fatec de Capão Bonito foi uma articulação nossa junto a antiga VCP e com o governador Geraldo Alckmin, que anunciou a conquista numa reunião de prefeitos do Condersul no Palácio dos Bandeirantes em 2007”, disse Junior Tallarico na época.
Desde que deixou a prefeitura em 2004, Roberto Tamura tem colecionado sucessivas derrotas políticas e eleitorais.
A primeira foi ainda no final do seu mandato na prefeitura local, onde não conseguiu eleger o sucessor apoiado pelo PSDB.
Em 2008, depois de uma temporada de quatro anos atuando em cargos de confiança em São Paulo, voltou a Capão Bonito para disputar novamente o cargo de prefeito e obteve pouco mais de 3 mil votos na lanterna da disputa.
Em 2012, Tamura e o PSDB apoiaram a reeleição de Julio Fernando e Marco Citadini, mas o partido não elegeu vereador.
Nas eleições de 2014, Tamura e seu grupo político não conseguiram uma votação expressiva aos candidatos a deputado federal e estadual que apoiaram e que estacionaram na média de apenas 350 votos.
Mesmo integrando o governo Julio Fernando e Marco Citadini com nomeações em diversos cargos de confiança, o PSDB decidiu enfrentar o candidato do governo municipal, mas não colocou os cargos do partido à disposição, como o do diretor de Planejamento, Daércio Simonetti, e do assessor jurídico, Marcelo Bueno.