Quando assumiu seu terceiro mandato como prefeito de Capão Bonito em janeiro de 2021, o prefeito Júlio Fernando Galvão Dias, do PL, que foi reeleito para um novo mandato entre 2025 a 2028, prometeu aos servidores públicos municipais que iria enviar para a Câmara um projeto com uma ampla reforma administrativa. O vereador Fio Londrina, fiel aliado do prefeito no Legislativo, quando era cobrado sobre o tema sempre informava aos colegas que o projeto estava sendo feito e que seria enviado.
Em 06 de outubro de 2023, dias antes de ser enviado para a Casa de Leis o novo plano de carreira da Educação, foi criada através da portaria775/2023, a Comissão Municipal para elaboração da reforma administrativa contendo sete membros e tendo como presidente a primeira-dama e ex-secretária municipal de Educação, Ana Luiza Souto Dias. Nesta comissão estavam ainda quatro cargos de confiança da administração e duas funcionárias de carreira da prefeitura. A missão da comissão exposta inclusive no parágrafo único da portaria, era elaborar os trabalhos da reforma administrativa, visando a adequação e atualização dos salários dos servidores municipais, bem como promover demais atos necessários.
Passados 16 meses da constituição da comissão, o Legislativo não recebeu nada sobre uma possível reforma administrativa e não há nenhuma informação sobre o trabalho desenvolvido pela comissão criada pelo prefeito e presidida pela primeira-dama.
Nos corredores da prefeitura teriam surgido comentários de que alguns membros da comissão teriam solicitado desligamento devido a inércia com relação aos trabalhos.
Além de ter uma comissão criada oficialmente e que não conseguiu apresentar nenhum documento oficialmente em 2021, a prefeitura contratou a empresa Aguirre Consultoria e Assessoria S/S Ltda, da cidade de Uchoa-SP, e que recebeu 17 mil reais para análise e elaboração administrativa de plano de carreira. Este trabalho que deveria ter sido feito pela empresa de Uchoa, não foi tornado público e nem vereadores e funcionários concursados consultados pela reportagem de O Expresso tiveram acesso ao trabalho ou sabem de sua existência.
A reportagem de O Expresso pediu informações à assessoria de comunicação da prefeitura sobre o tema, mas até o fechamento desta edição não havia recebido resposta.
Enquanto nada sai do papel em Capão Bonito, na vizinha cidade de Ribeirão Grande o prefeito Marcelo Nunes iniciou este ano um plano de reestruturação de carreira dos servidores municipais, inclusive, começou a fazer a reposição salarial para algumas faixas de trabalhadores concursados.

era presidida pela primeira-dama Ana Luiza Dias