O prefeito Marco Citadini participou de uma reunião com diretor do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo de Sorocaba), Erly Domingues de Syllos, na tarde de terça-feira, 25.
A pauta do encontro foi a busca de instrumentos e ações para incentivar e atrair novas empresas para Capão Bonito.
“Estamos, passo a passo, montando um plano exequível de geração de emprego para nosso município”, destacou o prefeito.
De acordo com Erly Syllos, 2016 foi um ano muito difícil para o setor industrial, pois houve um número significativo de demissões e a produção sofreu queda, reduzindo as atividades em diversos setores. “Até o mês de outubro de 2016 tivemos uma queda de 7.050 postos de trabalho, além disso em Sorocaba, os empresários tiveram receio de investir e também diminuíram suas atividades”, explicou o diretor.
Para este ano, o diretor do CIESP Sorocaba enfatizou que o momento é de fazer ajustes para que o setor industrial não seja mais penalizado.
“Em relação a outras cidades do Estado de São Paulo, a região de Sorocaba sofreu um impacto menor, mas o momento é de união entre as entidades e empresários de todos os segmentos para buscarmos melhores condições que nos possibilitem voltar a crescer e a contratar novamente”, explicou.
Ele ressaltou ainda que o CIESP Sorocaba tem feito parcerias com entidades, o setor acadêmico e o poder público para buscar caminhos e soluções para que a indústria e todos os setores voltem a crescer.
“Nos últimos anos, tivemos diversas indústrias se instalando em Sorocaba, movimentando a economia e gerando novos empregos, isso fortalece toda a região, que também está preparada para receber novos investimentos, com toda infraestrutura disponível”, afirmou.
A Diretoria Regional do Ciesp Sorocaba foi inaugurada em 1º de julho de 1950 por um grupo de industriais, para defender os interesses da categoria.
Desde então, a entidade tem trabalhado pelo fortalecimento da indústria regional, tornando-se uma fonte de ação política, prestação de serviços, estudos e pesquisas e geração de negócios.
Atualmente o Ciesp-Sorocaba possui mais de 300 empresas associadas em 47 municípios da região. Em 2008, a entidade foi dividida em sub-regionais, localizadas em Apiaí, Itapetininga, Itapeva, Piedade, Tatuí, além de Sorocaba com o objetivo de se aproximar ainda mais de todas as cidades que a compõem.